domingo, 22 de março de 2009

IV Edição, EspecialEdit.

Prezados Leitores, amigos simpatizantes
Prezados bolgnautas


Esta é a IV aparição, sempre numa perspectiva de auto superação de edição a edição. O trabalho árdua da Equipe na busca de uma excelência e harmonia na coexistência com varios actores sociais, ganha permanentemente uma firmeza e robustez que pode se medir por acções concretas.
Esta IV aparição, é deveras uma Edição Especial do Portal de Sena. É uma edição que marca o inicio de uma nova roupagem, uma nova forma de estar e de responsabilidade acrescida. Esta viragm é influenciada pelos acontcimentos o dia 13 de Março que adiante descrevemos em súmula. Queremos, também, nesta edição trazer uma descrição do Portal e da parte humana, respondendo deste modo a 3 perguntas convergentes nas várias correspondências que nos chegam de diverso pontos: O que é Portal de Sena; Quem faz e onde esta situado o Portalde Sena.

Boa Leitura e deliciem-se
Baptista José João, (+258 82 6868886)
portaldesena@gmail.com/ baptistajj@hotmail.com
www.portaldesena.blogsport.com
=============================================================

Sobre o dia 13 de Março

O Portal deu um passo importantíssimo rumo à sua fomalização junto as autoridades locais. No dia 13 de Março de 09, que por coincidência calhou numa sexta-feira, dia de azar para alguns e dia de muita sorte para o Portal, uma delegação represetante do Portal de Sena reuniu-se com as estruturas Governamentais locais, concretamente S.Excia Sr. Administrador do Distrito para apresentação da iniciativa do Portal. Fomos bem acolhidos, aplaudidos e motivados a continuar com o trabalho lado a lado com a sociedade, Governo e outros actores em prol de desenvolvimento do Distrito, num ambiente saudavel e sem colisões com estruturas legais e sensibilidades diferentes.
Apesar de este encontro estar replento de uma nobre importancia, não significa uma oficialização plena mas um ponto de partida para que lá se chegue.
O nosso muito obrigado Excelencia.
***************************************************************************
Vamos ao cerne das questões:


O que é Portal de Sena?

Para quem nos acompanha desde a primeira edição, esta questão é dispenavel mas para nós importa respeitar e responder as inquietações do nosso vasto leque de leitores e correspondentes. É fudamental que todos se sintam valorizados e com pleno goza de direito de resposta que o Portal garante a todos.
Na primeira edição deixamos bem claro que Portal de Sena é um blog/espaço criado por jovens residentes em Marromeu cujo objectivo é formar uma ponte que liga Marromeu com o resto do Mundo.
Esta Ponte tem como missão a divulgação de potencialidades locais, divulgar evento/iniciativas locais que contribuem para o desenvolvimeno e bem estar Sócio-economica, para além de promover indivíduos proactivos, individuos que fazem as coisas acontecerem e que dia a dia dao o seu maximo para um Marromeu melhor.
Queremos que Marromeu seja conhecido como um local onde, também, acontecem coisas boas e não como apenas um polca de convergência de dificuldade e catástrofes como cheias, seca, colera.
Queremos que esta ponte seja um ponto de intercâmbio entre Marromeu e os seus filhos e amigos que por razões diversas se encontram fora e que com muita dificuldade nutrem de informações sobre avanços, eventos e estado do distrito.

Ja que a oportunidade nos permite, queriamos, ainda, aproveitar este momento para repisar que o Portal de Sena não é um jornal. Os nossos artigos tem um propósito: fazer uma promoção, motivar os actores sociais, debater assuntos e exprimir sugestões subjectivamente da responsabilidade do Portal. Em suma, nos não fazemos noticiário mas sim produzimos artigos promocionais das iniciativas locais, artigos de encorajamento, troca informação/experiêcias entre vários actores sociais que agem nas diversas esferas da vida do distrito e tendemos buscar inputs que possam contribuir para o desenvolvimento do distrito.
=========================================================
Onde esta situado o Portal de Sena

Portal de Sena é um blog, uma pagina ou web site (
www.portaldesena.blogspot) que se pode acessar de qualquer parte do mundo, portanto, o Portal é um canal internacional, está em todo lado e a toda hora, bastando ter acesso a internet ou a uma versão word impressa amigavelmente.
Somos internacionais mas com gênese em Marromeu, palco onde o protagonismo dos fazedore alimenta uma maior expectativa e convicção de estarem a contribuir em grande escala para um Marromeu cadaz melhor.
===========================================
Onde fica esse Marromeu?
Um dia assim alguém questionou ao Portal e eis a oportunidade de responder


Marromeu, ė um distrito localizado ao norte da província de sofala e é banhado pelo Rio Zambeze, faz fronteira com os distritos de Caia, Cheringoma , Mopeia, Luabo e Chinde. O distrito dista acerca 400 km da capital provincial Beira.
Predominantemente fala-se Xisena, com um pouco de Phoso ao longo do Vale do Zambeze em direcção de Luado e Malingapasse. O Portugues aparece como lingua oficial.

Grande parte da populacao do distrito é pobre, podendo-se até falar de altos índices de pobreza absoluta. A população pratica agricultura de subsistência apesar de as terras oferecem boas condições para a prática de agricultura comercial dada disponibilidade das agua oferecida pelo rio Zambeze durante todo ano.
O acesso a Marromeu é possivel atravás de 4 vias principais:
Via terrestre que faz ligação à estrada nacional N1 através dos distritos de Caia de Cheringoma ( Inhaminga ).
Por via ferroviária através da recém reabilitada linha de sena, que passa por Inhaminga ligando assim com a cidade da Beira.
Por via marítimo, navega-se pelo rio Zambeze que da acesso ao oceano indico, no Distrito de Chinde.
Por via aérea, esta via é explorada na sua maior pela empresa de producao de acucar existente no distrito, a Companhia de Sena.
==========================================================
Quem faz o Portal de Sena

Esta é uma oportunidade unica de respondermos de forma cabal a esta pergunta e singela oportunidade que se abriu para os fazedores do Poral pousarem no blog e darem a saber um pouco daquilo que são.
=======================================
Baptista José João,
natural de Inhambane. Formado em Comunicação e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Catolica de Moçambique. Idealizador e mentor do Portal de Sena. Trabalhador da Companhia de Sena desde 2007.
A ideia da criação do Portal surgiu após a realização do lanche do doente no hospital distrital de Marromeu no dia 25 de Dezembro de 2008 e em seguida a oferta da prenda ao primeiro bebe do ano 2009. Nestes dois eventos e durante a quadra festiva produzimos muito material fotográfico que julgamos conveniente divulgar e partilhar as emoções com gente que não teve a oportunidade de estar presente para viver os acontecimentos in loco. Produzios slides em CD e oferecemos algumas pessoas interessadas mas apercebi-me que este gesto não era abragente e pensei em criar um jornal local mas vário desafios se colocavam, sobre tudo na impresão do jornal, distribuição, reposição dos consumíveis, para além de que seria somente de consumo local, isto é, os leitores seriam os mesmos que viveram osacontecmentos. Não tinha interesse. Eu queria levar Marromeu para o outrem, que marromeus fosse visto em todo mundo, em particular por filhos, amigos e simpatiantes desta terra. Ai nasceu a ideia do blog.
O dificel foi formar a equipe de trabalho para arrancar com recolha e processamnto de informação. Várias passoas participaram nas reuniões e manifestaram o desejo de adesão mas não acreditavam que isto poderia ser uma realidade e desertaram. Eu estava convicto do objectivo e da facilidade do trabalho e decidido porque para além de publicar as fotos do final do ano, fui me apercebeno que Marromeu realmente precisava de um instrumento para promocao, dar voz aos sem voz, dar visaão aos sem visão, alimentar a mente dos filhos amigos de marromeu dispersos, para além de ser uma oportunidade pedagogica de aperfeiçoar a escrita e desenvolver habito de leitura.
Dois jovens juntaram-se a mim sem receios e fizemos a primeira edição e segunda. Não tardou para que os pedidos de adesão viessem sem cessar.
Hoje o Portal de Sena é uma realidade
===============================================

Etelvina Assulia Momade,
Natural de Nampula e estudante do Curso de Gestão e Contabilidade na Universidade Mussa Bin Bique e grande activista dos programas sociais que ditaram a criação do Portal. Engressei no Portal como fundadora junto com Fernando desempenhando funções de Operadora de Camera e Censura de Imagem.
Eu tinha captado os momentos marcantes do lanche do doente e durante os festejos do dia 25 de Dezembro de 2008. De principio era complicado porque não sabia bem o que fotografar e como fotografar. Foi um desafio que consegui superar com o passar do tempo. Hoje sei que operar uma camera para um Blog/Portal é uma tarefa fundamental na medida em que temos que saber buscar a foto expressiva do momento, uma foto que motiva quer o redator quer leitor.
O grande desafio foi lançar a primeira edição. Eramos só 3 pessaos mas mesmo assim enfrentamos com sucesso.
Lamento que muitos jovens não tenham acreditado logo no inicio, mas...avante, marromeu precisa de jovens proactivos e que lideram os destinos do Distrito.
========================================


Sou Anita Ernesto Jo,
Nascida na cidade da Beira e residente em Marromeu desde 1996,

Em 2008, conclui o ensino básico na Escola Secundária de Marromeu e fui professora de alfabetizacao durante o ano em referência.
Actualmente sou uma activista da Oxfam, no ambito do progrma de mobilização da população na prevenção contra colera, e para além disso, sou uma estudante de nivel medio, na Escola Secundaria de Marromeu.

No Portal de Sena, sou membro activo, ingressei respondendo ao convite do colega Rodrigues. Ele Apresentou-me a ideia, que me pareceu convicente e oportuna. Aprovei a política de tabalho e a linha de redação.
Cabe a mim, dentro do Portal de Sena o cargo de Assuntos de Genero em todas as esferas sociais.
===========+++++++++++++++++++++++=======================

Rodrigues Francisco Pedro Gaspar,

natural de Dondo Provincia de Sofala e residente em Marromeu desde 2001.
No ano de 2008 conclui o nivel medio na escola secundária de Marromeu e trabalho n Companhia de Sena.

Participei nos primeiros encontros de apresentação da ideia sobre a criação de um Portal que iria falar sobre acontecimentos de Marromeu mas dada a minha indisponibilidade, não aderi logo a primeira, apesar de ter aprovado a ideia.

A minha ausência foi notavel em Dezembro de 2008, quando se preparava o lançamento da primeira edição. O Sr Baptista estava convicto da sua ideia e junto com alguns colegas continuaram com o programa e lancaram duas edição.
Fiquei tão emocionado quando me disseram sobre os trabalhos da equipe e sobre tudo das edições que ja tinham lançado.fui visitar o site e confirmei, o blog estava la. Senti-me mais motivado e juntei-me a equipe num trabalho social realizado no orfanato de Luabo como sinal da minha adesão.

A minha aparição no Blog do Portal de Sena veio a acontecer na terceira edição.
Neste momento sou um membro activo do Portal de Sena e responsavel pela area de Humor e Poesia, rubrica que brevemente passará a integrar as proximas edições.

E eis algumas das frases que vos trago sobre Portal Sena:

ESTE É O VENTO DA MUDANÇA E BRISA DE ESPERANÇA
É O DISPONTAR DE UMA NOVA ERA
DIANTE DE POSSIBILIDADE DE VIDA, CABE, TAMBÉM, A VÓS CONDUZIR OS NOSSOS PASSOS PARA O MELHOR CAMINHO

===================++++++++++++========================

Joaquim Miguel Chapo Chifiha,
Natural da Beira e residente em Marromeu desde 2003. Nivel medio de escolaridade e formação Basica em Contabilidade e Informatica.
Colaborador da Iniciatica de Monitoria da Governação Local e trabalhador a Tempo inteiro na International Reliefe and Development.
Modestamente, tive o privilégio de participar nas primeiras secções da criação do Portal de sena a convite do Baptista. A ideia esta boa, os objectivos eram bem claro. Aderi a iniciativa e contribui na materialização dos trabalhos sociais realizados no mês de Dezembro no hospital de Marromeu. A dinâmica da vida não me permitiu que aparecesse nas primeiras edições, mas sempre fui forte activista nos trabalhos sociais e sempre presente nos encontros. Eu não estava muito convicto de que a ideia de se criar um blg poderia vincar tanto mas com tempo fui vendo os resultados e mais uma vez o Sr. Baptista voltou a falar comigo para trabalhar para o Portal. Vista a seriedade demostrada pela equipe que estava no terreno, iniciei a producção de textos ainda ineditos e esta é a minha primeira aparição no Blog do Portal onde ocupo o cargo de oficial de Programas.
O trabalho do blog é mensuravel no terreno eesta é uma iniciativa que veio para ficar e cotribuir para o desenvolvimento do Distrito.
++++++++++++==============++++++++++++++++++++++++++

Irmãos a vossa perpétua atenção pelos nossos trabalhos, a vossa atenção na leitura e compreensão, são motivos que torcem para boa reflexão e pregressão paulatina do Portal.
Quero agradecer pela oportunidade que me é dada para trazer-vos uma súmula sobre mim, individualemnte e como team member
Meu nome é Fernando Tomé Raposo, natural de Marromeu, com nivel médio de escolaridade e membro fundador do Portal de Sena e respondo pelo cargo de Oficial de Relacoes Publicas e Markting, para além de ser trabalhador da Companhia de Sena

Carissimos, lembrem-se que pensar não é conhecer, pois vale mais conhecer do que continuar na imaginação, portanto, não queremos que fiquem a imaginarem o propósito desta edição. Queremos que saibam que esta edição marca a viragem da era do Portal para um Portal com responsabilidades acrescidas desde o dia (13 d Marco) que fez a sua aparição pública junto as autoridades locais onde tomei parte da delegação incumbida para esta tarefa.
Eu nunca duvidei que esta iniciativa iria vincar. Desde o dia em que me fora convidado a tomar parte da iniciativa, entregeui me ao trabalho convicto de que esta ferramenta é deveras necessária e que pode contribuir para um desenvolviento local.

A minha eterna vontade de progredir com o trabalho dependeu da equipa e de vocês por isso agradeço bastante e gostariamos que continuassem a colabolar nas ediçõe vindouras.
===================++++++++++++++++++=====================

O Portal de Sena é um espaço onde todo nós cabemos e sempre há espaço para os que realmnte querem, positivamente, contibuir para o seu bom desempenho em paralelo com o desenvolvimento do nosso distrito.
As circunstancias deste Edição nos permitem, portanto, a apresentção de dois membros potenciais cuja adesão plena depende estritamente do trabalho a apresentar .


Teodoro Vitorino Chiruca,

natural da Beira. Formado em ensino de Portugues pela Universidade Eduaedo Mondlane, é neste momento Professor de Portugues na Escola Secundaria de Marromeu.
“O Portal de Sena alucino-me bastante. Espero que sirva de arauto para além fronteiras de informações diversas de Marromeu, um distrito promissor.
Pelo facto de o Portal estar na sua fase inicial, espero que haja colaboração de todos, sobretudo aqueles que pretendem ver um Marromeu emergente”, citamos as palavras de Teodoro Chiruca.

Ernesto Pedro Masango,

natural da Beira e Estudante do Curso de Linguistica e Literaturas na Unversidade Catolica de Mocambique.
Docente de Lingua Portuguesa na Escola Secundaria de Marromeu



=======================================

Foi um prazer ter-vos aqui mais uma vez, a proxima edição volta aos parametros normais com grandes coberturas. fique ai para ver.
Mande-nos a sua opinião


domingo, 8 de março de 2009

3ª Edição de Portal do Sena


Caro leitor

Esta é a 3ª edição de Portal de Sena que vem por um espirito de criatividades no seio dos jovens, onde buscam e procuram divulgar uma compreenção mais subjectiva do dia a dia de Marromeu ligando ao mundo fora, fazendo sentir aos leitores os vários ângulos da realidade inovadoras cá existentes.

Nesta conjutura a equipa do Portal de Sena com base das criticas e isentivos que temos recebido dos nossos visitantes ao blog, queriamos deixar bem claro que o blog não é Jornal e nao faz noticiario como faz uma radio ou jornal mas sim caracter Promocional ligado ao positivismo onde ilugiamos as coisas e os fazedores das coisas, buscamos um sair de anonimato da nossa convivência saudavel. Divulgamos pelo nosso meio a realidade que o Portal julga conveniente, criando assim espaço para quem se interessa em dar seu contributo aos que precisam.

Lamentamos bastante aos nossos irmãos, amigos que não tem condições suficientes para acessar o blog na internet, que por boa vontade precisam e tem direito de ter o informativo de Portal. Reconhecemos que a leitura faz bem, disperta e ensina as boas novas, mas por insuficiência de fundos por parte de Portal de Sena para a compra de uma impressora e alguns consumiveis informáticos, queremos pedir sinceras desculpas a todos aqueles que se encontram privados do accesso a uma copia de cada edição mas esperamos um dia ultrapassarmos esta dificuldade.

Nem tudo é negativo. O Portal já conta com o primeiro colaborador-redactor do sexo feminino (Anita) para equilibrio de genero. Esta junta-se a nossa colaboradora fotografa Etelvina

O Portal envia uma saudação especial ao Luis Filipe Timm Coelho que nos acompanha da longiqua Holanda. Abraço forte

Mais uma vez obrigado gente amiga pelas criticas e insetivos que temos recebido dia a dia, pois para nós são bem vindas. Juntos lutaremos pela mesma glória de imformar e sermos informados.

Cooprodução de Fernando Raposa e Baptista Jose
====================================================================

Nova era novos sonhos a crescerem

Puto Lante uma revelação na arena Musical.

Puto Lante é um miudo dos seus 12 anos de idade, residente no bairro Mateus Sansão Mutemba, arredores da vila de Marromeu. O muido revela um talento desajustado a sua idade, esta envolvendo com a carreira musical e já conta como seis temas musicais dos quais so um tema é que foi gravado no ano passado com o titulo “VIZINHO MUSSANDIZONDE”.
Lante (a esquerda) e amigos Segundo Lante, as musicas são da sua autoria e encara sérias dificuldades para grava-las e editar o disco porque localmente não há apoios para tal. Puto Lante disse, ainda, que espera gravar brevemente o segundo tema com o titulo “ENERGIA DE CAHORA BASSA EM MARROMEU”. Lante frisou ainda que as suas gravações são feita em cassete de fita magnética e não em disco por falta de financiamento. Este facto dificulta que as sua músicas sejam tocadas nas rádios que poderiam ajudar bastante na sua promoção e das suas musicas.
A equipe do Portal de Sena foi no terreno para poder ouvir as suas música e ficou espantada visto que as músicas são interressante e que na realidade transmitem uma mensagem educativa e de crítica social. O Portal procurou saber se o Lante cantava sozinho ou tinha mais alguém, pelo que respodeu que no princípio eram dois e mais tarde vieram mais dois amigos formando assim um grupo de 4 muidos todos da mesma idade e a frequentarem todos a 6ª classe.
É caso para dizer que em Marromeu há muito talento e que estas crianças são realmente Teenages.
Este é um exemplo típico de ausência de insentivo ou apoios para promoção da música local e em particular a infantil. Vários talentos encontram se em frustração porque não há espaço para gravação ou maquetização de projetos musicais infantis e isto é agravado pela ausência de eventos infantins onde a musica aparece como elemento integrante no leque dasactividades.
O Portal de Sena exorta as autoridades, amigos e simpatizantes de marromeu a darem a sua maior atenção e contributo na materilização de sonhos destes petizes. Queremos desde então agradecer a Rádio Comunitaria (RTC) pela iniciativa de criar um espaço infantil no qual as crianças debatem vários temas que afectam a sua camada incluindo a apresentação de algumas faixas musicais da sua autoria, mesmo que seja com aparte instrumental improvisada.

Por: Rodrigues Pedro Gaspar (Texto) Baptista José João (imagem)

============================================================
Marromeu identifica casos de cólera

O numero de doentes com diareias associado a casos de cólera aumentou consideralvelmente em marromeu desde o dia 22 de Fevereiro de ano em curso.

As autoridades sanitária do distrito reabriram o centro de tratamento de cólera (CTC) apartir do primeiro caso registado no dia 22 de fevereiro. Esta unidade (CTC) esta instalado num terreno anexo ao hospital distrital de marromeu e o numero de doentes que dão entrada por dia varia de 3 a 5 pessoas e poucas vezes supera a media de 5 pessoas
De acordo a médica chefe desta unidade hospitalar Sara Mongamo, as proveniências dos doentes é dos bairros da vila sede e poucos casos de doentes são provenientes das zonas recondidas. Acrescentou, também, que até dia 04 de Março não tinha registado nenhum caso de obito isso devido a maxima urgência dos doentes em se aproximarem a unidade sanitária para cuidados médicos, exceptuando-se um caso de uma criança que deu entrada no dia 3 do mes em curso ja sem vida e diagnósticos feitos apontaram que a vítima padeceu de colera.
Também, ao nivel da vila sede já estão formados activistas que se encontram no terreno na coloração de água, sensibilização da comunidade a tomar medidas preventivas que são mais seguras e eficazes. Essas actividades estão sendo realizadas pela autoridadesdistritais de saúde em parceria com o Conselho Municipal de Marromeu, Cruz Vermelha e a Oxfam, onde estas duas últimas organizações doaram ao hospital distrital tendas e baldes para garantir a segurança e higiene no local. Mas, se a comunidade lutasse com maior empenho em três aspectos: a água tratada, cuidados com lixo que deve ser bem enterrada e latrinas bem tapadas e melhoradas, o problema estaria resolvido pois emboras as autoridades garantem que a situação está controlada, ao olhar pelas actividades no terreno e em relação ao numeros de casos que dao entrada.

O Portal de Sena, acredita que a medida ideal no combate a este mal é a observancia de medidas preventivas, portanto exorta a união de esforço de todos os inteveniente e exortamos a comunidade em geral para que paute por boas práticas no sentido preventivo.

Por: Fernando Tome Raposo (texto) Etelvina Assulia Momade(foto).
===================================================================
Dia Africano do Meio Ambiente

Dia 3 de Março foi escolhido como dia africano do meio ambiente


Varias medias anuciaram nesta data sobre inuros eventos que iriam tomar lugar como forma de celebrar a passagem do dia. Anuciava-se que haveria enconto de intelectuais para discutir questoestões ligadas ao meio ambiente assim como lançar apelos para tomada de consciência acrescida por parte dos Governantes, comunidades e sociedade civil em Geral pautasse por praticas não nocivas ao meio ambiente.
Olhando para a actual degradação ambiental, é oportuno que este tipo de eventos ocorram mas o mais louvavel seria, realmente, o desenho de politicas praticamente execuiveis e mensuraveis.

Em Chueza, arredores da Vila de Marromeu, a equipe do Portal de Sena constatou que a consciencialização para o respeito do meio ambiente inicia desde criança. Encontramos criancas de diversa idades pertecentes a Escola Completa de Chueza carregandas de plantas em respostaa um evento denominado de “Arvore amiga”. Foi bonito ver aquele desfile, uma atitude prática, mensuravel e pedagogica. Foi um desfile autentico de um ensinamento e de tomada de consciência para uma convivência sã com o ambiente.


Os lideres, governos e comunidade em geral, deviam pautar por encorajamento e difusão de iniciativas de género numa perspectiva de educação continua desde as Escolas até as nossas casas porque formar criança de hoje é formar adulto do amanhã.

A equipe do Portal continuou a sua marcha em direcção a Luabo quando em plena machamba esverdeiada de milho em fratura deparou-se com um letreiro ”FOGO MATA”.
Ficamos interrogados e questionamo-nos um ao outro: será que e habito de gente daqui queimar machambas com culturas ou e uma forma de espantar aves e ladrões? Dez minuts depois da nossa perplexa paralisaçã, eis que apareceu uma senhora de idade acompanhada de um miudo a qual nos informou que a placa tinha sido colocada naquele local no ambito de um programa permanente e contínuo de educação ambiental. “Quando encontramos este tipo de placas facilmente nos lembramos que temos que cuidar do ambiente e não fazer queimadas descontroladas. Mesmo que não saibamos ler, sabemos que aqui esta escrito MOTO USSAPHA”.
A nossa entrevistada acrescentou que essas placas existem em quase todo lado e que as autoridades locais e a comunidade em geral são encaregues pela educacção, sensibilização e vigilância por uma convivência sã entre homen e o ambiente.

O portal de sena saúda as iniciativas e os promotores das mesmas e exorta as outras comunidades para que aprendam e apliquem esta iniciativa prática e deveras pedagógica. Queremos, também, apelar ao Governo que nas proximas secções de 3 de Março se discutam mecanismos de divulgação destas iniciativas como exemplos práticos e menos honorosos em campanhas de educação ambiental.

Por : Baptista Jose Joao (Texto e imagem)
======================================================
Marromeu comemora 8 de Março

Decorreu na vila de Marromeu a celebração do dia 8 de Março, dia internacional da Mulher e o Portal de Sena tomou parte neste evento a fim de viver in loco e deliciar o amante deste blog sobre os acontecimentos que marcaram o dia.
A cermónia iniciou as 8,00 horas com um desfile que percorreu algumas ruas da Vila de Marromeu indo desembocar à praça dos Herois Moçambicanos onde depositaram uma coroa de flores em homenagem as mulheres tombadas em guerra de libertação da nossa pátria amada Moçambique.
O desfile foi lindo. Foi lindo ver aquelas mulhers trajadas de capula e lenço, uma forma típica de estar da nossa mulher moçambicana. Um hábito por preservar.
Após a deposição da coroa de flores na praça, a secretária da Organização da Mulher de Marromeu, Ernestina Lapis Lençol Minzo, teceu algumas palavras exortando a mulher para o seu engajamento na luta contra a pobreza ao nivel de Marromeu em particular e do País em geral. Ao terminar, a dirigente local da mulher fez apelo para que as mlheres estejam unidas e lutar na erradicação do analfabetismo. “A Mulher não pode ser violada, a mulher é quem cuida dos filhos e portanto merece, hoje, uma flor que nunca murcha”, citamos palavras da dirigente das mulher de Marromeu.
O Portal de Sena, apurou de uma outra interlocutora, Maria da Conceição, a qual disse que o dia 8 de Março de 2009 é um dia de felicidade para todas as mulheres por isso gritamos viva, viva o dia da Mulher.






Para terminar os festejos, teve lugar uma partida de futebol no campo 10 de Agosto onde a equipe da OMM defrontou o Arsenal e tendo terminado com resultado de 1-0 a favor da OMM.

Bem haja mulheres de Marromeu. O Portal de Sena exorta-vos para um maior protagonismo e pro-actividade. Que se intensifiquem acções de igualdade de genero, mobilização para o combate ao analfabetismo, pobreza e pandemias.

Por: Anita Ernesto Jó (Texto) e Rodrigues Gaspar (imagem)
====================================================================
Marromeu preparado para ensino a distancia

O Portal de sena, em mais uma das sua habituais ronda em busca de informação, sobretudo, de factos que marcam o avanço do Distrito, foi-nos sussurrado que a Escola Secundaria de Marromeu vai intruduzir ensino a distância apartir deste ano e irá beneficiar as oitavas classe nesta fase inicial.
De acordo com uma fonte ligada ao programa de ensino a distancia, ficamos sabendo que a Escola esta preparada para o arranque do ensino a distancia e as matriculas ja iniciaram e terminam em 20 de Março, bastando para tal efeito apresentar certificado da Setima classe, processo individual , 2 fotografias e 200Mt para propinas e matriculas. De salientar que apesar de as matriculas terminarem no dia 20 de Março, o arranque das aulas esta previsto para dia 5 de Março.
As fontes gaantiram ainda que ja existem professores dotados de capacidades para assistir os alunos que possam ter duvidas ou dificuldades em familiarizar-se com este modelo de aprendizagem. Todos os professores da Escola serão envolvidos neste programa, sendo responsabilizados pelas disciplinas que lecionam.
O Portal apurou ainda que brevemente a Escola vai receber os Kits contendo todo material de trabalho, incluindo os programas.
A introducao desta modalidade de ensino visa dar resposta a actual e crescente crise de falta de vagas nas Escolas. O Governo de Mocambique decidiu alargar o ensino a Distancia para outros niveis, como é o caso das oitavas classes com vista a disconjustionar a demanda e dar oportunidade de todos beneficiarem se do Direito à Educação. Este modelo é introduzido nas oitavas classes porque é onde se verifica a maior crise de vagas e pelo facto de estes alunos estarem em condições de perceber a filiosofia deste model de ensino e o processo será contínuo, isto é, o aluno que concluir os modulos dados na oitava e ser classificado como aprovado, no ano seguinte fará a nona classe nos mesmos moldes, assim sucessivamente.

O Portal de Sena, apesar de reconhecer que o sistema assim como os alunos poderão enfrentar algumas dificuldades, especialmente nesta fase inicial, congratula a iniciativa, em particular o respeito pelo acesso a Educação

Ja na hora de fecho da edicção
A equipe do Portal apercebeu-se que as aulas a distancias não arrancaram no dia 5 como estava previsto. Procuradas as razões, foi-nos revelado pelo Professor Ernesto Pedro Massango que até a data do arranque das aulas não havia nem se quer um aluno matriculado.
Pode-se concluir que a falta de divulgação é que ditou este descalabro. Mas visto que o periodo deas matriculas ainda não expirou, crê-se que o cenário ainda pode vir a mudar.

O Portal não quer tirar mérito, pelo contrário encorajar aos que lideram a iniciatica e apelar a intensificação de campanhas pois candidatos existem e muitos.

Texto: Baptista José João, com colaboração de Joaquim Chapo, Fernando Tomé (Imagem).
============================================================
Foi um prazer ter-vos aqui mais uma vez, voltamos brevemente com mais Informações de actualidade.
Mande-nos a sua opiniao