sexta-feira, 30 de abril de 2010

O que fazer???

O que fazer se pelo terceiro dia consecutivo acordamos com telefones mudos? Como saber se nossos familiares estão bem e com saúde? Se alguém morreu? Se alguém nasceu? Se precisam de algo?ou mesmo se nada de novo aconrteceu pelomenos para dizer “ola”...o que fazer?
Como gerir nossos negócios sem comunicação? Sem email? Sem fax? O que fazer para suprir as necessidades dos nossos clientes?
O que fazer se os meios de comunicação funcionam precariamente há 3 dias?
O que fazer para saldar as nossas dívidas? O que fazer para pagar os nossos funcionários? O que fazer para garantir a nossa alimentação? o que fazer para garantir nossas necessidades básicas? O que fazer se não podemos levantar dinheiro, ou realizar qualquer outra operação bancária? O que fazer se os bancos não tem sistema?
O que fazer se os nossos fornecidores fora das cidades nos cobram juros por demora no pagamento? Quem vai arcar com os prejuizos aos quais não demos caúsa? Não, não se engane somos nós mesmo!!!
O que fazer se o sistema de comunicação está caotico? não importa de quem voçe é cliente: Vodacom, Mcel TDM... no final do mês vai ter que pagar por um serviço que não recebeu! Ou será que estas empresas vão dar-nos crédito por esses dias inativos??? Duvido!!!
O que fazer se os prejuizos passam de milhões de meticais?
O que fazer? Alguém me responde!!! Devemos limitarmos a sentar e lamentar os factos e mais uma vez conformarmo-nos com a situação? Ou devemos ir ao público, registrar as nossas indignações com esta situação caótica beira as margens do ridículo e exigir uma solução imediata?
Sou favoravel a segunda opção!!! Sinceramente espero que os responsaveis (!?) por essa tragédia estejam a trabalhar incessantemente para resolver o problema das comunicações
Devemos colocar o Moçambique no mapa com organização, dedicação, trabalho e acabar devez com as nóticias negativas!!!

Por: D. Mendes
(cartas) Diário de Moçambique.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Companhia de Sena promete uma festa de aromba

Em cada ano, há um dia em que todos os trabalhadores se juntam para festejar, mostrar o que valem perante o empregador e expressar-se livremente, queira de viva voz, queira através de gestos ou dísticos; é o Dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador que desta vez, coincide com um fim de semana, sábado próximo.
Como tem sido habitual, para além de vários eventos que vão ser realizados nesta data, a direcção desta empresa vai apreciar e premiar os melhores sectores que tiverem as suas viaturas ou tractores equipados com dísticos mais atraentes, retratando o seu dia a dia no posto de trabalho. Para o efeito, existem três lugares e igual número de prémios para serem concorridos por todos os sectores.

Torneio de Sena

O Torneio de Sena, que compreende o ciclismo, futebol 11 e o atletismo para ambos genero, vai ser realizado no dia 1 de Maio próximo. Centenas de prémios foram preparados pela empresa como bicilcletas, celulares, camisetes, e mais. Confira imagens de 1 de maio de 2009.

domingo, 25 de abril de 2010

Refletindo sobre a postagem A Apatia Social

Todos nós somos chamados a dar atenção e corrigir as crianças.visite o blog diario de um sociologo aqui para ler 10 comentario sobre o tema


AAS"calar é a melhor forma de preservar a nossa intimidade, "dignidade" e o respeito que pretendemos." AAS chama-nos a uma reflexão. A opcão ao silêncio perante os nossos filhos menores ou mesmo adolescentes e jovens é para preservarmos a nossa intimidade, dignidade e respeito, MAS preservarmos a saúde desses filhos que constituem o futuro da nacão? AO MESMO tempo admito que para muitos adultos terem a coragem será ao ano 3000 como o Ministro da Saúde prevê. Sendo que esta tarefa tem que ser feita agora antes que a raca humana se extinga, há que encontrar vias adequadas para informacão e a (nome) adiantou que são todas as instituicões involvidas na vida das criancas, adolescentes e jovens. Aliás, mesmo na sociedade tradicional sempre houve quem se encarregou para educacão sexual das criancas. Essas instituicões têm que fazer um trabalho coordenado como tem apelado o (nome).

sábado, 24 de abril de 2010

Palavras de José Tomossene, colaborador do Portal de Sena, depois de Sao Paulo agora está em maputo


Desponovil pra ajudar, e sempre apto pra trabalhar.
mas por favor nao matem o portal
Quanto a minha vida vai bem, hoje pela manha fui dar um passeio em namaacha é um belo lugar, atualmente estou aguardando o meu visto pra Angola ,concretamente em luanda.
Todavia tudo vai indo bem comigo.
mas não me tires o portal,
pois se é dele que eu vivo
por favor... Não me tires o nosso portal de sena!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Praça do municipio da Beira já é piscina


Este caso é assistido pelos gabinetes do conselho municipal a 2/6 metros. Miudos provinientes do bairro dos pescadores (praia nova).
Imagens: Fernando Raposo

terça-feira, 20 de abril de 2010

BOLETIM HIDROLÓGICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ZAMBEZE


Para quem está em Marroemu

19 de Abril 2010

Caia e Marromeu, todo o curso principal do Zambeze apresenta níveis hidrométricos que se situam abaixo do Nível de Alerta, face a redução dos escoamentos a montante e das descargas da Barragem de Cahora Bassa.

Marromeu
E-285
17/04/2010
6:00
5.17
4.75
Os níveis hidrométricos nesta estação são oscilatórios com tendência a subir encontrando-se acima do nível de alerta em (51cm).
18/04/2010
6:00
5.13
19/04/2010
6:00
5.26

1. Dados de Precipitação (leituras efectuadas às 9:00 horas em cada 24 horas)

Data
17/04/2010
18/04/2010
19/04/2010
P 590-Marromeu
N/C
N/C
N/C

2. Comportamento dos níveis hidrométricos dos rios na bacia do Zambeze em comparação com igual período dos anos passados.

ARA-Zambeze


domingo, 18 de abril de 2010

Parabéns Marromeu



Passam 46 anos que Marromeu passou a ser uma verdadeira vila

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A GANÂNCIA E A APATIA SOCIAL

Em pleno século XXI, triste como as crianças brincam no meu pais
Há falta de balões. As crianças transformam preservativos em brinquedos.

Que educação esperamos dos nossos filhos?

A ganância de ganhar dinheiro transforma os homens em seres imorais.
A foto captei hoje em pleno passeio pelas artérias da Vila de Marromeu. Os garotos com menos de 10 anos afirmam que compraram os “balões” para diversão.
Perante um olhar sereno dos munícipes de Marromeu, os menores enchiam e vazavam os ditos “balões” com todo espanto e alegria. Era realmente algo de muito maravilhoso para os rapazes. Todos encatados a brincadeira.
Ridículo, ninguém se importava em intervir até os encaregados, como se o preservativo fosse realmente um balão/brinquedo.
Eu também quis me fazer passar por um dispercebido mas a minha consciência repudiou-me severamente e tomei uma atituda de actor social activo. Conversei com os miudos e eles responderam-me que, o que levavam eram balões que acabavam de comprar para jogar com os amigos em casa. Acrescentaram que tinham comprado duas caixas com 3 cada mas que já tinha arrebentado ums. Enquanto os meninos falavam, ainda inventavam mais tecnicas de meter um tubo para facilitar o método de encher.
Foi tão dificil usar uma linguagem clara para sensibiliza-los mas pedi que jogassem fora os “balões” pois não eram brinquedos. Num olhar triste os pequenos pareciam que me obedeceram mas no meu íntimo senti que não ficaram satisfeitos.

Leiam o texto original A apatia social 2009 de Baptista João aqui, comentários e textos de debates do mesmo tema aqui e aqui
Os meus sentimentos quase foram mesmos de Baptista por isso preferi usar a linguagen do texto original.

Por: Fernando Raposo

terça-feira, 13 de abril de 2010

Hábitos e costumes ir ao rio?

Fazendo analise sobre alguns trabalhos que estão sendo levado a cabo pela WWF na prevenção de conflitos homen e animal (crocodilos e hipopótamos), refiro abertura de furos de água e montagen de algumas lavandarias, um projeto financiado pela WWF e Oxfam em chueza região esta que tem dado dor de cabeça o mundo pela maior abundância dos crocodilos e hipopótamos.
Parece evidente que maior parte das pessoas onde as fontenárias foram construidas não estão aderir a iniciativa e as mesmas se alinham ao rio para atender as suas necessidades: lavar roupa, pratos ou até tomar banho. O que é interessante é que as fontenárias estão bem vindas, mas algo está a faltar e que merece um pouco de atenção.
Algumas pessoas continuam mesmo com abertura de furos de água a se dirigirem ao rio por várias razões: É no rio onde discutem assuntos pessoais, é no rio onde maior parte das senhoras se encontram e aproveitam do aglomerado para discutir assuntos sociais enquanto, lavam ou tomam banho, é no rio onde são contadas histórias embora tenham a intuição e compreendam os riscos porque, a percepção humana sempre foi enganadora.
Ao contrário, nas fontenarias elas vão e voltam a casa sem que algun assunto ou costume seja completado, e como não há televisão ou outros meios de diversão se cruzam com as panelas e pequenos trabalhos da casa. Assim se sentem que alguma parte lhes faltam para completar o dia.
Quando coisas dessa natureza acontecem merecem um pouco de estudo sobre aspetos sociais: hábitos ou costumes e como inverter tais costumes.
Numa conversa com quem considero de grande contribuinte deste blog, o senhor Felix Massekessa, chegamos a conclusão que para além dos furos deveriam ser criados pequenos centros sociais onde as pessoas poderiam discutir assuntos socias.
Para ser claro não sei bem quais as medidas devem ser tomadas quando encontramos situação dessa natureza. Mas eu, na qualidade de cidadão dei uma vez mais o meu ponto de vista. Não sei o que acham?

Por: Fernando Raposo

Crocodilos ceifam vidas em Marromeu

Um crocodilo atacou na semana passada um joven que em vida respondia pelo nome de Wacha Jon. Na altura se encontrava a lavar roupa no rio Zambeze concretamente em Chueza aredores da vila de Marromeu cujo o corpo sem vida foi encontrado alguns dias depois, sem alguns membros. Ainda na mesma semana uma menor que a idade nao foi revelada, a mesma frequentava quarta classe também foi levado pelo crocodilo no rio salone um dos braços do rio zambeze cujo o corpo continua desaparecido.
Jornal comunitário

Pedimos a quem de direito que, o plano de abate e recolha de ovos de crocodilos no vale do zambeze seja urgente.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cheirinho de Pemba

Prezados Leitores

Aceitem as minha sinceras e profundas desculpas por ter desaparecido ddeste portal por longo tempo, apesar disso, vejo que o Fernando esta dando conta desta pagina social virada para Marromeu e Vale do Zambeze.
Por razoes profissionais, desloquei-me a Pemba de onde vos envio estas fotos lindas. Isto e' so' um cheirinho de Pemba





















Espero que isto vos agradem com promessas de mandar-vos mais imagens de Pemba num novo Blog da equipe do Portal de Sena, extensao Norte.
Por: Baptista Joao

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Empresaários emergentes

Papa joes volta a funcionar


Enquanto alguns empresários se vão como é o caso de Mico e joe low, já começam aparecer novos para investirem na área hoteleira e entretenimento que são chineses, moçambicanos e sul africanos. Até então não sabemos qual será o nome da casa noturna que está sendo construida pelos chineses. Os moçambicanos e sul africanos estão apostados em recuperar a famosa pensão restaurante Papas joe que por motivos desconhecidos ficou fechado durante o ano passado.

Lamentamos a morte do empresário Mário que se enforcou no mês passado cujo o motivo continua desconhecido, cada um relata da sua maneira concluimos que só ele é que sabe, se bem que sabe... lembrem-se aqui quando o “marromeu em movimento” viu seus planos de recoperar a praça no lixo tudo porque o tal de empresário queria construir uma infrastrutura para o bem pessoal em plena praça.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Combater a pobreza pela prática

A cheia e a seca deram cabo nos finais de 2009 e principios de 2010, todos planos feitos por camponeses ficaram formatados numa altura em que se esperava melhorias e aumento de culturas de rendimento (gergelin, algodão ou milho) culturas mais praticadas na região norte de sofala. Não cosigo imaginar passar o primeiro semestre do ano sem um tostão no bolso.
Não estou para comparar mas dar um exemplo. Nos paises densevolvidos o governo toma nota quando acontecem situações desta natureza: há fundos para zonas de calamidade e há também seguros agricólas para camponeses afectados, e que talvez neste ano não vivam muito bem mas sim vão vivendo com os pequenos subsidios. No meu belo pais não sei se acontece e se acontece é para menoria ou alguma região e a outra não.
Ainda estamos bem longe para superarmos a pobreza absoluta alias se for poço ainda estamos no fundo, uma comunidade que na vida nunca viu carro, nem bicicleta nunca tiveram assistencia médica, não falo da rádio, televisão ou até escola,. Confessou uma vez amiga minha que esteve de visita em Luawe uma zonas mais recondidas de marromeu tendo conluido que: não acreditei quando encontrei situação desta natureza em pleno céculo XXI no meu pais.fiquei sem comentario.
Também fiquei sem comentário.
Vamos unir as forças para o combate a pobreza não pela teoria mas sim pela prática.

Por: Fernando Raposo

sábado, 3 de abril de 2010

Recluso vigiado

Degusto o prazer árduo da cela prisional
Preso na emboscada da luta de liberdade da fala
Travada no campo da batalha da luta das verdades
Entre a liberdade de falar as verdadeiras verdades

Arrisco secretamente polir e lubrificar a minha arma
Na sela vigiada vinte quatro horas
Por homens armados dos pés até aos dentes
Que até seguem a minha sombra
Mesmo nas esquinas escuras da cela
Para imobilizar o disparo da minha arma

A minha arma não é bélica
Mas ela é poderosa
Ela não dispara para matar
Apenas para dissipar dúvidas
Esclarecer verdades
Ou mesmo para dizer as verdades
Escondidas no poder bélico

A minha marcha é longa
Nem com isso vou desistir
O meu inimigo é bravo
Mas o enfrentarei
Sempre com a minha arma, a palavra
No disparo sem sangue

Tenho consciência de tudo que é
Tenho a certeza de tudo que faço
Tenho a convicção de tudo que quero
Nesta penitenciária
Em que o bom recluso
É aquele que parafraseia ordens
Enterra a sua sabedoria
E veste máscaras de ideologias…
Em busca de pão Para a sobrevivência da sua pança

A minha marcha é longa
Nem com isso vou desistir
O meu inimigo é bravo
Mas o enfrentarei
Sempre com a minha arma, a palavra
No disparo sem sangue
Em busca da minha total liberdade
Liberdade de expressão
Liberdade política
E dignidade de ser
Um verdadeiro cidadão democrático

Por: Joaquim Chau

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Também temos casa mortuária

Já passam muitos anos que o povo vinha pedindo uma casa mortuária, por razões alheias esse caso sempre era adiado.
Finalmente esse dia chegou e o povo respira de grande alívio com a construção daquela infrastrutura. O edificio está localizada dentro do recinto do hospital distrital de marromeu e, esta casa social já vem funcionando desde do mês passado.
Por: Fernando Raposo