terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os vizinhos da desgraça

A imagem fala mais que as minhas humildes palavras mas deixo aqui algumas citações para melhor compreensão do cenário a que esta imagem quer se referir.
Esta ruina pertência ou pertence aos correios de Moçambique, em Luabo, nos anos que lá se foram, agora vive nela uma familia. A imagem retrata as condições fisicas reais do antigo correios de Luabo: sem tecto, sem paredes, sem portas, alcerces fragilizadas pelo tempo e sobre tudo sem segurança e condições nenhumas de habitabilidade.
Este edifício ou melhor esta casa-ruina situa-se a quase 20 metro da Sede Distrital, da PRM e da Escola, portanto, a casa-ruina está próxima dos orgãos máximo do distrito que assistem o ambiênte físico do edificio com consciência plena do risco que os ocupantes correm. A casa-ruina não reune condições para se habitar e a qualquer altura pode desabar e ceifar vida das pessoas que la vivem.
O Portal de Sena roga as autoridades daquele distrito, vizinhos desta desgraça, nomeadamente ao Administrador, ao comandate da PRM afecto naquele distrito, aos professores e a comunidade em geral para que mobilizem os ocupante destas ruinas para que as abandonem em troca da sua segurança. Senhores, há que fazer algo, mesmo que seja necessaário emitir uma ordem de “despejo”. Não gostariamos que amanha chamemo-vos de assasinos por terdes optado por silêncio.

Por: Fernando Raposo (texto e imagem)

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Noite de mistura de culturas

Realizou-se na sexta-feira passada noite de misturas de culturas em Cristo em Marromeu. Foi uma ceremónia religiosa que uniu um pouco de todas as igrejas e que trouxe gente de diferentes culturas. Havia gente a representava cada província moçambicana e país convidados.
O objectivo principal era de fazer as pessoas reflectirem e acreditarem que em nome de Cristo é facil haver união de todos nós, trazer a felicidade com dom de amenizar as dores e tornar a religião como um instrumento forte da medicina para unir vidas e contribuir para uma vida sã entre povos. A noite foi acompanhada por cantos, dança e teatro para além do jantar onde foram exibidos diferentes tipos de pratos nacionais tanto como doutro lado do mundo (Texas).
A equipa de Portal de Sena não ficou de fora das emoções, foi convidado a fazer parte e testemunhar a festa, tendo oferecido brinquedos a crianças que lá estiveram.
Portal de Sena agradece pelo convite e encoraja os fazedores para que continuem com iniciativa, que abarquem mais gente em prol da união entre povos e vida sã em Cristo.
Por: Fernando Raposo (Foto e imagem)

Um camiao carregado de melasso tomba em Marromeu

Aconteceu na modogada do Domingo do dia 17/08/09, uma tragedia conforme mostra a imagem. Uma queda surpreendentede um camião FREIGTH LINER, que acabava de carregar melasso na companhia de sena rumo a cidade da Beira.
O camião caiu estacionado. Segundo o motorista, após ter estacionado para carregar um colega seu, reparou pelo espelho lateral e viu o tanque a perder equilibrio. O tanque foi perdendo a posição até que acabou tombando junto com a cabine. Algo estranho.
Feitas as pesquisas, apurou-se que as causas da queda do camião deveu-se a uma quebra de molas da partes traseira do tanque, facto que originou o desequilibiu do tanque e tombo do camião todo.Segundo o motorista, não houve nenhuma vítima humana. Ele admira e lamenta o sucedido e agrdece a Deus por lhe ter acontecido no momento em que não levava uma velocidade maior.

PS: Ha quem não acredite, este camião caiu parado. Mesmo que estivesse em marcha, neste local não é possivel andar mais que 20km/h num camião carregado. Misterio?

Por: Rodrigues Gaspar (texto) Baptista Joao (imagem)

terça-feira, 18 de agosto de 2009

TVM e o Pulsar da Nação

No programa Pulsar da Nação que passou hoje (18/08/2009), por volta das 8:00horas da manhã, falava-se de Marromeu na sua ampla diversidade histórica e quatidiana. O nosso muito obrigado a TVM por ter dedicado o seu nobre espaço de antena para falar de Marromeu, aqui no vale do Zambeze.
Dentre várias verdades ditas, urge corrigir o seguinte:
Henriques Bongesse já não é o Administrador do Distrito de Marromeu, conforme fora dito. A quase 3 meses atrás, Henriques Bongesse foi eleito Primeiro Secretário Provincial do Partido Frelimos em Sofala e foi substituido pelo actual administrador de nome Tomé José. Em nome do povo e dos visados, Pedimos a devida correcção.
O Portal de Sena sauda a TVM e que a iniciativa sirva de exemplo para STV, TIM, RTP, Miramar. Lembrem-se que aqui também vive gente que tem história e que faz coisas positivas de dimensão internacional. Espero que não venham aqui só porque há greve, cheias…que usem vossos canais para promover o potencial do distrito, “polo de desenvolvimento.

Na foto está o Governador da Provincia de Sofala, Alberto Vaquina, seguido pelo Henriques Bongesse, ex-administrador de Marromeu

Obrigado a Etelvina Assulia, por ter me alertado sobre este assunto
Por: Baptista Joao, texto e imagem

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Danem-se crocodilos de Chueza

WWF no âmbito da campanha de sensibilização da comunidade no conflito entre homem/animal ao longo da margem do zambeze, a ONG acima citada adoptou mais uma forma para prevenção contra os ataque dos crocodiles que vem fustigando a população nas zonas de Chueza phuade, e Malingapansi. A população daquelas zonas está a beneficiar de furros de água e ceias para lavagem de roupa, tudo isto surge como forma de promoção de alternativas úteis a sociedade e reduzir o recurso das águas e margens do rio para lavar e abeberamento .
A iniciativa vai ajudar a população posetivamente porque passavam mais tempo no rio para lavar a roupa, pratos..., correndo maiores riscos de serem devorados a qualquer momento.
Bem haja WWF e que a comunidade acate a mensagem como se espera.

Por Fernando Raposa, Texto e imagem

Na procura de um encontro para a nossa historia

Nao existe pobreza de espirito para proteger algo. Disse uma idosaque cuida de maquina usada na guerra nos tempos la idos... coisas da historia

Um vagaroso gesto simpatico ate ao fim da campanha de recolha de ferro velho (sucata), um casal velho conseguiu protegeu o patrimonio histórico no seu proprio terreno, no bairro campo em Marromeu. Trata-se de uma maquina de guerra estacionada no quintal de uma familia que a conservoui por muito tempo. Dada a escassez de fontes, não conseguimos apurar a verdadeira historia que fez com que aquela maquina parasse naquele lugar.
Segundo a dona de casa, com quem tivemos oportunidade de conversar, “não existe pobreza do espirito para proteger algo, acreditamos que conserva-la é a melhor forma para contar historia aos nossos netos futuramente enquanto que vender um ferro desta maquina não irá eliminar a nossa pobreza mas sim eliminar uma longa história para os nossos filhos”, citamos.
De acordo com as nossas pesquisas, o Portal de Sena apurou que no distrito de Marromeu existem duas maquinas do genero todas carecendo de um bom cuidado para que não sofram com a acção da chuva e do vento, para alem de serem vendidas como sicatas.
Ao falarmos desta maquina, não é sinónimo de que o Portal de Sena é saudosista aos tempos de guerra, nem pretendemos trazer más memórias, queremos sim é reconhecer os esforços daquele familia que cuida deste impar patrimonio histórico. Esta é nossa riqueza e é preciso preserva-la, portanto, queremos convidar a todos a olharmos por isto e preservar este patrimonio.

Por Fernando Raposo, Texto e imagem

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Companhia de Sena satisfaz as necessidades dos trabalhadores

Depois de 3 dias de paralização dos trabalhos na zona agricola por partes dos trabalhadores sazonais (cortadores de canas) no acto da reveidicação de alguns direitos, hoje a situação volta a normalidade e apesar de danos causados no acto da greve a Companhia de Sena decidiu reconhecer e satisfazer os pontos de revendicados.
De acordo com o pedido apresentado pelos cortadores de cana na presença de membros do governo da provincial de Sofala e dos membros de Comite Sindical, a direção da Companhia de Sena concordou em substituir o actual sistema de pagamento vigente na empresa para os cortadores de canas a ser implementado apartir deste mes.

O trabalho de domingos terá direito de salário normal acrescido de bonus de 100%, o transportes será provedenciados de acordo as transferencias feitas pela companhia de Sena .
Por Fernando Raposo

domingo, 9 de agosto de 2009

VERDADEIRAMENTE FESTA DOS MOÇAMBICANOS

Afinal de conta, o que é Caia e onde fica localizado? Quem vive em Caia ou por outra quem é que vai atravessar naquela ponte?

Respondo. Caia é um distrito localizado no centro de Moçambique, portanto, é a população Moçambicana que vive lá e é a mesma (população moçambicana) que irá atravessar nesta ponte?
Mas algumas pessoas não souberam definir assim este evento, deixaram de gozar o seu direito de moçambicanidade e não participar na festa so porque....., mas eu digo como os outros dizem, estamos muito felizes nós como moçambicanos festejando a inauguraço da ponte. A inauguracao da ponte trouxe alegria para todo moçambicano independentemente do que a pessoa é.
Ora vejamos as imagens captadas na inauguração da ponte que demostram uma clara demolição da COR e exaltação da moçambicanidade.

Por Rodrigues Gaspar (texto) Baptista João (Imagem)
CASOS DE ACIDENTES DURANTE A INAUGURACAO DA PONTE SOBRE O RIO ZAMBEZE.

Durante a inauguração da ponte sobre o rio zambeze, a conhecida PONTE ARMANDO EMILIO GUEBUZA, houve alegria para muita gente, mas também tristeza para alguns. Nesta imparavem e grande emoção, alguns presentes chegarm a não se controlar a ponto de criar sinistros do tipo atropelamento.
Registou-se também um acidente de viacção. Tratou-se de uma colisão entre duas carrinhas ligeiras (uma LANDCRUSER e a outra de marca TAYOTA), ambas corriam para a festa de Caia saindo de Marromeu.Felizmente não houve menhuma vitima
.

Por Rodrigues Gaspar (texto e imagem)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Universidade Pedagógica cada vez mais próxima do estudante


A zona norte de Sofala, concretamente no distrito de Caia, futuramente contará com uma delegação da Universidade Pedagógica para ensino a distância. Numa primeira fase, o programa está para os docentes de região norte interressados a progredir com os estudos. Segundo Sr. Victor Varela responsavel para o ensino a distania e professor de Escola Secundária de Caia, um pouco de todos equipamentos necessrios (computadores e mais) já se encontram desde 2007 em Caia.
Boa oportunidade para os que pretendem progredir com os estudos, mas a que se deve tanta demora com computadores desde 2007?

Mathias Manuel khaphesse é o nome da Escola Secundária de Caia

Porque Mathias Manuel Khapesse? Que tal se fosse Joaquim Chissano, Samora Machel, Armando Guebuza, Josina Machel...nomes mais famosos do pais? Quem foi Mathias khapesse?
Eis a razão da designação de Escola Secundária Mathias Manuel Kaphesse:
Mathias foi filho, amigo e natural de Caia
Foi primeiro director nacional de educação, professor de profissão, embaixador e muito mais actividades desempenhadas por ele em prol de densenvolvimento do pais e esta foi uma forma nobre de homenagiar este grande homem e filho de casa-Caia.
A Escola tem 9 salas de aula e mais 4 anexas; uma laboratório, 1 sala de informática, 8 turmas do nivel médio sendo quatro de 11ª e quatro da 12ª classe; 7 casas para professore. Tem um internato que conta com 180 lugares, dos quais 90 lugares para masculino e igual número para femenino.
Adenda: A Escola e o internato está em funcionamento desde 2006, construida com financiamento do BAD.

Por: Fernando Raposo (foto e magem)

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Bloggers de Marromeu na inauguração da Ponte Armando Emilio Gueguza

Com alto Patrocínio da Companhia de Sena

Foi no passado dia 1 de Agosto que as margens de Caia e Chimuara viraram a capital do País. Havia naquele ponto gente de todas as partes do País e um pouco do resto do mundo.
Se nos permitem, chamariamos isto de um evento internacional pois mobilizou gente de varios paises.
Se nos permitem, chamariamos a esta concretização de uma realização internacional se percebermos as coisas da seguinte forma: o financiamento
contou como apoios de organizações/entidades nacionais e internacionais; a construção contou com mãos nacionais e internacionais e os beneficios transcendem as fronteiras de Moçambique, e quiça, da Africa Austral.
Foi uma festa que será imortalizada por cada uma nós (desde os presentes aos ausentes), se entendermos que a ponte tras ganhos para uns e perdas para outros.
O Portal de Sena (a janela do Vale de Zambeze) esteve em grande peso na inauguração da Ponte sobre Rio Zambeze. Testemunhou todos os momentos com detalhes indiscritiveis e que só o bom olho e a boa razão podem contemplar.

Não é tão facil descrever o decurso desta mega cermónia, mas pode-se, na realidade, percebe-se que o Presidente Guebuza saiu de Marromeu na manha do dia 1 e aterrou em Chimuara. Fez a travessia Chimuara-Caia e deu por encerrado a travessia via batelão. Estando na margem de Caia, dirigiu-se a portagem onde cortou a fita. A ponte já estava inaugurada. Deu uma meia volta, pegou num carro, dirigiu pessoalmente, pagou a portagem e avançou para Chimuara onde foram feitos todos os discurso possiveis. Estavam instalados em Chimuara as grandes individualidades como o Ex-presidente Joaquim Alberto Chisano, ex-ministro Pascoal Mucumbi...

Agradecdemos a todos presente e aos que nos ajudaram-nos a estar lá, em especial a Companhia de Sena que pratocinou a viagem da equipe do Portal de Sena.

Ao Fernando Raposo e Rodrigues Gaspar pelo trabalho.
ainda ha mais sobre o assunto. postaremos em breve

Por Baptista João (texto e imagens)