sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tambores (ngoma) de percussão em Marromeu


O material e geralmente usada a Madeira, onde o corpo de rossonancia é cavado em diferentes formas num tronco de madeira fechado ou aberto do lado do chão ou do lado da boca, a qual é coberta com uma pele de animal (ainda em estado húmida) esticada e a volta do corpo de madeira. Exemplo nas imagens é um tipo de tambor uni-membranofonica, isso significa que o tambor é aberto num extremo. Nesses tambores a pele é pregada com pregos de madeira (pinos), espinhos ou cavilhas abotoado sobre cavilhas.
A posição do tambor é presa entre duas pernas mas também pode estar posto no chão, encostado num tronco etc. dependendo do tamanho.


Com o tempo a pele esticada perde a sua tensão inicial, baixando portanto o som. Com isso, os tambores são afinados antes de serem utilizadas ou mesmo são afinados nos intervalos da execução durante o uso. Se não houver meios de retesar esticando as correias de tensão etc. então aquecem-na de vez enquanto numa fogueira como podem ver na imagem abaixo bastando ampliar. Em Marromeu a fogueira nunca falta no grupo dos tocadores por ser a forma mais fácil e rápida de afinar o tambor.

Voltamos com mais instrumentos musicais de Marromeu


Obrigado umbHalane pelo envio do livro INSTRUMENTOS MUSICAIS DE MOÇAMBIQUE-Morgat Dias

Fotos: Fernando Raposo

4 comentários:

  1. Até que tenho estado ausente.

    Esta iniciativa de mostrar instrumentos musicais locais, Marromeu, é muito boa.

    Espero que seja para continuar, poli-poli, mas continuar sempre...

    Abraço

    umBhalane

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao