quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Slowle e Jorge Mamad cantaram em marromeu

Mais uma vez os amigos de 80 promovendo a cultura moçambicana, depois do joven cantor Abel Laste vindo directamente de Maputo para encantar em Marromeu. No dia 25 de Setembro cantou para o público de Marromeu o músico Jorge Mamad na praça do municipio e no dia 26 foi o produtor e cantor Slowle, jovem que tem vindo a registar momentos de sucessos na arena musical a nivel do país. O show foi “maning nice”, bem concorrido e houve estreia três músicas novas do Slowle que serão inseridos no seu próximo album.
Mais uma vez um especial agradecimento ao Duda e Jerson ( amigos de 80) que tem organzado eventos.
Por: Fernando Raposo (texto e imagem)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O vizinho mais próximo

…todos enaltecemos e apoiamos psicologicamente o nosso vizinho Mataka quando decidiu fazer uma casa de alvenaria. Por cá, arredores de Marromeu, fazer uma casa de alvenaria é sinónimo de boa vida, por isso mesmo que os que as tem contam-se a dedos.
O nosso vizinho mais proximo, Mataka, não é desses poucos ricos, ele vive de negocio de peixe captado nas águas do Rio Zambeze. Todos nos acreditamos que a vida ia mudar com o Mataka. Iniciou a obra de raiz, levantou as paredes em pouco tempo, fixou as janelas até o tecto. A casa já terminou e ja se podia habitar nela sem problemas, apesar de ainda faltar pequenos aranjos.
Finda obra Mataka surpreendeu a nos todos, é que ao invés de durmir no interior da casa o vizinho passou a durmir no tecto.
Mataka confessou “ o meu desejo era ter a sensação da vida no prédio”. Mas há quem diga que Mataka pretende viver no tecto e arrendar a casa até ter o retorno do investimento.

Esperto e controverso
Baptista Joao

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nem tudo é bem vindo

Mais uma paralização na Companhia de Sena

A CDS publicou ontem uma emenda salarial para várias escalas na tendências de harmonizar os interesses das partes (massa laboral e o empregador). A medida agradou os cortadores de Cana sazonais que viram a sua taxa diária ajustada para 110.00 Mt por dia, fruto de negociações havidas a quase um mês atraz. Hoje foi a vez dos adubadores, preparadores de terra…a levantarem poeira e paralizar os trabalhos e consequentemete à fabrica.
Fala-se de cartas anónimas que eram enviadas a Direcção da empresa avisando sobre a possivel eminência de mais uma grave, mas por serem cartas anónimas era impossivel perceber e resolver o caso.
Não se retira a ninguém o direito a greve mas esta foi greve inlegal por não ter sido formalizada. Pecaram. Para além desta inlegalidade, os trabalhadores pecaram, ainda, por terem sabotado a ambulâcia do Hospital Rural de Marromeu (facto que originou disparos de disperssão da massa laboral) e manter refem alguns dirigentes do orgão sindical.
O Portal de Sena, quer apelar a todos os envolvidos que pautem pela via negocial, greve pacífica e acima tudo não vandalizar os bens, quer da açucareira que alheios.

Diz se que uma bandeira do Partido Frelimo achada algures foi destruida. Sera' isto uma guerra politica? Algo algum.

Já no momento da postagem deste artigo, ficamos sabendo que uma força da intervenção rápida tinha sido mobilizadas para acalmar os anímos que tendiam a escessos, felizmente chegaram na altura em que a greve já tinha brandado. Não sabemos se amanha continua ou não mas esforços estão sendo feito para que a situação volte ao normal.

Que haja paz

Baptista João

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Companhia de Sena ajusta salarios

Com vista a satisfazer e harmonizer os interesses das partes a Companhia de Sena opera mais uma revisão salarial para as escalas mais baixas
Confira no comunicado postado aqui na sua íntegra.
Click na imagem com botão esquerdo para ampliar



















Obrigado a Direcção por ter nos facultado esta informação

Por: Baptista João

Luabo aumenta área de produção de cana

PELO menos trezentos hectares serão acrescidos no próximo ano à área actualmente usada na produção de cana-de-açúcar no posto administrativo de Luabo, distrito de Chinde, na Zambézia, no quadro do reforço da disponibilidade de matéria-prima para a companhia açucareira de Marromeu, em Sofala.
O delegado de produção da Companhia de Sena em Luabo, Alberto Mandice, disse ao “Notícias” que actualmente estão a ser explorados apenas 63 hectares, numa vasta área onde deverão ser realizados avultados investimentos para revitalizar a produção da cana. Para já há garantias da existência de boas condições agro-ecológicas e de capacidade em termos de mão-de-obra para assegurar o trabalho no campo.
Antes do último conflito armado funcionava em Luabo uma fábrica de produção de açúcar que acabou completamente destruída devido à guerra que propiciou actos de vandalismo, sabotagem e destruição das instalações e equipamentos.
Com o fim da guerra, a Companhia de Sena começou a interessar-se pela recuperação da produção da cana. A primeira produção após o relançamento da produção foi escoada para a fábrica de Marromeu para processamento.
Diariamente, segundo a nossa fonte, são transportadas para Marromeu 60 toneladas de cana sacarina para processamento na açucareira local. Os ensaios feitos em 2001 já davam indicação de que a região dispõe de um grande potencial para a produção de cana-de-açúcar.
O governador da Zambézia, Carvalho Muária, mostra-se satisfeito com os níveis de envolvimento da produção em Luabo e apelou à Companhia de Sena para que, dentro das suas possibilidades, em termos financeiros, pense na reabilitação da fábrica.
Graças ao funcionamento da açucareira, Luabo tornou-se numa referência nacional em termos de desenvolvimento, esperança completamente desfeita pela guerra que reduziu aquela unidade industrial a escombros.


adenda: a segunda fotografia testemunha, de forma arrepiante, a brutal sabotagem feita na fabrica de Luabo. Uma destruição total da fabrica. Os que fizeram isto são os mesmos que hoje estão espalhados pelos diversos partidos a pedirem o voto do povo. Sim são os mesmos que hoje querem Governar as ruinas. Seria rentavel se a preocupação estivesse virada mais para reconstrução e não para o voto. Levem o trust fund para reabilitar as fabricas que voces destruiram e não dividir entre famitos e ricos partidos.

Texto, Jornal noticias do dia 15/09/2009, imagens do Portal de Sena (Baptista Joao)

domingo, 13 de setembro de 2009

A campanha eleitoral já arrancou

O Portal de Sena deu uma ronda pela vila de Marromeu nas primeiras horas de hoje (12/09/09) par aver o pulsar da asáfama da campanha que arrancou as 0:00. Esperavamos encontrar massas de apoiantes, grandes desfiles e panfletos espalhados por todo lado da vila mas a única coisa que foi possivel ver foram os panfletos do Partido Frelimo e do seu candidate espalhados por todo lado. Procuramos os partidos da oposição mas nada achamos senão menos de uma dezena dos apoiantes da Renamo confinados na sua sede e um panfleto do partido e do seu presidente fixados num poste electrico em frente da sua sede. É tudo que foi possivel ver em relação aos partidos da oposição ou melhor, Marromeu esta pintado a Frelimo e Guebuza, sobre a Renamo só achamos um panfleto e o resto dos partidos não estamparam nada.
Rondamos pelas sedes dos partidoa e vimos uma ligeira agitação no Partido Frelimo, na Renamo quase uma dezena de gente aglumerada e nas sedes dos outros partido ninguém estava até as 7 horas de hoje.
Assumimos que se trata de primeiro dia e tudo ainda pode acontecer, porém, queremos apelar para que a campanha seja ordeira e justa.

Adenda: o partido do batuque enviou pesos pesados directamente do comité central-Maputo para organizar e lançar a campanha eleitoral em Marromeu. Ninguém quis nos dar os nomes mas sabemos que há deputado(s) nesse grupo dos pesos pesados.

Por Baptista João

Casa de Cinema em Marromeu

O Cartaz do dia

Há dificuldades mas nos esforçamos para dar o mínimo e alegar o povo. Até que por estas bandas, coisas assim não são o minimo, são o maximo, disse um proprietario de casa de cinema em Marromeu.
Um dos divertimentos noturnos de Marromeu é ir ver um filme numa casa de cinema feita a material local (à nossa moda Africa com uso de escasssos recursos). Todos os dia há cinema em toda parte do marromeu. É a atração de uma das sete maravilhar.
Algo Curioso vi quando passava por uma dessas casa e vi o cartaz do dia com 8 propostas de filmes para uma noite só, testemunham as capas de discos montadas num fio sobre portaria de uma das casa. Incrivel mas é real, só resta saber se foi possivel visualizar todas as propostas naquela mesma noite.
O Portal de Sena quer parabendizar aos proprietários destas casas, apesar de não ser algo de media classe, este é o minímo nesessário que se pode oferecer a este povo que não se envergonha por ser pobre. É o que somos e é o que temos.

Traremos a resposta sobre as 8 propostas de filme para uma só noite e numa só casa de cinema. Fica a promessa

Por: Baptista João

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A educação pré-escolar

A educação pré-escolar em Marromeu ainda não é vista como algo tão sério e inequívoco, visto que, existem até hoje crianças que antes de frequentar o ensino primário não passam pela educação pré-escolar. Para ficar claro, este termo (educação pré-escolar ) é aplicado à experiência educativa de crianças que ainda não atingiram o primeiro grau escolar. Muitos educadores que já experimentaram a educação pre-escolar afirmam que as crianças desenvolvem conceitos de auto-estima e aptidões que lhes permitem melhorar o rendimento intelectual.
Com a introdução de Jardins-de-infância (iniciados em 1837 por Friedrich Fröbel) que é uma das formas de educação pré-escolar onde as crianças aprendem por meio de jogos criativos, socialização e expressão espontânea, estes (jardis da infância) representam uma etapa deveras importante de introdução ao ensino primário.
Quando uma criança está no ensino primário ela enxerga as coisas duma maneira divergente, porque para ela são os primeiros anos da educação formal. São predominantes as actividades de leitura, escrita e cálculo. O currículo escolar costuma começar aos sete anos de idade no caso de Moçambique e abrange disciplinas como linguagem, matemática, geografia e ciências naturais. Na maior parte dos países, o ensino primário é obrigatório.
É triste e de susceptibilizar ao ouvir dos nossos pais, tios e avos deplorando com o tipo de educação de hoje e comparando-a com a do tempo colonial, que as pessoas no então estudavam mais que actualmente. Se calhar é verdade... e se calhar não é... mas é verdade que gostariamos de ver os nossos pais e as nossas escolas como estruturas motivadas e capazes de motivar os que nela estudam e ensinam. Assim elas cumpririam as suas missões de ensinar e aprenderem para a vida e contribuir para construção de uma sociedade melhor e mais justa onde nos sintamos orgulhosos das nossas crianças, o futuro do amanhã. Uma sociedade onde todos são irmãos, têm as mesmas oportunidades, onde todos se ajudam entre si para a edificação de uma sociedade muito humana.


“É tempo de começarmos a construir uma escola motivada e motivadora, que responda as necessidades do mundo de hoje e que prepare pessoas para enfrentar os desafios que se avizinham”.

Por: Francisco Sangoma

Muito obrigado Sangoma por este artigo, altamente sugestivo e motivador para reflexões sérias e profundas.

Baptista João

As ruas da Vila de Marromeu mudam de rosto

Depois de um mês do arranque das obras, as ruas já começam a mudar de rosto com o pavimento de pavés, sinónimo de que algo está sendo feito pela edilidade em prol do bem estar do municipe.
Numa conversa com um dos vereadores, apuramos a ideia é de pavimentar todas as ruas interna da Sede da Vila e que tudo estará pronto até os finais de mês de Dezembro. A fonte acrescentou ainda que o pavimento estará preparado para suportar até 6 toneladas de carga enquanto a estrada principal que da acesso a Municipio terá pavés com capacidade de suportar viaturas com peso acima de 24 toneladas.
Bem haja ao Conselho Municipal, dono e e responsavel das obras.

Por: Fernando Raposo
Obrigado Fernando por esta material, informe-nos sobre os progressos e detalhes como financiadores, o montante envolvido, o executante das obras e a reação do publico.
Baptista João

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A população de Marromeu preucupada com a agua potavel


Nota-se que em todo distrito de Marromeu, a população está meramente preocupada com a falta de água. Um grande número da população percorre longas distâncias a procura daquele precioso líquido ou são sujeitos a recorrer a água imprópria para consumo humano.

Uma fonte por nós entrevistada disse que a questão central não se prende com falta de água como tal, pois fazendo uma cova de quase 2 metros de profundidade pode-se achar água mas não é recomendavel para o consumo humano. Acrescentou que esta situação tem sido constante e como consequência, as pessoas percorem longas distâncias a procura do liquido vital para o seu consumo e para o caso de lavar a roupa, as pessoas recorrem as aguas dos canais de irrigação das machambas da Companhia de Sena, os denominados “CASSOAS”.
 As águas das cossoas não são recomendáveis para consumo humano ou uso doméstico, excepto para rega, pois grande parte dela transporta resíduos de melaço e sujidade de cana lavada na fabrica. 
O Portal de Sena, na voz do povo que clama, pede ao recém eleito Presidente do Municipio de Marromeu, ao recém nomeado Administrador do Distrito e outras entidades não governamentais para que olhem por esta situação de falta de água assim como a formação de um corpo técnico para reparação e manutenção periódica das pequenas fontes de captação de água que se encontram avariadas. 
E que tal pensarmos em conselhos comunitários de gestão de fontes de abastecimento de agua? 

por Rodrigues Gaspar, Texto e imagem


Ainda na senda dos espetaculos que marcaram fina do mes de Agosto, a cantora Bita tambem brilhou no palco com o famoso cantor Wilson Olesse.  

Mais um evento que marca o final de mês de Agosto em Marromeu

Amigos de 80 promoveram mais um espetáculo e desfile de moda e fecham o mês em alta, como tem sido hábito ultimamente.  

Wilson Olesse, Bita, Big Bene e mais, cantaram e deixaram saudades em Marromeu.
Mais uma vez a “Iniciativa Amigos de 80” organizou mais um espetáculo no último sábado do mês de Agosto no complexo Sabir, Discoteca Las Vega onde para além da musica houve dança e desfile de moda. Gente de bom gosto lá esteve para deliciar-se e registar aqueles impares momentos de fusão cultural. Foi simplesmente lindo. 
Obrigado Duda pela iniciativa e o empenho na promoção da cultura e dos músicos Moçambicanos.

Por Fernado Raposo.



Empresário emergente


CATHY SNACK BAR – LDA

Foi exactamente na sexta feira do dia 28 de agosto de 2009 onde houve a inauguração do bar, “CATHY SNACK BAR-LDA”, do empresário emergente Mico Lamarque, trabalhados da Companhia de Sena. A abertura deste bar traz para as pessoas de Marromeu assim como de outros cantos, que passam por aqui, mais uma alternativa para diversão e disfurtar da tranquilidade que Marromeu nos oferece.
A reabilitação do local que durou mais ou menos três meses, teve o seu termino no mes de agosto do corrente ano de 2009 e foram investidos fundos próprios num montante não revelado. Segundo o Bruneau Dantier, uma personalidde póxima do Sr.Mico Lamarque, ficamos a saber que o maior objectivo da implantação daquele estabelecimento é de fazer com que as pessoas se divirtam num ambiente calmo e amigavel. A fonte acrescentou que que num futuro breve o local será ampliado para albergar mais gente e acomodar uma discoteca no local.

Para comentar: de facto o bar estava cheio e houve admiração por arte dos que láestm presentes. O bar promete bons momentos.

por Rodrigues Gaspar (Texto e imagem)