sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um ano negro para a Companhia de Sena

Não há dúvidas nenhumas para afirmar que a Companhia de Sena (CDS), açucareira baseada na Vila de Marromeu, está atravessando maus momentos, se calhar os piores desde a sua reabertura por volta dos anos de 1999.
É que para além das sucessivas graves registadas e confirmadas como inlegais, a vandalização dos meios de trabalho da Companhia e do Governo pelos grevistas e a consequente quebra de produção que ja era tida como fraca, agora é o ministério de trabalho que decidiu interditar o exercício do direito de trabalho à Directora dos Recursos Humanos. Tudo pesa sobre ela ( até que pontos quando falamos de decisoes conjuturais?).
Sem querer descordar com a decisão tomada, questionamos : qual é o papel ou onde se encontravam a inspecção geral do trabalho e o Comité Sindical quando todos esses ‘’erros foram cometidos’’ ?

Confira mais abaixo




















Por: Baptista Joao (Extracto retirado do Jornal Diario de Mocambique do dia 2 de outubro de 2009)

2 comentários:

  1. Meu amigo Batista,

    a minha pequena experiencia de pouco mais de 10 anos de participacao nas equipas de gestao de empresas de grande dimensao mandam dizer que sempre que ha muita agitacaio e greves numa determinada organizacao algo esta muito mal ao nivel da gestao da mesma.

    E o caso da companhia de Sena me parece ser mais ou menos este.

    E que muita gente vem de fora e nao tem tempo de fazer leitura da realidade socio-cultural-economica (REAL)local para integrar na sua estrategia de gestao. Cometendo assim erros de comunicacao/emissao de mensagens/ gestao graves. E criando conflitos desnecessarios e completamente evitaveis.

    Confundem a simplicidade, modestia, pobreza e tolerancia dos trabalhandores com ingenuidade. E confiam muito em garantias que obtem nalguns gabinetes que na hora da verdade nada podem fazer para evitar a revolta dos (coitados) dos trabalhadores.

    Inacio Chire

    ResponderEliminar
  2. POis para uma empresa que ainda está a investir sem retirar retorno desse investimento fazem muito bem. Mais vale que feche de vez. Assim os bosses podem sempre vende-la outra vez e retirar dai mais umas comissões. E os trabalhadores que se lixem.
    A questão mesmo é: quem está por trás destas greves?

    Yá, mais vale o desemprego.

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao