Repasso o historial da ponte Dona Ana em Sena
A Ponte Dona Ana perpassa o rio Zambeze entre as cidades de Vila de Sena e Mutarara, em Moçambique, ligando efetivamente as duas metades do país. Com uma extensão de 3750 metros, trata-se da maior ponte ferroviária da África Austral.Projetada pelo engenheiro português Edgar Cardoso, foi construída na década de 1930, durante o período da Administração Colonial. Contudo, foi destruída por soldados da RENAMO durante a Guerra Civil Moçambicana (1977-1992), tendo sido reparada com a ajuda financeira dos Estados Unidos da América em 1995
Fonte: Wikipédia
Olá Fernando
ResponderEliminarObrigado pelos esclarecimentos que dá e desculpe a minha curiosidade!...
Será que a reconstrução respeitou o antigo traçado?
Qual era o nome da ponte no tempo português?
Quem foi a Dona Ana? Terá sido uma senhora "Dona de algum Prazo da Zambézia"?
Não há outra ponte sobre o Zambeze mas rodoviária e igualmente muito grande?
Antecipadamente grato
ola Rui.
ResponderEliminarEu é que agradeço, porque aprendo com tuas preocupações, eu antes de pesquisar na internet fiz consulta alguém que trabalha nos Caminhos de Ferro de Mocambique e ele prometeu me passar toda a história de Sena assim como Mutarara, e tuas questoes tomei nota.
Muito obrigado.
Ola Rui,
ResponderEliminarGostei de ver o interesse que tens por este tema. Realmete quando criamos este blog, queriamos que este fosse um espaço interactivo, de matar saudades dos saudosista que por cá viveram, em fim, uma forma virtual de estar e de promover/partilhar a cultura, historia, o humano e social do dia a dia.
Vou tentar responder as sua perguntas:
1- Será que a reconstrução respeitou o antigo traçado?
Segundo informações que tenho, a resconstrução consistiu em trocar o material velho e obsoleto pelo material novo. O desenho e toda estrutura foi mantida, a única inovação foi a pintura para evitar a corosão;
2- Qual era o nome da ponte no tempo português?
Segundo os dados históricos, a Ponte foi construida em 1935 (tempo colonial/portugues) e atribuido o nome que tem até a data. Esta ponte é um dos poucos locais cujas designações vem desde o tempo portugues.
3- Quem foi a Dona Ana? Terá sido uma senhora "Dona de algum Prazo da Zambézia"?
Alguém ja me fez esta pergunta mas até hoje não tenho a resposta. Pouca coisa ou quase nada se sabe sobre dona Ana. Acredito que ja é altura de se sair da internet e das pobre bibliotecas e ir no terreno conversarmos com os escassos velhos que lá existem. Tenho certeza que no terreno alguém pode nos esclarecer. Como é habitual, as grandes infraestruturas tem nomes de grandes figuras, portanto, não descarto a hipotese de Dona Ana ter sido alguém tão importante nos tempos em que Moçambique era uma provincia ultramarina;
4- Não há outra ponte sobre o Zambeze mas rodoviária e igualmente muito grande?
Existe uma ponte inaugurada no ano passado com nome de Armando Emilio Guebuza (actual presidente de Moçambique) com uma extensão que supera os 3Km. A ponte liga os distritos de Caia e Chimuara. Esta ponte foi projectada no tempo colonial e por razões não sabida por nós, o projecto ficou parado por muitos anos e retomado, com alterações, pelo governo de moçambique apos os acordos de paz nos anos 90.
Siga os links abaixo e lia mais sobre o assunto
http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBUQFjAA&url=http%3A%2F%2Fmacua.blogs.com%2Fmoambique_para_todos%2F2006%2F07%2Fcomea_reconstru.html&ei=VEHaTMqnIYHGlQfrg42PCQ&usg=AFQjCNHlcXC6iukIAv8D7CIVbvv4CS1_tw&sig2=LbpjdYqmRZ_-8jYHnHtNBg (sobre ponte dona ana)
http://portaldesena.blogspot.com/2009/08/bloggers-de-marromeu-na-inauguracao-da.html (sobre a ponte Armando Emilio Guebuza)
Fernando, obrigado pelo trabalho
Baptista
obrigado e um abrac amigo
ResponderEliminarOlá Fernando
ResponderEliminarInteressei-me pela História dos Prazos da Zambézia. Como não alteraram o nome da ponte estou em crer que se trata de uma senhora Dona de um dos muitos Prazos da Zambézia que, pelos séculos XVIII e XIX se estendiam pelo distrito de Tete para o interior de África. Naquela época a proprietária de um Prazo da Coroa era tratada por Dona.
Tenho em casa um livro sobre as Donas dos Prazos da Zambézia. Vou consultá-lo. Depois darei notícia.
Tem Página no Facebook?
Grato pela resposta e um abraço
tenho.talvez seguir este link
ResponderEliminarhttp://www.facebook.com/n/?permalink.php&story_fbid=165499786814868&id=100000209858268&mid=3453739G5af31cfc6edcGd0a519G1&bcode=mPmUO&n_m=fernando.raps%40gmail.com
espero as noticias.
um abrac
Os projectos do Prof Edgar Cardoso em Moçambique, são:
ResponderEliminarPonte do rio Limpopo, no Xai-Xai
Ponte do rio Pungué
Ponte de ligação da ilha de Moçambique ao continente
Pontes dos rios Save e Zambeze
Grande beneficiação da ponte ferroviária de Boane sobre o rio Umbelúzi
Grande beneficiação da ponte rodoviária de Tete, sobre o rio Zambeze
Tenho fundadas dúvidas sobre a sua participação, quanto mais projecto, na ponte ferroviária sobre o Zambeze, D.Ana.
Para não dizer a certeza.
Edgar Cardoso (Resende, 11 de Maio de 1913 — 5 de Julho de 2000) foi um engenheiro de pontes português do século XX.
Formou-se em engenharia civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1937.
Formou-se em 1937, repito
Abraços
umBhalane
A empresa que construiu a ponte D.Ana, e também a extensão do troço da TZR para com ela interligar as 2 margens, Sena-Mutarara, foi a Cleveland Bridge and Engineering Company Limited, de Darlington, Reino Unido.
ResponderEliminarAs obras (adjudicação/conclusão) compreenderam o período de 1930 a 1935, ano em que começou a sua exploração.
obrigado umBhalane
ResponderEliminarso uma pergunta onde posso encontrar a historia completa do enginheiro Edgar Cardoso a respeito da ponte Dona Ana.
obrigado
Caro Fernando
ResponderEliminarO Engº Edgar Cardoso NADA tem a ver com a ponte D.Ana.
Tem a ver com a novíssima ponte de Caia-Chimuara.
Os estudos e projectos iniciais são dele.
Se foram aproveitados, ainda que modernizados/adaptados ao tempo, isso já não sei.
Estava tudo pronto desde, creio que desde 1971, para avançar na construção.
Entretanto...
No entanto, para satisfação do seu pedido irei procurar biografia do Professor.
Abraço.
obrigado UmBhalane.
ResponderEliminartalvez dexar um ponto a ponte Armando Guebuza nao seguiu a progecao antiga ela passa um pouco mais de 30 metros da base projetada no (1971) isso no lado de Caia e Chimuara ainda usaram a mesma base, visitei por varias vezes antes da conclusao da ponte. posso dizer que so desviaram o lado de caia e manteram no lado de Chimuara. claro que os estudos podem ser/basearam do eng. Edgar Cardoso.
abrac
Encontrei referências a uma bibliografia do Prof Edgar Cardoso, edição de António de Carvalho Quintela, Jorge Miguel Proença.
ResponderEliminarNúmero muito limitado.
Vou continuar a prospectar.
Abraço
obrigado UmBhalane
ResponderEliminarBom trabalho
abrac