sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Praga de gafanhotos elegante (Mabobo em língua Sena) em Marromeu poderá causar prejuízos agrícolas.

A população de Marromeu não sabe como produzir, os gafanhotos destroem tudo nas machambas. A cultura de Arroz e de milho está totalmente devastada se a situação ainda continuar os prejuízos serão maiores. Segundo a rádio comunitária de Marromeu as autoridades de agricultura lançam um apelo aos camponeses para quando a situação voltar normal sem hesitação lançarem novamente a Semente porque, neste momento as actividades económicas não detêm nenhum instrumento para combater a praga de gafanhoto elegante (vulgarmente conhecido por Mabobo) a não ser que os camponeses façam combate físico nas suas machambas.

Nós acreditamos que combate físico não vai resultar em nada, não será fácil matar aqueles gafanhotos que não deixam escapar até a fruta de manga. Portal de Sena encoraja os camponeses a redobrar os esforços porque ainda há tempo.

Por: Fernando Raposo

2 comentários:

  1. O melhor mesmo é semear/plantar de novo.

    Esperar os mabobos irem.

    E recomeçar as machambas.

    ResponderEliminar
  2. Eh realmente uma praga desvastadora. Tive serios problemas para controlar esta insecto praga quando produzia Pepino, pois estes consumiam bem e bem mesmo as folhas da curcubitaceae. Abaixo descrevo dois metodos, os quais usei para controlar esta populacao com resultados satisfactorio:

    1«» Pulverizacao com o insectisida Zakanaka Pro (Lambda cyalotrin + Profenofos) na dose de 20ml/16 Lts de H2O.

    2»» Colectem 50 gafanhotos (mabobo) no minimo triturem (pilar) e por a secar por 24 horas, depois diluir ou misturar em 20m litros H20 e aplicar sobre as folhas com ajuda de um pulverizador.

    Isto ajudou a ter a producao desejada na altura. Obrigado

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao