domingo, 13 de dezembro de 2009

Acusada de feitiçaria

Uma senhora proviniente do distrito de Chinde encontra-se em Marromeu acusada de feitiçar pela sua própria filha. Conforme o que testemunhamos as 6 horas do dia 04/12/2009 no local onde ela e sua filha passaram noite, isso no mercado 1º de maio, concluimos que em chinde ela foi obrigada pelos seus familiares para levar a filha que ela “feitiçou” para hospital, e cá, quando as pessoas lhe perguntam ela diz que foi expulsa do hospital e que na realidade não passa de uma mentira.
Em menos de 5 minutos, no local onde encontramos a senhora e sua filha encheu de pessoas que condenavam a ela com palavras injuriosas. Umas porque ela tem coragem de passar de bairro em bairro com alguém doente e sem encotrar um abrigo e outros porque ela nunca quis levar a filha para hospital, enquanto outros enchiam-lhe de dores dizendo: “ela é feiticera mesmo, olhem para cara dela”, isso dito em lingua local.
No local conseguimos perceber que alguns atribuiam o valor de feiticeira com base nas caracteristicas físicas da senhora, uns pela coragen que tem de não levar a filha que esta grave doente para hospital passando a vida nos lugares inseguros e outros pela fama de feiticeira que ela traz apartir do chinde.

Quem sabe da verdade de superstição?
Cá em Africa, estas historias são frequentes e há gente que perde vida acusada de feitiçaria. Vejam os casos reportados na Oficina de Sociologia do Pr. Carlos Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao