terça-feira, 27 de julho de 2010

No mercado. A menina de saia curta.

Esse assunto requer um sociologo para simples reparo. Se for azar, para a joven foi o dia de azar. Estava passar no mercado municipal de marromeu pelas 11h onde deparei-me com este caso, uma moça que se parecia mal vestida (de saida muito curta), foi atacada pelos vendedores do mercado municipal de marromeu. O cenario começou de tipo brincadeira mas em pouco tempo viu-se enchente enorme dos pequenos vendedores que desistiam dos seus balcões para ver que se passava, claro que era a jovem de saia curta e transparente, se digo transparente porque os leitores ja devem imaginar. Entre as mulheres ninguém se enteressou em dar capulana logo antes da chegada dos rapazes vendedores de sapatos e roupa usada, para evitar o pior, pois os jovens agitaram mais a moldura, e como forma de se escapar a moça acabou entrando numa loja até atras do balcão, perto do proprietario da loja. Pensei que fosse o fim da história mas as pessoas ainda se manteram fora para ver como ela sairia do esconderijo. O proprietário de boa fé ofereceu-lhe uma capulana para, puder seguir a sua viagem, mesmo assim as pessoas continuaram perseguindo. A movimentacão me deixou bastante perplexo pela forma como aquela gente se comportava não porque estava a favor da moça mas sim pela forma como lhe agrediam e humilhavam.
Me pergunto: sera que aquela foi a melhor forma de dar exemplo que: ao sairmos a rua precisamos de vestir minimamente bem? Ou porque agitação de um influenciou os outros? Curiosamente ouvia de alguns dizendo que: ‘essa gente do mercado nao tem cultura’, cada um pode se vestir da sua maneira...

Nao sei a quem poderiamos condenar entre: a moça que supostamente estava mal vestida e aqueles comerciantes e um pouco da clientela que aos poucos se juntavam criando assim muita agitação.

Fernando Raposo

1 comentário:

  1. mas olha, o que poderiam fazer se fosse um homem a vestir-se mal? as vendedores teriam atacado o homem? acredito que nao teriam. mas essa questao e de pecador punindo pecador. ladrao matando ladrao. pervertidos sexuais atacando raparigas sem recato no vestir. esses vendedores nao atacaram porque tem sentimentos castos e delicados, mas porque estao imbuidos de pensamentos imorais.

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao