terça-feira, 6 de julho de 2010

Alunos suspensos e obrigados a pagar 450 meticais/pepino na Escola S. de Marromeu

Prezados leitores é triste saber que nos sacrificamos para os nossos educandos a favor das leis expressas pelos impavidos.

Tomé Bola e Raúl Tomás são estudantes da Escola Secundária de Marromeu, que na ultima semana foram suspensos das aúlas, tudo porque foram flagrados a saborear o pepino que os mesmo produziram durante a produção escolar, onde, foram afastados das salas de aúlas e obrigados a pagar 450 meticais cada um, em troca do pepino. Na mesma situção está a Maria Fernando Dique, Tangue José e Zacarias Raposo, ultimo este meu irmão que também ficaram sem assisitir as aulas por caúsa de um vidro que por descuido partiram, e como de sempre foram cobrados 450 meticais cada aluno, alias não sei se os outros conseguiram pagar, pois não saberia como escrever se o caso só fosse de Zacarias, mas olhei para o número dos estudantes e de valores estipulados parecem-me assustadores muito mais quando me falam que ninguém pode assistir as aulas até que pague, me pergunto:
Aquele filho de campones onde é que ira encontrar 450 meticais só para pagar um pepino? Nao irá desistir?
Com 450/pepino será para virarmos a pobreza? Ou iremos amedrontar a riqueza ou a pobreza absoluta? Nao há outra maneira de cobrar para nao deixar os miudos marginalizados? Que tal pagar em prestação enquanto vao assistindo as aulas?
Se a mesma situação viveu-se no ano passado acredito que muitos desistiram das aúlas e hoje Tomé Bola é um deles que está a caminho de desistir porque os encaregados não tem condições.
O caso dos estudantes da Escola Secundária de Marromeu, tem de merecer especial atenção desde já de quem se julga de direito poque, esta acção punitiva parece ou está pouco exagerada. Onde é que parou o sistema de mandar abrir couva para alem de cobranças monetárias.

Por: Fernando Raposo



Por: Fernando Raposo

5 comentários:

  1. Fernando saibas que os gatos nem sempr sao gatos as vezes ficam ratos assim vice-versa

    ResponderEliminar
  2. http://oficinadesociologia.blogspot.com/2010/07/tristes-e-caras-pepinadas.html

    ResponderEliminar
  3. Quando eu era jovem, anseiava pela liberdade
    agora sou velho, anseio pela ordem, e faço uma grande descoberta que a liberdade e o fruto da ordem; mesmo em pequenas coisas e necessario obedecermos quem saboreia pepino sem o devido consentimento dos lideres da escola. pode muito bem saborear os fundos dos cofres do estado. tenho dito e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Jose fra. sinto que te lembraste dos velhos tempos em que mesmo sabendo mas tinhas que suportar em ser debulhado. quantas vezes saboreaste quando estudantes? nem uma vez e paraonde a o teu esorco? sera que nunca teve vontade de saborear? ok acha que o valor e justo?

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao