quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

2010 novos desafios e oportunidades

Caros colegas,
2009 foi uma das campanhas mais difíceis que a Companhia de Sena jamais teve. Pouca disponibilidade da energia eléctrica para irrigação e chuvas fracas em Novembro de 2008 e Fevereiro de 2009 levaram à baixa produção de cana e baixo conteúdo de sacarose. Os rácios industriais também estavam abaixo das expectativas com altas perdas indeterminadas e fraca velocidade da moenda. Como resultado a nossa produção de açúcar baixou dramáticamente para 38.000 toneladas, aumentando o nosso défice em numerário.

2009 foi marcado também com 2 greves , reduzindo a nossa competitividade em termos de custos salariais face às outras fábricas e forçando a empresa a deixar de cortar cana nos Domingos.
2009 finalmente foi o ano que viu a partida de elementos chaves da nossa organização, tais como Tony Smith (Director Financeiro), Ana Fernandinho (Directorta dos RH), Reaaz Soopun (Chefe da Contabilidade) ou Charles Ferté (Agronomista).

Em 2010 enfrentaremos novos desafios e oportunidades.

A produção de cana em 2010 já está sob pressão pelo atraso da época chuvosa. Isto também está afectando a planta de cana sequeira que deveríamos ter iniciado no dia 15 de Janeiro. Contudo, a disponibilidade da energia eléctrica para irrigação, o desenvolvimento de novas estruturas de irrigação (a implementação de um pivot linear de 370 ha em Salone A é um primeiro passo) e a replantação de quase metade dos pivots existentes deveria nos trazer um aumento significante em cana produzida.
2010 será o ano de implementação do novo sistema de transporte de cana (com camiões e atrelados casuais). Este sistema foi testado com sucesso em 2009 e com a modificação das mesas de cana deveríamos ser capazes de aumentar a nossa velocidade de moenda significativamente.
Outros investimentos chaves tais como o prolongamento da linha férrea, tanque de melaço, laboratório de sacarose, balança ou equipamentos de preparação de terra também irão ajudar-nos a melhorar as nossas operações.

Desejo-vos um bom ano 2010.

Em primeiro lugar desejo a todos vós uma boa saúde e uma boa vida familiar. Um bom trabalho só pode ser feito num ambiente estável que cria condições para rendimento.
No lado operacional, desejo que cada departamento alcance as suas metas:

· Para Agricultura, desejo-vos uma boa plantação de cana sequeira e uma boa colheita com um transporte de cana efectivo,
Desejo –vos êxito na implementação do primeiro pivot linear Lindsay, Desejo-vos uma boa comunicação entre a gerência e os trabalhadores em associação com o Sindicato, Desejo-vos melhorias na produtividade dos nossos trabalhadores no corte de cana e noutras operações do campo.
· Para Fábrica, desejo-vos que antes da próxima campanha, a manutenção e os investimentos sejam feitos com acordo o prazo e o orçamento feito,
Desejo-vos uma boa campanha com uma velocidade de moenda melhorada e perdas indeterminadas reduzidas e com a implementação do transporte ferroviário do açúcar e do melaço.
· Para Garagem, desejo-vos uma boa campanha de manutenção e uma boa campanha de colheita,
· Desejo-vos uma implementação rápida do novo sistema informático e uma restruturação efectiva do vosso armazém,
Desejo-vos que trabalhem como uma equipe estruturada e em coordenação com os fornecedores chaves tais como BELL, MF, Barloworld nas boas informações.
· Para administração, segurança e todos serviços, desejo-vos que continuem a apoiar as equipes das operações.
Este ano damos as boas vindas ao Antoine Prévallée (Director Financeiro) e ao Soochit Khumar (Chefe da Contabilidade).
Desejo que eles sejam integrados na nossa equipe e que trabalhemos juntos no que diz respeito à organização definida. Temos uma hierarquia estabelecida, normas e procedimentos, precisamos de respeitá-los e fazermos o máximo para seguí-los.
Desejo que toda a gente seja dedicada e empenhada em aumentar a produtividade em todos os aspectos; empenhados em reduzir os custos e empenhados no bom desenvolvimento da Empresa.
Obrigado

Director geral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao