domingo, 20 de janeiro de 2013

Rio Zambezi ameaça isolar Marromeu


O aumento do caudal do rio Zambeze que se regista nos últimos dias ameaça isolar o distrito de Marromeu, em Sofala.

O administrador de Marromeu, Simões Zalambeza, citado pelo jornal “Diário de Moçambique”, afirma que, depois de ultrapassar o nível de alerta (4.75 metros), o rio Zambeze naquele distrito está nos últimos dias a aumentar de caudal, ameaçando cortar a estrada principal que dá acesso á vila-sede, situação que pode concorrer para o isolamento, a qualquer momento, daquela região da província de Sofala.

Zalambeza revelou ainda que até às primeiras horas da manhã de ontem o caudal do rio Zambeze situava-se em 5.66 metros, depois de anteontem ter estado nos 5.30 metros, contra os 4.75 do seu nível de alerta.

Explicou que as águas do Zambeze podem a qualquer momento interromper a circulação na estrada principal que dá acesso à vila-sede distrital, a partir da zona de Nhansawa, que fica próxima do município de Marromeu.

“Ainda não temos cortes na estrada até ao preciso momento, mas nos próximos momentos isso poder acontecer, porque neste ritmo as águas do rio Zambeze podem galgar a estrada e cortar a comunicação a partir da zona de Nhansawa. Estamos com o coração nas mãos, porque o rio está a transbordar velozmente” – disse Simões Zalambeza.

Por outro lado, a fonte afirmou que as autoridades estão a monitorar permanentemente o nível das águas no distrito, principalmente na ilha de Phewe, onde existem ainda pessoas que teimam em manter-se nesta zona, considerada de elevado risco.

“Mandamos ontem um barco com pessoal para a ilha para monitorar a situação e agiremos consoante o relatório que será apresentado pelos nossos enviados, mas estamos a ponderar a possibilidade de retirar as pessoas compulsivamente” – disse Simões Zalambeza.
                                                                                                       
Fonte:
Rio Zambeze ameaça isolar distrito de Marromeu (Sofala) | Notícias Moz Online http://www.noticias.mozmaniacos.com/2013/01/rio-zambeze-ameaca-isolar-distrito-de.html#ixzz2IXHzBFZD

Foto: Fernando Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao