sábado, 25 de abril de 2009

Vi Edição, em homenagem a Nossa Mulher-Marromeu

Prometemos e Cumprimos

Para quem vem acompanhando as nossas edições quinzenais, na última edição a equipa de Portal de Sena prometeu a nossa ampla e notavel gama de leitores uma edição especial alusivo ao dia 7 de abril, dia da mulher Moçambicana, em especial de Marromeu. Esta é a forma mais singela de prestarmos o nosso reconhecimento e valorização da Mulher e data numa acção social como o fruto de uma boa consciência humana. Como forma de comprirmos com a nossa promensa, hoje trazemos à luz todos acontecimentos que marcaram o dia. Sem ser por emoção, aproveitamos mandar alguma palavra de apreço, reconhecimento e saudar vivamente a todas mulheres que la fizeram se presente e as que não participar por razões diversas.

Aqui vão os nossos votos dum bom acompanhamento e apreciação dos momentos marcantes que fazem parte da nossa realidade, cá da terra. Sabemos que a cultura em nenhum momento da história foi estática, por mais ténue que fosse a sua dinámica ela sempre sofreu alterações. Pode nesse processo de transformação da cultura cair em desuso ou desaparecer alguns aspectos e ganhar outros. Aqui refiro-me de alguns aspectos novos e positivos que as nossas mães prepararam para o dia 7 de abril: todas vestidas de capulanas e lenços na cabeça quase 90%, umas de brincos e colares feitos de madeira ou material que não axige muitos custos, umas de sandalhas, chinelos ou até discalças. É a nossa realidade.

As 7 da manhã do dia 7, no local da concentração ja se fazia sentir a chegada de senhoras para o começo da festa. Nos rostos estava estampado um sorriso que prenuciava que seria um dia de muitos exitos, de alegria e com tudo de grande da festa.


Pelas as 8:00 da manhã, iniciava a marcha partindo da casa de cultura. Uma marcha que levou quase 30 minutos, nos quais as mulheres um numero espantavel e alinhadas em duas fileiras, percorreram algumas ruas da vila de Marromeu.


Enquanto o desfile fazia rolar a classe da OMM pela vila, mais mulheres se juntavam ao grupo para fazer parte. Grande numero das mulheres que la participaram as suas capulanas vinha com imagem da nossa heroina Josina Machel, a mulher que contribui bastante para o bem do povo Moçambicano na conquista da independência e liberdade que hoje é uma realidade a preservar.













O tempo foi passando e pelas 09 horas as Mulheres estavam chegando ao local da deposição de coroa de flores. Foi na Praça dos Herois onde a bandeira da OMM chegou ao ponto mais alto, foi tanta alegria ouvir o grito viva dia das mulheres, enquanto cantavam esperando pelas ceremonias que foram dirigidas pela secretária da OMM Ernestina Lapis Mizo.


Apôs a deposição da coroa de flores, as mulheres caminharam em direcção a casa da cultura, local escolhido para a leitura de mensagens. De referir que a aderência das mulheres e à alegria nos seus rostos foi como um mundo com inumeros espelhos torcendo para boas reflexões.















Na casa de cultura e no momento de leitura de mensagens a secretária da organização das mulheres em Marromeu deixou alguma mensagem de encorajamento da mulher na participação activa do combate ao analfabetismo, a pobreza absoluta e lutar na divulgação e promoção da igualdade dos direitos sem que haja discrimionação do genero contribuindo assim positivamente para o densevolvimento do pais.

Apôs a leitura de mensagens seguiu-se o espaço de recriaçao acompanhado por dança, desfile em traje de capulana, música, karaté e muitos mais eventos que marcaram o dia no qual a mulher estve em peso.


A festa ganhava passos largos quando pelas 12 horas deu-se intervalo para o almoço e as 14 horas realizou-se uma partida de futebol femenino e para terminar o dia o dia, houve um jantar fruto decontribuições massivamente das mulheres.

O Portal de Sena esteve presente para cumprir o seu papel de promover e encorajar os fazedores das coisa. Encorajamos toda a mulher pelos seu feitos e juntamo-nos a vos para bem alto gritar “ avante mulher moçambicana, de mãos dadas venceremos as dificuldades”

O Portal de Sena saúda-vos e eis a prenda que vos é merecida.

Por Fernando Tomé Raposo (texto e imagens) e Baptista João (Aranjos e finalização)
====================================================================

Quarentinha de Marromeu

18 de Abril de 2009, Marromeu comemorou o seu 45 aniversário. É uma idade jovem para um recanto que promete um futuro risonho aos seus filhos. Afirmamos isso por que existem indícios fortes que deixam transparecer melhorias significativas de forma paulatinamente. O despertar da joventude e o proativismos da mulher secundam as nossas afirmações
A entrada em funcionamento da recém reabilitada linha de Sena (linha ferrea), que esteve paralizada por mais de 20 anos, contribui significatvamente para baixa do custo de vida e do transporta de e para esta parcela, sufocando menos o bolso do cidacão.
A Energia da Cahora Bassa que já chegou em Marromeu é um marco importantíssimo. Ira alavancar a economia e a vida da sociedades em varias vertentes.
O Portal acredita que os beneficios, quer da linha férrea, quer da energia de cahora são mensuraveis desde o pequeno agricultur até às grandes industrias como o caso da Companhia de sena.
Assiste-se nos ultimos dias a presença de vária ONG’s como a Oxfam, IRD, Txova Txova, Aliance international, WWF que em colaboração com o Governo, juntam os esforços para providenciar ao cidadão um Marromeu cada vez melhor.
Apesar de existirem alguns factores que concorrem pela negativa como o caso da degradação acentuada de alguns troços da principal via rodoviaria que da acesso a vila, a erosão que afecta as margens do Zambeze e contribuindo para redução de zonas agrícolas, o fenomeno de roubo de cana nas machambas da Companhia de Sena que esta se agundizando o fecalismo ao cêu aberto e a colera que esta semeando luto nas comunidades, Marromeu tem motivos para sorrir num olhar de esperaça.

Neste mes de Abril, para além de se celebrar o dia da Mulher Moçambicana, Marromeu voltou a parar para celebrar mais um aniversário que se assinalou no dia 18. Os organizadores prepararam uma festa recheiada de diversidade de programas para deliciar os olhos dos espectadores e êxtase por parte dos que participaram.
Eis alguns momentos captados pela camera do Portal de Sena operado pelo Rodrigues Gaspar

O dia estva lindo, ceu pouco nublado e uma tempertura amena. A marcha em direçao a praça dos Herois inicio na retunda (a unica existente, veja lá para fundo).

A caminhada para a praça foi numa marcha em jeito de desfile de festa ornamentada de cantos de exaltação.
Catamos o que nos convinha e que dignificava a data, os feitos e os fazedores das coisas neste ponto do país.
A dignissima Sra Ernastina Lapis Mizo, dirigente da OMM local e substituta do Presidente do Municipio, esteve no local nas primeira hora prevista para o início do desfile. Na ajuda de alguns camaradas, organizaram os presenntes e deram o comando para e avançar.
A marcha iniciou com algumas dezenas de presentes. Fracassou. Pensaram alguns.
Enganaram-se os que assim pensaram pois enquanto o desfile avançava aumentava a
afluência de municipes de todas as idades.

A marcha teve o seu inicio as 08:30 e por volta das 09:00 foi o momento certo de chegada a praça dos heróis Moçambicano para a deposição de coroa de flores, depois foi a saudação dos convidados que lá faziam-se presente.


Depois da deposição de coroa de flores o palco do conselho municipal foi o local predileto para a leitura de mensagens e realização de todas actividades recreativas.
A representante do senhor Presidente do Conselho municipal Ernestina Lapis Mizo deixou algumas mensagens encorajadoras no combate a pobreza, hiv-sida e a cólera que está fustigando centenas dos nossoa irmãos. Exortou para que todos participemos para um Marromeu cada vez melhor.



Apos a leitura de mensagens, seguiu-se o espaço de recreação, algo interessante e surprendente. Para além da nossa dança local (zhoma) foi a apresentado o Tufo, auténtica dança ou cultura dos macuas. Foi muito bonito é de louvar a troca de experiêcias como essas, afinal é dessa maneira que ensinamos e aprendemos dos outros, tornando assim uma ligação notavel de cultura moçambicana.

Para além da dança, houve espaço para desporto, desfile, exibições de karaté e muito mais. As 10:30 foi o começo de actividades desportivas como o ciclismo e atletismo onde as disputas estavam divididas por idade e género.

Em gesto de agradecimento e emcorajamento as pessoas que participaram no concurso tiveram como prémios bicicletas novas, rádio, capulans, e mais, sem deixar escapar o último classificado que teve prémio de participação. Fotos abaixo ilustram os momento de entrega de prémios .


Por ultimo, viva o distrito de Marromeu, todos unidos para o densevolvimento da autarquia e do povo em geral, terminando assim as ceremonias e a festa continuando amigavelmente ou em familia. Parabems Marromeu
Por: Baptista Jose (Texto), Rodrigues Gaspar (imagens) e Fernando Raposo (finalizações)
=======================================================

Obras de arte em Marromeu

No dia 3 e 4 de Abril realizou-se uma exposição e venda de obras de artes no bairro 10 de Agosto, iniciativa da Sra. Cátia Isautier e Stacy. Mais de 20 peças estavam em exposição. As obras transmiam várias mensagens de natureza africana, peças com várias finalidades: como panos para mesa, aventais, peças para ornamentação de casa, para parede, almofadas para sofas, peças para cozinha e muito mais. As obras são vendidas localmente e se necessário são feitas por encomenda a gosto do cliente. Esta uma iniciativa fantastica que vem reviver o que era realizado por um grupo de mulheres a um tempo atras.
Segundo a nossa entrevistadam, Catia Isautier, a intenção é trabalhar e partilhar com mais mulheres Moçambicanas interressadas em aprender a pintar como passo mais facil para um começo de um bom negócio.
O Portal de Sena quer encorajar estas duas mulher e promete o seu apoio na divulgação dos trabalhos ali realizados.
Por: Fernando Reposo (Texto) e Baptista Jose (Imagens)
=================================================
Foi um prazer ter-vos aqui mais uma vez. Voltamos brevemente para te deliciar com novos acontecimentos.
A Equipe do Portal>

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao