sexta-feira, 11 de março de 2011

Utilização do Rio Zambeze para o escoamento de carvão de Benga até Chinde

Governo de Sofala recomenda necessário aprofundar estudos de impacto ambiental
A Riversdale Mining Ltd, uma sociedade australiana, titular de 18 títulos mineiros em Moçambique, com enfoque para o carvão de Benga, na província de Tete, onde planeia iniciar operações no segundo semestre deste ano, com extracção de cerca de 5.3 milhões de toneladas por ano de carvão, apresentou há dias ao Governo Provincial de Sofala o seu projecto de utilização do rio Zambeze para o escoamento do produto através de barcaças.
Na apresentação, foi referido que o estudo de impacto ambiental para o efeito exigido pelo Governo já foi concluído e exclui-se qualquer possibilidade de ocorrência de efeitos negativos ao ambiente.
Os gestores da Riversdale Mining Ltd revelaram no referido encontro que um estudo técnico foi também feito ao mesmo tempo que o ambiental e para tal foi construída uma embarcação automotora em Tete para desenvolver este estudo, bem como adquiridas outras três para os estudos no rio.

A Riversdale vê o transporte de carvão por barcaças até Chinde, onde estariam ancorados barcos de grande calado que depois fariam carregamento para os grandes mercados de consumo, como forma complementar ao transporte por linha férrea. ler mais aqui

2 comentários:

Deixe seu comentario/sugestao