quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Engajados numa justa Causa

As palavras de José Tomossene, colaborador do Portal de Sena que ausentou-se para cumprir com o chamento de Deus.
O nosso Tomossene vai ser Missionario e chamer-se-a de Helder José Tomossene.

De seguida vão algumas palavras que em carta nos enviou. E na foto, claro, é o unico negro que posa ai, por sinal, o mais alto.

"É verdade que o mundo precisa de jovens como vocês, que preocupam-se com o bem estar dos outros.
tentarei entergar a vossa carta a algumas pessoas de confiança.
Temos que despertar e fazer algo mais, não basta somente sonharmos.
Contem comigo nas vossas conquista, nas derrotas e nas familias.

Amigos eu vos amo muito, vocês são os grandes lutadores nesta causa da verdade.
Logo que eu voltar precisarei muito da vossa ajuda.

Continuem a viver os mais elevados padroes de conduta moral."
Obrigado por se lembra de nos.
Trscrito por: Baptista Joao

Parque infantil de Caia volta a funcionar

Depois de muitos anos de paralização do parque infantil, hoje os petizes de Caia viram o seu sonho reatado em realidade com a reabilitação daquele lugar ímpar.
A reabilitação do parque contou com apoio da Mota & engil empretério responsavel pela construção da ponte sobre o rio Zambeze.
Não sabemos de certo se na outra margen do rio, isso em Chimuara, tambem as crianças se beneficiaram de bem feitorias como estas.

Aproveitamos a oportunidade para parabenizar as crianças pelo ganho e apelamos que tenham bom uso do local.

Adenda: Boa pergunta fernando : "Não sabemos de certo se na outra margen do rio, isso em Chimuara, tambem as crianças se beneficiaram de bem feitorias como estas." afinal a ponte liga Caia a Chimuare, ambas as margensmerecem tratamento igual. La tambem vive o povo moçambicano .

por: Fernando Raposo

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Khanimambo, "Caros amigos"


Em reposta a nossa carta aberta de pedido de apoio, confira aqui ,
para o orfanato de Luabo recebi os dizeres que a seguir transcrevo na sua integra:

“Ola Baptista e companhia
a Carmen Castel e seus amigos de Girona(Espanha), fizeram uma doação de 150 euros para o orfanato. Dentro de dias levarei o dinheiro ao orfanato.”

Muito obrigado a Maria Joaquim por esta infirmação, muito obrigado a Carmen Castel por esta ajuda e em nome das crianças de Luabo enviamos um antecipado Khanimambo e apelamos aos demais para que sigamos o exemplo, todos juntos podemos restaurar o sorriso nestes menores.
a sua ajuda faz diferença

Baptista João

Crianças de EScola pre primária de Marromeu Visitam o Talho da Companhia de Sena

A Visita de 30 min teve lugar na passada Sexta feira segundo nos confirmou a Sra Katia Isautier.

Apesar de não ter sido definido uma agenda, o responsavel do Talho. William Sherene, esteve muito Feliz com a visita e aproveitou a oportunidade para explição os menores as formas higiénicas de tratamento e o processamento de carne, como fazer humbergues, como preparar carne para cão... A fase seguinte foi a visita dos armazens de carne (frigorificos). Foi tao agradável, disse a nossa fonte.

A fonte acrescentou que as crianças estava muito interessadas e concentradas nas explicações. Foi boa visita e agradecemos, desde já, ao chefe do talhão pela oportunidade e ensinamentos concedidos. The children were very interested and concentrated. It was a nice visit. I must say a big thank you to William and his team.





Baptista Joao

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A companhia de Sena lança a 4ª fase de Testagem Voluntária

Em comunicado enviado ao Portal de Sena lê-se o seguinte:

Tem vindo a Companhia de Sena nos últimos três anos, feito trabalhos de sensibilização no cumprimento das medidas previstas na sua Política de HIV/SIDA, implementada no local de trabalho, visando providenciar um ambiente são e seguro para os trabalhadores e seus familiares directos, de forma a que cada um aprenda como prevenir-se da propagação do HIV e estar confiante sobre a higiene e segurança no posto de trabalho, com a promoção de actividades de Educação e Prevenção do HIV-SIDA, programa que se tem alargado para as comunidades.

Para o presente ano, está programada a 4ª fase de Testagem Voluntária a realizar-se a partir de segunda feira dia 23 de Novembro, com a cobertura de todos os sectores da empresa.

O Portal deseja muito sucesso e bem haja a iniciativa

Baptista João


COMUNICADO

Reposto material vandalizado

A Electricidade de Moçambique (EDM) já procedeu à reposição do material eléctrico da Linha C24 110 KV Chimuara/Marromeu, na província de Sofala, que havia sido vandalizada por desconhecidos e ainda a monte. O prejuízo é calculado em cerca de 20 mil dólares norte-americanos.

A sabotagem das cantoneiras não chegou a afectar o fornecimento normal de energia à população da Vila de Marromeu.

O trabalho, realizado pelos Técnicos da EDM, consistiu em recolocar 30 cantoneiras e 60 parafusos com as respectivas porcas e anilhas nas quatro torres vandalizadas.

Não é a primeira vez que este troço é vítima de sabotagens e roubo; mesmo durante a construção da Linha foram reportados casos similares.

O roubo já foi reportado à Administração de Distrito de Mopeia, assim como ao Comando da PRM, pela Brigada de Linha da Área de Transporte Centro-Norte.

Apesar de todo o esforço empreendido pela EDM em sensibilizar as populações, assim como as autoridades para que sejam vigilantes, estes actos persistem, inviabilizando o programa desenhado pela empresa para a extensão da rede e acções de manutenção e melhoramento da rede existente.

Maputo, 18 de Novembro de 2009

Gabinete de Imagem e Comunicação
com energia construimos futuro
Adenda: Pedimos aos nosso irmãos que parem de vandalizar as condutas de corrente electrica ou bens alheios. A vida e' dura mas que sejamos honestos, arduos trabalhadores e dignos das nossas conquistas.
`A EDM, mais uma vez khanimambo e sugerimos que se pense numa maneira de envolver a comunidade para combate deste mal publico.
Baptista Joao

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vandalização florestal entre Caia e Marromeu

A prática de queimadas descontroladas em Moçambique tem vindo a crescer dia pois dia, apesar de tanta campanha de sensibilização que é feita por vários grupos de modo que as pessoas abandonem esta prática. Em Moçambique, conforme dados anuciados por algumas fontes de comunicação, cerca de 219 mil haectares de floresta são destroidos por queimadas descontroladas por ano.

Meus irmão, isso é muito sério.

Triste realidade que urge desenvolver novos mecanismos para enfreta-la.
As queimadas descontroladas, maioritariamente são praticadas por camponeses e caçadores de ratazanas e outras especies que só o homem predador bizaro entende como desejo.
Vejam como está uma parte da flores entre Caia e Marromeu, como ilustra a imagem feita pela equipa de portal de sena.
Constatamos que naquelas zonas não existe nenhuma residencia e que abundam vários tipos de animais. A acçao humana é a principal causa da degradação do meio ambiente e contribuindo assim para estinção de certas especies, para além de causar perdas humanas e destruição de casas em alguns casos.
Portal de sena apela: não queimadas descontroladas e que haja prática de acções de preservação e rejuvenescimento do ambiente.
Por Fernando Raposo

Obrigado Fernando por esta materia, vamos traga-nos realidades de Luabo, Chueza, Mopeia...sobre esta mesma temática.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Coisas boas de Caia

Caia terá mais um novo posto de saúde

A verdade foi vista logo que chegamos ao distrito de Caia, muitas construçõs foram erguidas nos últimos anos. Caia contará com mais uma unidades hospitalar que está na fase final da sua construção. O edificio foi enexado no recinto do actual posto de saúde da vila de Caia cujas obras se encontram numa fase conclusiva aguardando simplesmente pelo o seu equipamento.
Este é um dos motivos de muios Caienses e os outros estarem muito satisfeitos com as mudanças e o densevolvimento que se regista nos ultimos dias.
Por Fernando Raposo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caros amigos,

Como é do V/ conhecimento pelas postagens que tenho feito aqui no Portal de Sena (nos dias 17 de Outubro, 29 de Julho, 23 de Maio e 7 de Abril de 2009), o Orfanato do Luabo está numa situação péssima.
Quero aqui recordar que as cerca de 50 crianças orfans e vulneraveis foram recolhidas pelo pastor Tomas Quissomba, a quem este dedicou os seus últimos dias de vida, trabalhando arduamente para poder garantir o sustento das destas crianças. Trabalhou na Companhia de Sena e na sua machamba para o sustento das criancas.
As pequenas ajudas que foi tendo foram da empresa para a qual trabalhou que lhe deu casa (nao definitivamente) para as crianças e o fornecimento de água, por vezes lenha.
O destino ditou a morte prematura do Sr. Pastor Tomas Quissoma.
Com a sua morte as crianças sentem na pele o desmoronar de um sonho que haviam acalentado. Um lar com comida, algum modesto conforto e amor.
Desapareceu o sonho!
Neste momento as crianças vivem sob cuidados da esposa do pastor, domestica e contam com parca ajuda dada por um dos filhos do Sr Tomas Quissomba que é professor, e de ajuda de uma Moçambicana a estudar em Barcelona, que mensalmente e por um periodo de 12 meses envia uma quantia de 1.000 Mt.
Isto não chega amigos!
Vejam por favor aqui a lista das necessidades básicas mais permentes.
Agora que as eleições passaram, agora que o dia-a-dia volta a correr de mansinho, quero aqui apelar a todos os Moçambicanos que pensem nestas crianças e dentro das possibilidades de cada um, colaborem.
Neste momento eu e alguns amigos quer aqui em Moçambique quer em Portugal estamos a tentar a colaboração de algumas ONG's. Infelizmente, não temos nenhum feedback de algumas. Triste esta situação! Em relação a outras, sei que os recursos são muito limitados, mas.......vale a pena tentar! Vale a pena lutar por estas crianças e pelo seu futuro!
Porque não, contar com o apoio de alguma empresa que faça a doação de tinta para pintar o orfanato?
Porque não as associações juvenis/alunos, darem um fim-de-semana de trabalho, para pintar e fazer algumas reparações urgentes?
Porque não enviarem-nos roupas que deixaram de servir aos v/ filhos?
Porque não alguma papelaria/livraria colaborar no envio de algum material escolar?
Porque não uma empresa de electrodomésticos doar uma televisão?
Porque não....? Porque não...?
O Portal do Sena está há muito a colaborar com este orfanato e com estas crianças. Para todos aqueles que puderem contribuir com dinheiro, comprometemo-nos a publicar as ofertas e um relatório dos bens comprados. Sempre que possível postaremos aqui fotos das vossas dádivas. A solidariedade aqui será retribuída pelos rostos felizes destas crianças!
A todos os bloggers e blognautas, por favor, contribuam, doando ou pupblicando esta carta nos vosso blogs
Baptista João
Coordenador do Portal de Sena
Contacto: +258 82 6868886

Preparos para festas do fim do ano

A quadra festiva já começou a agitar gente em Marromeu. Os grandes sinais aparecem, como de norma, com a escassez dos refrescos no mercado, a subida de alguns preços de produtos e por ai em diante. Os agente comerciais tendem a antecipar a demanda que se projecta mantendo altos os stocks dos produtos básicos de uso frequente durante a quadra festiva.
A imagens em epigrífe ilustra o reabastecimentos da uma loja de bebidas, e por sinal, trata-se de bebida da mesma marca. Será que não algo mais ou proporcionar as faculdades de escolha aosclientes? Em todo caso haverá bebida para os bebados, mas onde está a comida que o povo tanto precisa?
Apelamos aos agente comerciais que não é só da bebida que se fazem as festas, é preciso que se garanta comida em quantidades necessárias e a preços justos. E aos consumidores de alcool, por favor, consumam com prudência e que a quadra festiva seja ordeira e tranquila. Lembrem-se que no próximo ano haverá mais.

O Portal antecipa, Feliz natal e Próspero ano novo

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Neste sábado em Marromeu


7 de novembro traga e venda/ bring it and sell it


Estamos todos convidados a acompanhar a diversão na escolinha 10 de Agosto pelas 11 horas onde podemos comprar e vender diversos bens: roupa, comida, bebidas e bens domésticos.

Vamos todos Participar! Aos interessados em vender, reserva de mesa custa apenas (200mt)

Please join us for a fun day at school 10 de Agosto at 11 o’clock, where people can buy or sell assortment of goods from food, drinks cakes, toys, clothes to household goods.

If you are interested in selling goods, please book a table (200mt)

As fotos ilustram exemplos de alguns produtos que serão vendidos:
Tecidos com pinturas Africana