sábado, 28 de janeiro de 2012

200 milhões de dólares vão ser investidos no vale do Zambeze, em Moçambique

2012/01/27 Notícias

Chimoio, Moçambique, 27 Jan – A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze vai investir mais de 200 milhões de dólares em diversos projectos destinados a promover o desenvolvimento económico e social naquela região de Moçambique, informou o matutino Notícias, de Maputo.

Os projectos, a serem executados durante o triénio 2012/2014 nas quatro províncias integrantes do referido vale, abarcam, preferencialmente, as áreas de agricultura, pescas, mecanização agrícola, agro-processamento, agro-indústrias, planeamento territorial e infra-estruturas.

Financiados por fundos do Orçamento do Estado e com a comparticipação de diferentes parceiros de cooperação nacionais e estrangeiros, os referidos projectos incluem, entre outros, o estabelecimento, em Murraça, na província de Sofala, de uma unidade de montagem de tractores.

Operando em mais de 35 distritos das províncias de Manica, Sofala, Zambézia e Tete, a Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze conta, entre outros, com o apoio financeiro dos bancos de Exportação e Importação (ExIm) da Índia e da China, do Banco Mundial e dos governos da Holanda e da Noruega.

O director-geral da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, Roberto Albino, disse no Chimoio ao jornal Notícias que os projectos firmes contam já com um financiamento garantido de 5 milhões de dólares enquanto que para aqueles que ainda estão em carteira decorrem negociações tendo em vista a sua aprovação e consequente financiamento.

Constitui objecto da agência a realização de estudos e apresentação de estratégias para o desenvolvimento económico e social da região, a assistência técnico-financeira às iniciativas do desenvolvimento económico-social, incluindo a mobilização de recursos e sua canalização aos beneficiários, bem como a assistência aos governos locais nas componentes de planeamento, ordenamento territorial e desenvolvimento sócio-económico local. (macauhub)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao