quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

2011 novos desafios e oportunidades.

2010 foi o primeiro ano de recuperação, depois de um ano muito difícil de 2009. A nossa produção de cana e de açúcar aumentou por 24% para atingir 535,000 toneladas e 46,500 toneladas respectivamente
Estes resultados foram alcançados apesar de ter sido o terceiro ano consecutivo de seca, sem nenhumas chuvas durante a estação seca de 2009 e com a estação chuvosa que só começou no fim de Janeiro de 2010, quando normalmente tem começado em Novembro do ano anterior. Os dados de produção melhoraram graças ao aumento significante no rendimento de cana irrigada que passou para 61 toneladas por hectare, um aumento de 27% acima da média que se vinha colhendo por ano nos 5 anos anteriores.
Contudo, isto não foi suficiente para cobrir os nossos custos de produção e as nossas necessidades de investimentos e daí que a Companhia de Sena teve de procurar o apoio dos accionistas por mais um ano.

Em 2011 enfrentaremos novos desafios e oportunidades.

A colheita de cana em 2011 é prometedora, a estação seca foi clemente e a estação chuvosa começou a tempo, com chuvas médias para os meses de Novembro e Dezembro.
O programa de replantação foi feito e a conversão de 1.000 hectares de cana sequeira para cana irrigada, o nivelamento de 1.100 hectares de cana plantada e o melhoramento nas operações das estruturas de irrigação existentes irão também ajudar a aumentar os nossos rendimentos.
Os mercados estão bem orientados seguindo um preço mundial de açúcar excepcionalmente alto (NY#11). Os mercados Europeus, EU e regionais deveriam representar mais de 50% do valor do nosso negócio e estão a níveis muito acima da média registada nos 10 anos anteriores.
Em 2011, nós continuaremos a converter a terra de cana sequeira para irrigação (linear e de pivots centrais), aumentaremos a nossa capacidade em nivelamento de terra e continuaremos com o nosso desenvolvimento de novas variedades de cana. Isto estará ligado à implementação do laboratório de sacarose que nos permitirá compreender melhor porquê que tivemos um conteúdo baixo de açúcar nos últimos 2 anos.
Um aumento de 25 milhões de dólares do nosso capital comparticipado deveria estar finalizado no primeiro trimestre de 2011, seguido do refinanciamento da dívida existente. Teremos de manter um controlo apertado nas nossas despesas, especialmente no emprego de mão-de-obra sazonal, horas extras, uso de químicos e investimentos para que o apoio dos nossos accionistas não venha a ser necessário.
A todos um bom ano 2011.

2 comentários:

  1. "Contudo, isto não foi suficiente para cobrir os nossos custos de produção e as nossas necessidades de investimentos e daí que a Companhia de Sena teve de procurar o apoio dos accionistas por mais um ano."

    Seja, os accionistas meteram dinheiro do seu bolso para aguentar a empresa.

    Sempre foi assim!

    Mas como escangalharam, desmantelaram, destruiram tudo? Porquê? Para quê?

    O Luabo, a minha terra, onde eu fui nascido, está bom, está melhor? Agora?
    Ainda que mal pergunte!

    Quantos Luabo(s) existem?

    ResponderEliminar
  2. Mas como escangalharam, desmantelaram, destruiram tudo? Porquê? Para quê?
    -todos irao pagar por isso tudo...

    O Luabo, a minha terra, onde eu fui nascido, está bom, está melhor? Agora?
    -ainda continuam a contribuir com pobreza absolutamente absoluta, tem muito que se fazer para se falar que esta bem
    eu diria que nao esta bem

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao