quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Caros amigos,

Como é do V/ conhecimento pelas postagens que tenho feito aqui no Portal de Sena (nos dias 17 de Outubro, 29 de Julho, 23 de Maio e 7 de Abril de 2009), o Orfanato do Luabo está numa situação péssima.
Quero aqui recordar que as cerca de 50 crianças orfans e vulneraveis foram recolhidas pelo pastor Tomas Quissomba, a quem este dedicou os seus últimos dias de vida, trabalhando arduamente para poder garantir o sustento das destas crianças. Trabalhou na Companhia de Sena e na sua machamba para o sustento das criancas.
As pequenas ajudas que foi tendo foram da empresa para a qual trabalhou que lhe deu casa (nao definitivamente) para as crianças e o fornecimento de água, por vezes lenha.
O destino ditou a morte prematura do Sr. Pastor Tomas Quissoma.
Com a sua morte as crianças sentem na pele o desmoronar de um sonho que haviam acalentado. Um lar com comida, algum modesto conforto e amor.
Desapareceu o sonho!
Neste momento as crianças vivem sob cuidados da esposa do pastor, domestica e contam com parca ajuda dada por um dos filhos do Sr Tomas Quissomba que é professor, e de ajuda de uma Moçambicana a estudar em Barcelona, que mensalmente e por um periodo de 12 meses envia uma quantia de 1.000 Mt.
Isto não chega amigos!
Vejam por favor aqui a lista das necessidades básicas mais permentes.
Agora que as eleições passaram, agora que o dia-a-dia volta a correr de mansinho, quero aqui apelar a todos os Moçambicanos que pensem nestas crianças e dentro das possibilidades de cada um, colaborem.
Neste momento eu e alguns amigos quer aqui em Moçambique quer em Portugal estamos a tentar a colaboração de algumas ONG's. Infelizmente, não temos nenhum feedback de algumas. Triste esta situação! Em relação a outras, sei que os recursos são muito limitados, mas.......vale a pena tentar! Vale a pena lutar por estas crianças e pelo seu futuro!
Porque não, contar com o apoio de alguma empresa que faça a doação de tinta para pintar o orfanato?
Porque não as associações juvenis/alunos, darem um fim-de-semana de trabalho, para pintar e fazer algumas reparações urgentes?
Porque não enviarem-nos roupas que deixaram de servir aos v/ filhos?
Porque não alguma papelaria/livraria colaborar no envio de algum material escolar?
Porque não uma empresa de electrodomésticos doar uma televisão?
Porque não....? Porque não...?
O Portal do Sena está há muito a colaborar com este orfanato e com estas crianças. Para todos aqueles que puderem contribuir com dinheiro, comprometemo-nos a publicar as ofertas e um relatório dos bens comprados. Sempre que possível postaremos aqui fotos das vossas dádivas. A solidariedade aqui será retribuída pelos rostos felizes destas crianças!
A todos os bloggers e blognautas, por favor, contribuam, doando ou pupblicando esta carta nos vosso blogs
Baptista João
Coordenador do Portal de Sena
Contacto: +258 82 6868886

5 comentários:

  1. Força amigos! Contem comigo para aquilo que julgarem necessário.

    Estarei aqui. Estou certa que seremos muitos e só assim poderemos dizer CONSEGUIMOS!

    Quero ver estampados nos olhos daquelas crianças os mais belos sorrisos( ou não fossem os olhos as janelas da alma)

    Um abraço do tamanho do mundo pela tua dedicação e um bem hajam a todos os que puderem colaborar

    Micas

    ResponderEliminar
  2. Caro Batista,

    vejo que ha situacoes que precisam de nosa intervencao urgente.

    Esta na forja um projecto de naturais, amigos e simpatrizantes do Luabo para promovermos alguns projectos sociais para Luabo. Ha pessoas identificadas que querem ajudar, mas sabes que nessas coisas ha sempre formalidades e procedimentos a seguir, sob pena de amanha surgirem suspeicoes previsiveis e evitaveis. Vou conversar com umas pesoas e ver o que se faz para este caso concreto. Aguarde nosso contacto.

    Obrigadao pelo informacao.

    Inacio Chire
    PS: onde exactamente funciona este orfanato? Quero dizer, em que edificio?

    ResponderEliminar
  3. Prezados,
    Micas (em anonimo) e Inacio Chire

    E' com todo agrado que recebemos (Portal) as vossa doces palavras de esperanca e encorajamento. estou certo que iremos conseguir fazer algo para aliviar a dor e desespero destes meninos.

    Para Inacio Chire:
    O orfanato funciona numa casa cedida pela Companhia de Sena no seu complexo residencial. Nao conheco o nome da Zona mas fica bem perto do Hospital que tambem funciona dentro do complexo residencial da Companhia.
    E' um local muito conhecido, basta estar no complexo e perguntar que logo te indicam.

    Por favor vamos continuar a passar a palvra e a projectarmos algo dentro das nossas possibilidades.

    TODO TIPO DE AJUDA E' BEM VINDO

    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  4. Ola Baptista e companhia
    a Carmen Castel e seus amigos de Girona(Espana), fizeram uma doacao de 150 euros para o orfanato. Dentro de dias levarei o dinheiro ao orfanato.

    ResponderEliminar
  5. Olá Batista João
    Sou Carlos Eduardo Carvalho, professor do Ensino Secundário em Portugal. Falei consigo ao telefone dias atrás. Gostaria de recolher mais informação relativamente ao projecto do orfanato no Luabo. No sentido de despistar quaisquer motivos de suspeição, gostaria de saber da possibilidade de receber fotos do local, assim como da zona envolvente e do grupo de crianças. Gostaria também que me enviasse os seus dados (morada e profissão), de forma a promover um contacto mais estreito. Desde já o meu agradecimento pela sua dedicação a uma causa tão nobre.
    Cordiais cumprimentos
    Carlos Eduardo Carvalho
    carloslixa@hotmail.com

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao