segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Companhia de Sena introduz cinco novas variedades de cana sacarina

PostDateIconSeg, 31 de Outubro de 2011 00:00

Oriundas das Ilhas Reunião e Maurícias

* Objectivo é incrementar produção de açúcar

A Companhia de Sena, em Marromeu, província de Sofala, detida maioritariamente pelas multinacionais Guarani (Brasil) e Tereos (França), acaba de introduzir cinco novas variedades de cana sacarina oriundas das Ilhas Reunião e das Maurícias, com o objectivo de melhorar a qualidade e incrementar a produtividade do açúcar. Trata-se de um investimento da ordem dos 1.5 milhões de dólares, segundo revelou Thadeu Faria, director da área agrícola da firma. As novas variedades, neste momento em plantação, são designadas tecnicamente por R 575, R 573, R 579, N 11 e N 12. As primeiras três foram importadas das Ilhas Reunião e as restantes são provenientes das Maurícias.
Com a introdução das novas variedades, espera-se que os rendimentos por hectare de cana sacarina aumentem de 53 toneladas (conseguidas no ano passado) para 73 toneladas. Em relação à moenda, está prevista para este ano cerca de 750 mil toneladas, contra as 572 de 2010.
O director da área agrícola da Companhia de Sena referiu ainda que a introdução das referidas variedades de cana circunscreve-se no âmbito dos novos projectos desenhados pela empresa visando essencialmente incrementar a produção de açúcar. Os investimentos em causa incluem também a aquisição de nova maquinaria para a irrigação dos campos.

“Os dois últimos anos foram caracterizados por seca, situação que afectou a produtividade da cana. No ano passado, a produção da cana aumentou um pouco, mas a empresa decidiu importar novas variedades de cana, acção que, associada a outras actividades renovadoras, nomeadamente a aquisição de novos equipamentos para rega, irá fazer incrementar cada vez mais a produção de cana sacarina por hectare”, disse Thadeu Faria, acrescentando que as novas espécies de cana adaptam-se bem aos solos da bacia do Zambeze.
No que concerne à irrigação dos campos, a fonte afirmou que a firma adquiriu dez novos pivôs.

“Estamos em período de safra e a campanha vai terminar em princípios do mês de Dezembro. O plantio iniciou em Outubro e vamos finalizá-lo em Fevereiro do próximo ano, abrangendo um total de 3.200 hectares”, explicou Faria, acrescentando que a intenção da Companhia de Sena é de passar dos actuais 40 por cento de área é irrigada para 80 por cento até 2015.

Fonte: Diário de Moçambique

3 comentários:

  1. Boas notícias.

    E assim se progride, vai progredindo.

    ResponderEliminar
  2. Com a introdução das novas variedades, espera-se que os rendimentos por hectare de cana sacarina aumentem de 53 toneladas (conseguidas no ano passado) para 73 toneladas. Em relação à moenda, está prevista para este ano cerca de 750 mil toneladas, contra as 572 de 2010.

    parabens a Sena pela iniciativa.

    maning chuca.

    ResponderEliminar
  3. Positivo, investimento certo mas que tem ser complementado com outro tipo de investimento paralelo.
    Forxa e que tudo corra como previsto e que seja o relanxamento da lideranxa da SENA na produxao de axucar.

    Sucessos hay

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao