quarta-feira, 26 de junho de 2013

Transporte de passageiros suspenso em comboios do centro de Moçambique devido à insegurança

A empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciou hoje a suspensão da circulação de comboios de passageiros na província de Tete, centro de Moçambique, devido à insegurança que se vive na região.

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas, na sequência de ataques perpetrados na última sexta-feira por alegados homens armados da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), o principal partido da oposição.

Os ataques seguiram-se à declaração do partido de que iria impedir a circulação rodoviária e ferroviária no centro do país para travar um alegado reforço do exército e da polícia na antiga base central do movimento, onde vive atualmente o presidente desta força política, Afonso Dhlakama.

Em declarações à Lusa em Maputo, o representante dos CFM na província de Tete, Nelson Semente, disse que a empresa parou o transporte de passageiros devido à insegurança na região.
"Apesar de não ter havido ainda nenhum ataque aos comboios, esta medida visa evitar que aconteçam casos similares aos das viaturas atacadas e perda de vidas humanas", frisou o representante dos CFM.

A circulação rodoviária na estrada que liga as três regiões do país é feita com escolta de equipas mistas da polícia e do exército no centro de Moçambique, devido à instabilidade que se verifica na zona.

DEYM // VM
LUSA – 24.06.2013

Foto: Fernando Raposo

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PETIÇÃO A FAVOR DA PAZ (Não contra quem quer que seja)

É esta petição dirigida aos Presidentes da República de Moçambique Armando Emílio Guebuza e do Partido RENAMO, Afonso Dlakhama para que de imediato e sem pré-condições se encontrem, discutam o que têm a discutir e, de uma vez por todas, sem vencidos ou vencedores, seja o POVO MOÇAMBICANO a ganhar. A ganhar uma PAZ definitiva que o AGP parece ainda não ter trazido.

Sendo já milhares os que em Moçambique têm internet, vamos passar esta petição para que todos a assinemos, independentemente do partido a que pertençamos, e assim sejam os seus corações tocados a bem de Moçambique e dos moçambicanos.

Será este o pequeno contributo do MOÇAMBIQUE PARA TODOS a FAVOR DA PAZ.

Que assim seja entendido!

Fernando Gil

MACUA DE MOÇAMBIQUE

Assine em http://www.peticao24.com/peticao_a_favor_da_paz#form

Divulgue a todos os seus contactos e amigos

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tambores (ngoma) de percussão em Marromeu


O material e geralmente usada a Madeira, onde o corpo de rossonancia é cavado em diferentes formas num tronco de madeira fechado ou aberto do lado do chão ou do lado da boca, a qual é coberta com uma pele de animal (ainda em estado húmida) esticada e a volta do corpo de madeira. Exemplo nas imagens é um tipo de tambor uni-membranofonica, isso significa que o tambor é aberto num extremo. Nesses tambores a pele é pregada com pregos de madeira (pinos), espinhos ou cavilhas abotoado sobre cavilhas.
A posição do tambor é presa entre duas pernas mas também pode estar posto no chão, encostado num tronco etc. dependendo do tamanho.


Com o tempo a pele esticada perde a sua tensão inicial, baixando portanto o som. Com isso, os tambores são afinados antes de serem utilizadas ou mesmo são afinados nos intervalos da execução durante o uso. Se não houver meios de retesar esticando as correias de tensão etc. então aquecem-na de vez enquanto numa fogueira como podem ver na imagem abaixo bastando ampliar. Em Marromeu a fogueira nunca falta no grupo dos tocadores por ser a forma mais fácil e rápida de afinar o tambor.

Voltamos com mais instrumentos musicais de Marromeu


Obrigado umbHalane pelo envio do livro INSTRUMENTOS MUSICAIS DE MOÇAMBIQUE-Morgat Dias

Fotos: Fernando Raposo