segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

As crianças e a tecnologia de ponta

Curiosamente o Baptista José João, depois da sua reportagen fotográfica forneceu-me algumas imagens, as mesmas conduziram-me a titulo acima citado. clica na foto para ampliar
As tecnologias nas crianças Africanas estão em ordem do dia a dia, elas tem grande curiosidade e criactividades nas invenções dos seus próprios meios sem precisar de passar por um conjunto de experiências e de matérias já fabricadas. Elas nascem enginheiros, ciêntistas com habilidades de fazer algo que lhes possam entreter dia pos dia, usam cabeça para pensar e se instruir manifestando assim suas criatividades e seus sonhos. Não usam prendas caras aliás nem pensam nessas porque só lhes bastam uma lata de refresco usada, arrames, borracha, um caniço, e mais objectos ja usados transformando assim em brinquedos que lhes dá qualidades de autores.
Pois, se por outros cantos se compram grandes aparelhos, brinquedos para as crianças, que so lhes dexam saturadas, limitadas ou com preguissa de inventar seus próprios meios aqui, as crianças deixam ao lado tais prendas manifestando assim suas ideias, criatividades e pondo em prática as suas tecnicas, para alguns pode parecer como velhas ideias porque so atualmente acontece em alguns escassos e raros lugares sobretudo nas regiões onde o nivel de vida é baixo.
Quem não se lembra e guarda saudades de jogos como: berlindes, nstuva, policia e ladrão, banana, zotho, neca, muravarava, jogo 13, dama, bandeira, mata-mata, troca malha, stop, para além de carros de arame, avião, mota de lata, e mais...
Quem nao guarda saudades dos momentos em que todo mundo sentava em volta duma fogueira contando historias e advinhas com os mais velhos que hoje tudo se dexou levar com a globalização TV tendo em conta os seus efeitos refletem os aspetos da vida real.
Na falta de poderes aquisitivos não significa freima, crescer de braços cruzados ou limitar-se de fazer algo que lhe possa ajudar mas sim é ser heroi na infância e exemplo na juventude..

Vamos ajudar a dar meios e atenção nas crianças para elas se densevolverem, dexar elas que sintam
a vida e sonho transmitido pelos seus corações

Por: Fernando Raposo

2 comentários:

  1. Grande Fernando,obrigado por publicares essas fotos. na verdade as criancas nas zonas rurais ainda tem o privilegio de usar a sua mente para beneficio proprio, criam ou inventam aquilo que precisam apartir daquilo que noutras sociedades e' chamado de restos ou lixo. estes sao criancas felizes, nao se apegam a tv e a brinquedos manufacturados para atrofiar-lhes a mente. pena nao termos condicoes de desenvolvermos as abilidades.

    Cumprimentos a todos leitores deste blog, aos inimigos tambem pois fazem parte da nossa esfera.

    Baptista JJ

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao