sábado, 11 de junho de 2011

Precisa coragem para pescar em Inhangombe

Precisa coragem para pescar em Inhangombe.

A população corre risco de não comer peixe do Zambeze nos últimos dias por causa do conflito homem e crocodilo. No mês passado 3 pescadores foram atacadas por crocodilos em Inhamgobe-Mopeia, essa situação obrigou quase todos pescadores a retirarem suas redes de pesca, reduzindo assim disponibilidade do peixe do Zambeze em Marromeu.

Até aqui nada se fez ou se pensa em fazer…

Afinal quem irá ganhar com o rio Zambeze? Se a população nem explora a água desse gigante rio para outros fins se não talvez para tomar banho, buscar agua para beber ou lavar roupa, ate assim o risco ainda continua maior de ser atacado pelos crocodilos…

Dizem que fazem alguma coisa recolhendo 10 ovos de crocodilos e abatendo 3 ou 4 crocodilos? Alguém sabe quantos crocodilos existem no rio Zambeze? Ou sabemos somente quantas vidas se perdem por ano no rio Zambeze. Na rádio comunitária de Marromeu já não é novidade ouvir que alguém foi atacado pelo crocodilo essa é a música que toca quase todas semanas. (continua)

Por: Fernando Raposo



3 comentários:

  1. COINCIDÊNCIA.

    Hoje à tarde vi na TV um comentário sobre os crocodilos na Austrália.
    Todos sabemos que na Austrália há muitos problemas de acidentes crocodilos/humanos, até porque é um Povo que cultiva muito os tempos livres na vertente da natureza, pesca, desporto e outros de puro lazer.
    Na Austrália há 2 espécies de crocodilos - o de água salgada/salobra, maiores, e os de água doce.
    Em tempos foram animais muito caçados chegando mesmo ao perigo de extinção, menos de mil.
    Foram então protegidos, e os números superam já os cem mil, nas áreas focadas.

    Nem todos os crocodilos são perigosos!!!

    Sim, nem todos têm a ousadia de se chegar à beira do homem.
    Os mais atrevidos, arrojados, aqueles que se acostumam, é que são o problema.
    Como com todos os animais.

    A solução não é desatar a matar muitos crocodilos.
    Errado.
    Desequilibra o meio ambiente, o balanceamento das espécies.

    Segundo o documentário, os guardas da natureza escolhem para estudo – medições, peso, sangue, etc., - precisamente os crocodilos que mais se aproximam dos seres humanos – nos ancoradouros, lugares de banho, lavagem de roupa, etc..

    A vantagem é que têm forçosamente de estudar os animais para gestão, acabam por TRAUMATIZAR os crocodilos mais “atrevidos”.
    Aí, depois do manuseamento, por vezes com muita luta de ambos os lados, os crocodilos visados vão se lembrar durante o resto da vida que não é bom aproximar daquele outro “bicho”, o homem.

    Mas para isso é preciso…

    ResponderEliminar
  2. e' claro umBhalane nem todos crocodilos sao perigosos. os crocodilos de agua doce São monstros de até 7 metros, extremamente fortes e robustos. o crocodilo sempre gosta de atacar qualquer coisa que se mova ao seu teritorio ou a sua volta...

    nao quero tirar a lei que os protege (crocodilos) mas tambem o a populacao tem a sua, que e' igual a todo ser humano

    **Segundo o documentário, os guardas da natureza escolhem para estudo – medições, peso, sangue, etc., - precisamente os crocodilos que mais se aproximam dos seres humanos – nos ancoradouros, lugares de banho, lavagem de roupa, etc..
    A vantagem é que têm forçosamente de estudar os animais para gestão, acabam por TRAUMATIZAR os crocodilos mais “atrevidos”.
    Aí, depois do manuseamento, por vezes com muita luta de ambos os lados, os crocodilos visados vão se lembrar durante o resto da vida que não é bom aproximar daquele outro “bicho”, o homem.

    isso e'o que se precisa. matar esses predatores nao e' solucao para alem de provocar extincao da especie podera provocar consequencias catasstroficas para um habitat incluindo nos os seres humanos...

    mas em todo caso alguma coisa deve ser feita...
    abracos

    ResponderEliminar
  3. no meu comentario queria dizer os crocodilos de agua salgada que chegam 7 metros os de agua doce variam 2,3.5 ou ate 4 metros
    abracos

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao