sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um lugar pesqueiro chamado julgamento


A propósito dos crocodilos e hipopotamos

A travessia marromeu luabo é um bico de verdade, embora nunca teria falado aqui neste espaço mas considero normal porque em ambos distritos nunca foi encomendado um barco para trabalhos de travessia, se os untentes chegam cedo a embarcação preguissosamente só parte as 9h, e 14h recolhe seus aposentos justamente quando dele mais se precisa.
Numa visita as crianças de luabo no dia 13 de dezembro quase corremos risco de passar noite na margem de luabo tudo porque tarde chegamos na travessia isso as 15:30 assim fomos obrigados a percorrer 3 km a pé para outra travessia “expresso”. A preguissosa Ana cada vez mais nos fazia atrasar com seus passos lentos e discalça porque os chinelos que trazia rebentaram porcausa de matope.
No barco alguém nos soprova os ouvidos num insentivo pelas exclamações e gargalhadas que iamos comentando onde o velho que estava ao meu lado retorquiu a conversa sobre: o lugar chamado julgamento, a Ana, Maria e Rodrigues ainda podem se lembrar muito bem.
O velho insentivado pela atenção da maioria falou sem pausa sobre julgamento que é um lugar com enorme quantidade de peixe para pesca, localizado no este, para quem vai em direção a Chinde província da Zambézia. O lugar foi denominado julgamento porque quando os pescadores vão pela primeira vez adquirem boa quantidade de peixe, facto que motiva os mesmos a voltarem mais uma vez e quando voltam para mais uma pesca um do grupo é atacado pelo crocodilo automaticamente levado ao julgamento para prestar contas sobre peixes adquiridos no dia anterior.
Xi! Mas é verdade isso? Nos questionamos.
Sim é verdade retorquiu o velho e maior parte dos passageiros confirmaram a existencia.
Na minha óptica sem alongar tanto o lugar denominado julgamento que é um espaço onde tem maior quantidade de peixe é de interesse comum entre os pescadores e crocodilos todos com objetivo de explorar recursos lá existentes, e com essa chance de maior aproximação os crocodilos se aproveitam dos pescadores. O nome “julgamento” serve para desencorajar os outros a não frequentar naquele espaço visto que tem maior abundancia dos crocodilos.

Por: Fernando Raposo(texto) e Baptista Joao(imagem)

2 comentários:

  1. Boa pescaria.

    Como se chamam esses peixes?

    Peixes tigre são mais coloridos, e com grande boca e dentes.

    Esses aí, já esqueci o nome.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. ok dexa-me te dizer em dialeto se chama de ncupe que ate as mais crianças podem comer livremente porque nao tem muit espinhs

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao