domingo, 13 de janeiro de 2013

Estrada que liga Marromeu a Malingapassi interrompida


Devido às chuvas que têm vindo a cair nos últimos dias um pouco por toda a província de Sofala, a estrada que liga a vila sede do distrito de Marromeu ao posto administrativo de Malingapassi encontra-se interrompida ao tráfego rodoviário, afectando mais de cinco mil habitantes.
De acordo com o administrador do distrito de Marromeu, Simões Zalembessa, o acesso de e para aquele ponto está a ser feito apenas a pé, mas mesmo assim com muitas dificuldades.

A fonte referiu que o distrito registou uma precipitação acumulada de mais de 300 milímetros. ”Isto fez com que a via de acesso a Malingapassi ficasse interrompida, afectando a movimentação de mais de cinco mil habitantes. A circulação daquela região para a vila de Marromeu apenas pode ser feita a pé, mas ainda assim com muitas dificuldades”, referiu.
Disse também a via que liga a antiga Lacerdónia ao distrito de Caia está em risco de tornar-se intransitável, por se encontrar na zona baixa.

Questionado sobre se o excesso de precipitação está ou não a afectar as culturas agrícolas, a nossa fonte respondeu negativamente, salientando que, pelo contrário, prevê-se uma excelente campanha agrícola.
“Ainda não registamos nenhuma ameaça das culturas agrícolas devido às chuvas” – assegurou Zalembessa.
“Estamos neste momento a usar a rádio comunitária de Marromeu, os líderes comunitários e o Comité Local de Gestão de Calamidades Naturais para alertar as pessoas sobre o comportamento do rio Zambeze” – disse.

Para além do distrito de Marromeu, em Sofala, a região de Chinamacondo, no distrito do Dondo, também está isolada da vila sede distrital devido ao aumento do caudal do rio Savane.
Em outras regiões da província de Sofala a situação não é tida como alarmante.

Entretanto, uma nota do Centro Operativo de Emergência (COE) na delegação do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Sofala, recebida na nossa Redacção, refere que a Administração Regional de Água (ARA-Centro) registou ontem uma ligeira subida dos caudais nas estações de Caia (4.75 metros), Marromeu (4.69 metros) e Dondo, mais concretamente na estação de Mafambisse (5.22 metros).

Perante a situação, de acordo com a mesma nota, o COE recomenda às populações que vivem nas ilhas para se retirarem para as zonas seguras e manterem-se atentas ao comportamento dos rios e cursos de água

Fonte: Diamoz ; Foto: Baptista José

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao