sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Há rumores no Hospital Distrital de Marromeu

Por onde passo oiço comentários que, o novo médico do hospital de Marromeu é:
Arrogante,
Atende mal os utentes ou melhor não sabe servir aquilo que jurou no dia da sua graduação com o braço direito estendido, lendo, enquanto os demais, de pé;
Despreza quase todo mundo;
Quando alguém lhe saúda não responde;
Humilha quase todos;
Não se sabe se tem amigo ou não;
Se é humilhação ou desprezo também passei uma vez com ele, foi no dia 31 para 1 de Janeiro, como de hábito respeito as pessoas não por causa das suas qualidades, mas sim por uma boa educação que sempre tive, feitos dos meus progenitores para servir a qualquer um. Humildemente saudei “BOA NOITE” não respondeu. Do principio culpei o som alto que lá fazia sentir, minutos depois associei o seu silêncio com tantos rumores que já circulavam na zona. Talvez esperar por uma boa oportunidade para prosseguir com a minha humilde saudação.
Estava a servir no meu prato algumas batatinhas, alguns frito e assados, alias todos partilhamos a mesma mesa, por conscidência só éramos nos os dois no local, não tardei avancei com uma “BOA NOITE”, a resposta foi um eterno silêncio só não deixei cair o saboroso prato, se calhar porque eu estava preparado para o que der e vier. Bem essa foi uma história vivida fora de unidade hospitalar não tem nada a ver com o título acima citado, isso pode ser normal ninguém está forçado a responder se por ventura alguém o saudar...

Prezados leitores
Me ajudem, gostaria de saber qual é o papel de um médico dentro ou fora de uma unidade hospitalar?

No hospital distrital de Marromeu tem uma média de 3 médicos. Aqui não citei nenhum deles. Voltarei com mais…

Por: Fernando Raposo

7 comentários:

  1. Caros Leitores

    Acerca deste assunto abordado aqui na Blog é pouco delicado, visto que, um medico deve estar a pare ou deve conviver com a comunidade e interagir com ela. Se ele nao cumprimenta ou se cumprimentado nao responde digo eu que tem falta de etica social se o mesmo a conhece.

    Gostaria de ser pouco lacónico sobre este tema citando, algumas das Competências pessoais para a Função, talvez o contratante nao reparou nos seguintes reqiusitos para contratar o mesmo, um medico tem que ter o seguinte:

    1. Lidar com situações adversas
    2. Iniciativa
    3. Transmitir segurança
    4. Atenção seletiva
    5. Tolerância
    6. Altruísmo
    7. Trabalhar em equipe
    8. Interpretar linguagem verbal e
    não-verbal
    9. Imparcialidade de julgamento
    10. Empatia liderança

    Se um medico nao tem nenhum desses principios acima citados, entao ele nao é medico, e nao ha duvidas sobre o assunto porque nesse pais existem muitos medicos falsos, ou talvez ele está neste lugar por chefia de confiança, isto pode trazer impactos negativos para a comunidade onde vivemos.

    Por: Anónimo

    ResponderEliminar
  2. obrigado Anonimo,
    Fernando, diga-nos o nome deste medico. o nome dele permite-nos avalia-lo e dar opiniao segura sobre ele.
    se realmente ele e' assim, temos que bani-lo. chega de massacrar o povo. ja sofremos de mais e nao e' um medico que vira' semear terror no seio da comunidade. temos exemplos claros e bons em marromeu, como e' o caso do Medico Laita. um autentico servidor publico que se preocupa com o povo.

    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos 10 requesitos.
    'Petição concedida'
    1. Lidar com situações adversas
    2. Iniciativa
    3. Transmitir segurança
    4. Atenção seletiva
    5. Tolerância
    6. Altruísmo
    7. Trabalhar em equipe
    8. Interpretar linguagem verbal e
    não-verbal
    9. Imparcialidade de julgamento
    10. Empatia liderança

    ola Baptista como disse no texto voltarei mais com a mesma serie, precisamos de homens trabalhadores, homens para trabalhar para o bem do povo, um medico de verdade nao por engano, ele nao pode pensar que estar em marromeu pode fazer e desfazer isso nao!!! o medico Laita e' um dos melhor exemplo de homen que luta para seus compatriotas, o peter e mais pita, foram todos bons.
    um paciente precisa de voltar a casa satisfeito com a medicacao assim com os tratos.
    so porque o Ivo ja nao esta no topo e' motivo de voltarmos a desgraca?

    ResponderEliminar
  4. ola fernando.
    concordo com o ponto de vista de um leitor no que diz que deveria se saber o nome do medico para que se tome medidas no sentido de se reverter a situacao,ele deve saber que a sociedade onde esta inserido nao esta a gostar das suas atitudes.penso que e um individuo com uma conduta banti social.se nao sauda e nao responde quando e saudado, imaginemos este profissional no seio do doente,com essa conduta so pode piorar a situacao do doente.este nao deve tratar os doentes com o devido carinho.pemba

    ResponderEliminar
  5. obrigado amigo leitor de Pemba
    e'claro que o nome sera revelado num futoro breve, nao por ter medo mas sim respeiro como diz o Baptista o mlhor assassino e' aquele que opta pelo silencio, pois nao deixaremos de gritar

    Ser médico é de fato privilégio que a poucos contempla. Que outra ciência ou arte defere aos que a praticam a primazia de exercê-la sobre a matéria nobre, o corpo humano, animado pelo sopro divinal da vida?
    Tem sido assim desde o princípio. Por isso que só os realmente vocacionados para esse assim nobilitante quanto afanoso mister podem aperceber-se, de todo, da grandeza de seu exercício.
    Mais de vinte e quatro séculos são passados desde que Hipócrates fez ditar as regras deontológicas que norteiam a profissão médica e, no entanto, ainda se nos afiguram imperecíveis. O Juramento que nos impôs segue prevalecendo em todos os seus termos imperativos, garantindo a nobreza e dignidade de nosso ofício. E é ainda o pai da Medicina quem nos predica: “Breve é a vida e longa é a arte; a ocasião é fugaz; a experiência é enganosa, o julgamento é difícil”. Todas as facetas e falsetas da Medicina estão aí contempladas.
    O exercício da Medicina impõe, necessariamente, aos que a professam, dedicação, fidelidade, correção, retidão de caráter. Já o Código de Hamurabi - notável governante da Babilônia - circa 2000 antes de Cristo estabelecia a responsabilidade dos médicos frente a seus pacientes.
    Com o crescimento ciclópico da ciência, notadamente nas áreas da biologia, da bioquímica, da metodologia diagnóstica e das disponibilidades terapêuticas, mais e mais se faz indispensável essa entrega livre, espontânea, estreme, do médico à sua profissão, visando a um único objetivo: o bem-estar, a saúde do seu semelhante, da coletividade a que pertence.
    A dedicação à sua ciência e à sua arte, já o dissemos alhures e aqui o reforçamos, deve ser total, deliberada, e a educação continuada, a atualização permanente, a chama revivificadora desse envolvimento, a fim de que o benefício ao paciente seja o mais completo e universal possível. Esses os elementos basilares de tão enobrecedor quanto imprescindível apostolado profissional.
    Nesses mais de quatro décadas e meia de abnegado e permanente idílio com a “doce Senhora” (a Medicina) pude bem aquilatar o quanto é ela exigente, impositiva, exclusivista, tirana às vezes, de tal sorte que, se não a amarmos deveras, logo virá, inexorável e frustrante, a desilusão – como nas uniões inverdadeiras!-, que culminará, mais cedo ou mais tarde, com traumática ruptura.
    Esse o cariz primordial que faz da Medicina uma profissão diferente, superior!

    no http://recantodasletras.uol.com.br/tutoriais/2018030
    mais uma vez obrigado pela contribuicao

    ResponderEliminar
  6. Presado Portal de Sena,

    É com grande alegria que vos escrevo e a bastante tempo que nao visito o vosso site, por causa do factor tempo. Gostaria de aproveitar este lindo momento para agradecer a todos os colaboradores e leitores deste blog.

    O assunto deste medico em causa é serio porque um medico tem varias tarefas dentro ou fora da comunidade, mas eu vou sitar apena 5 tarefas que acho preponderante pela minha parte:

    1. Realizar consulta e atendimento médico, anamnese, exame físico, propedêuticainstrumental, atendimentos de urgência e emergência.
    2. Interpretar dados de exame clínico e exames complementares e diagnosticarestado de saúde de clientes.
    3. Discutir diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção com clientes,responsáveis e familiares.
    4. Trabalhar segundo normas técnicas de segurança, qualidade, produtividade,higiene e preservação ambiental.
    5. Participar de equipes interdisciplinares e multiprofissionais, realizando atividades
    em conjunto, tais como: visitas médicas, discussão de casos, reuniões administrativas, visitas domiciliares etc.

    Na minha opiniao acho que este medico nao é altruísta, por isso que no primeiro comentario feito por um anonimato no numero 6 disse que ele deveria ter o espirito de altruísmo eu concordo muito bem com ele e gostaria de definir esta magnifica palavra para evitar equivocos.

    Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as acções de um indivíduo beneficiam outro trazendo algum tipo de prejuízo para o próprio. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade. A palavra altruísmo foi cunhada em 1830 pelo filósofo francês Augusto Comte para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros. Esse conceito opõe-se, portanto, ao egoísmo, que são as inclinações específica e exclusivamente individuais (pessoais ou coletivas).
    Além disso, o conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções sobrenaturais ou divinas.

    Por: Francisco Sangoma

    ResponderEliminar
  7. Ola Francisco Sangoma.
    obrigado pelo comentario e' bom saber que nos visita mesmo nao sendo frequente vove esta bem vindo. o Hospital de Marromeu esta abandonado assim posso dizer, muito capin que ate atinge o nivel das janelas para o lado da farmacia, nao vou falar de fecalismo ao ceu aberto, ja falamos tantas vezes aqui no portal Baptista testemunha isso na ultima visita que fizemos antes de partir para pemba. eu passar os teus 5 pontos como uma informacao acrescida no post
    obrigado Sangoma

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao