quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Rescaldo sobre a votação na Vila de Marromeu

Logo pelas primeiras horas da manha do dia 28/10/2009 (ontem) os eleitores fizeram-se presente nas Assembleias de voto para exercer o seu direito de voto. Por quase todo lado haviam longas bichas no período de manha mas a rapidez do atendimento era aceitavel a ponto de ninguém lembrar-se de resmungar. Houve casos isolados de indivíduos tentando infiltrar-se nas bichas fingindo ter chegado mais cedo que os outros mas apesar disso, o ambiente de votção foi calmo e ordeiro.
O período de tarde foi mais calmo ainda, grande parte das assembleias de voto estavam sem ninguém para votar ou vinham a conta gotas. Tudo indicava que os eleitores decidiram gozar o seu direito logo de manha e passar a tarde a descansar.
Realmente a attitude foi boa, se olharmos também pelo volume de gente que correu para as mesas de votação. Podemos considerer isto como um crescimento da cultura de cidadania por parte dos eleitores moçambicanos.
Parabens ao povo de Moçambique
Ao escurecer, algumas assembleias de voto tiveram problemas de iluminação mas a pronta intervenção dos agentes do STAE minimizou em grande o problema.
Queremos tambem parabendizar o STAE, em particular o STAE local.
A Policia, julgo que desta vez não será razão para qulaquer contestação. Estava posicionado a uma distância consideravel, em alguns casos, fora do recinto de votação mas deixando um anglo de visão que permitisse acompanhar tudo e em condições de responder as solicitações. Felizmente não temos registo de incidentes que obrigaram a intervenção policial. Os Eleitores observaram a Leis e Ordem.

A Cruz Vermelha também esteve no terreno e temos registos de casos de pronta intevenção. Do que soubemos, não houve registo de incidents ou ferimentos no local de votação, salvo algumas dores de cabeça e mau estar que podem ter sido causados pela alta temperature que se fazia sentir desde as primeiras horas de ontem. Na Zona de Cepe (Sete de Abril), houve um caso de um eleitor que ja vinha ferido e que mereceu uma assistência pela CVM e encaminhamento ao posto de saude.

De uma forma geral, HOUVE TRANQUILIDADE.
A todos que se empenharam neste trabalho, o Portal de Sena envia o seu maior agradecimento e apela aos candidates e simpatizantes para que tenham calma nesta altura de contagem assim como no momento de divulgação dos resultados. Caso haja reclamações, que o façam de forma ordeira e pacífica.

JUNTOS PELA PAZ, DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO

Baptista João

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao