quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Caia acolhe hoje manifestações culturais

Qua, 02 de Novembro de 2011 00:00 | PDF | Imprimir |

Comemorações de dez anos de cooperação com Itália

A vila de Caia acolhe hoje actividades culturais, no quadro das celebrações dos dez anos de cooperação entre a província autónoma de Trento, na Itália, e aquele distrito nortenho de Sofala, segundo um comunicado de imprensa da Cooperação Italiana recebida na nossa Redacção. O evento contará com a presença de várias personalidades, destacando-se o governador de Sofala, Carvalho Muária, o embaixador da Itália em Moçambique, Carlos Lo Cascio, e o presidente do Consórcio de Trento, que integra algumas associações moçambicanas, Paolo Rosati.

O governador de Sofala participou recentemente numa cerimónia idêntica na província autónoma de Trento, tendo nessa altura ficado acordado que a cooperação poderá estender-se também a Marromeu.
De acordo com o comunicado a que nos referimos, as comemorações de hoje consistirão na visita ao Hospital Distrital de Caia, projecção de documentário sobre as actividades levadas a cabo durante os dez anos e discursos de praxe.

O Consórcio de Trento desenvolveu numerosas iniciativas, envolvendo os sectores socioeducativos, sanitário, de desenvolvimento rural, planificação e gestão territorial e micro-crédito.
As actividades do Consórcio de Trento foram financiadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Descentralização Local (PADDEL), cujo valor dos projectos calcula-se em 840.568 euros, para a promoção de micro-créditos nos distritos de Caia, Chemba, Marínguè e Marromeu.
Outras actividades absorveram valores adicionais, atingindo uma verba global de 890.568 euros, o correspondente a 35.489.873 meticais. Na essência, foi construído um dormitório da Escola Agrária de Caia, apetrechamento do Hospital Distrital e edificação de seis casas para o pessoal desta unidade sanitária.

Fonte: DM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao