sábado, 20 de junho de 2009

VIAJANTES SÃO ASSALTADOS NA ESTAÇÃO DE COMBOIO EM MARROMEU

Desde o início deste ano que o comboio voltou a operar após uma paralização que durou décadas. Com a reactivação deste meio de transporte de custo acessível para maior parte da sociedade, as enchentes caracterizam o dia a dia da estação, quer na chegada quer na partida.
Realmente a reactivação deste meio de transporte veio impulsionar a vida neste distrito. Os preços de alguns produtos da primeira necessidade tendem a baixar, viajar para Beira passou a custar quase 50% do preço antes do comboio. Começa a vislumbrar tendêcias de produzir para exportar... em fim, são várias as vantagens adquiridas e por adiquirir como consequência da operacionalização desta linha de transportes.
Lamentavelmente, nos últimos dias os passageiros tem vividos dramas e traumas na estação de Comboio. Os ladrões aproveitam a oportunidade e fazem-se passar de passageiros ou por gente que aguarda/acompanha um familiar, sondam os menos atentos e despojam-lhes dos seus bens. As ondas de roubo ganham campo, os miliantes sentem-se impúnes e são os ditadores de regras. Ninguém pode-se distrair ou distanciar-se dos seus bens. O curioso é o facto de nunca estar lá um policia, os pasageiros estão entregues a sua sorte os ladrões se sente bem servidos.
A CCFB, empresa gestora de linha de ferrea, encarregou-se de operacionalizar o sistema e montou as locomotivas, cabe agora ao governo garantir a segurança pública naquele local, assim como temos visto noutras terminais. O que custa montar policia naquele local 2 vezes por semana, ja que o comboio só chega no sabado e regressa no domingo? O que é mais caro entre pagar um policia afecto naquele ponto 2 dias por semana Versus roubo aos passageiros?
Deste modo não se está a trabalhar em prol do desenvolvimento mas sim em prol do emprobecimento do cidadão honesto. Os homens da limha vão a televisão para condenar o roubo de parafusos mas esquecem-se da segurança dos passageiros? Temos que olhar para os dois lados num sistema de win win (ganho ganho).
Conversar com um dos viajantes, o qual nos confirmou que nem todos que estão nesta aglomeração tem objectivo de viajar ou receber os seus familiars, mas sim assaltar e tirar os bens materiais daqueles que viajam. Citou exemplo de um senhor que foi-lhe roubado tudo e que só sobreviveu graças a ajuda de uma Igreja.
A equipa do portal de Sena, vem por meio deste lamentar bastante sobre este cenário e apelar a Direcção da CCFB junto com o Governo para que contenham esta nova onda de criminalidade que se está instalando neste terminal.
Queremos aproveitar esta oportunidade para condenar os roubos de parafusos ao longo da linha ferrea que liga Marromeu a Beira e Sena. Danem-se malditos ladrões. Tanto choramos por esta linha e em menos de 1 semestre pretendem sabotá-la? Já imaginaram no tamanho de danos humans e materiais que um eventual acidente teriam causado? E ja pensaram que se ocorresse um acidente, poderia estar lá um parete vosso?
Apelamos a comunidade para que sejamos todos vigilantes deste bem comun e denuciar e combater os Xiconhocas.

Por Rodrigues Gaspar (Texto, imagem do Arquivo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao