segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Ntembete-Farinha de mandioca

Farinha de mandioca ou Ntembete em língua Sena. A farinha usa-se para fazer Xima assim como para o fabrico de pão, alguns acham que o prato (xima) é pesado mas fica melhor quando servido e acompanhado de algum molho, na minha opinião molho de coco. Enquanto se serve xima nos pratos vai se assando peixe seco e a aroma vai se espalhando pelo ar. Quem sabe assim xima de Ntembete se torne mais apetitosa. Coisa da nossa terra…

Sobre anúncio na placa, a farinha de ntembete é produzida no distrito de Muanza província de Sofala. Pena, não deu para visitar a fábrica para saber mais porque o tempo não me permitiu.

Foto: Fernando Raposo

7 comentários:

  1. Xima de farinha de mandioca, ntembete, até que acho leve.
    E a farinha é muito branquinha.
    Se compararmos com xima de mexoeira, milho, ou mesmo mapira, acho ela leve.
    Só que nos meus tempos não era fácil arranjar farinha de madioca. Não havia muita produção, e a mandioca era importada da alta Zambézia.
    No Luabo havia 2 moagens - a do Julião da Silva e a do Lázaro.
    E no Chimbazo, a caminho de Mopeia havia uma outra, moderna e bastante grande, já esqueci o nome.
    Não sei se ainda estão em funcionamento.
    Era lá que, às vezes, arranjava Ntembete - boa farinha.

    ResponderEliminar
  2. Por cá em Marromeu a mandioca não é muito produzida mas a populacao local sofreu uma grande influência no consumo de xima de ntembeze através dos compatriotas proveniente da alta Zambezia (Ile ou Alto Molocue) esses que nos tempos de Sena sugar eram contratados. A farinha de milho ainda é a mais consumida seguida a de mapira resta-me saber entre ntembete e mexoeira qual dela é mais consumida. Mas toda farinha é boa…

    Caro umBhalane, eu acho que as moagens não estão em funcionamento mas vou procurar saber se assim estiver disponível, por cá em Marromeu (zona municipal) quase todas moagens a diesel foram substituídas por M. eléctricas assim sai mais barato e rápido em tudo. Ate nos anos 2000 cá em Marromeu era famosa a moagem de senhor Viriato ficava no centro da vila só que o empresário não aderiu a nova tecnologia (moagem eléctrica) ai acabou perdendo sua fama.

    ResponderEliminar
  3. Fernando

    Até que seria muito bom, umas fotos.
    Os filhos do Julião, vários - Manuel que foi um brilhante guarda-redes da Recreativa, o Andrade, e pelo menos uma Irmã estão cá em Portugal.

    De facto os motores eléctricos são outra coisa.
    Especialmente ao nível da limpeza, e eventuais contaminações com combustível.

    ResponderEliminar
  4. Ha problemas de rede mcl em marromeu. prometo contatar alguem amanha via telefone para me dar alguma informacao sobre moagen de Juliao da Sulvaou do La'zaro.
    voltarei com alguma novidade.

    abracos

    ResponderEliminar
  5. Ola umBhalane.
    falei com senhor Mosquito colega na companhia de sena, infelizmente nenhuma moagem funciona ate hoje segundo ele ha varios factores que contribuiram para paralizacao ou fecho das moagens...
    Quando eu la for vou tentar procurar saber mais do assunto.
    obrigado

    ResponderEliminar
  6. Fernando

    Muito obrigado pelas diligências.
    Vou aguardar a ida ao Luabo para mais pormenores.
    Abraço.
    Tacuta

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao