domingo, 28 de junho de 2009


PARA QUEM VIVEU EM LUABO, CERTAMENTE QUE IRA' SE LEMBRAR DESTA IMAGEM DA CATEDRAL.
ENVIAMO-LA PARA TODOS QUE A QUISEREM PARA MEMORIAS PASSOAI, EM ESPECIAL PARA A GUIDA VILARINHO QUE TANTO ESCREVE PARA OS AMIGOS LUABENSES
EM BREVE TRAREMOS UM TEXTO SOBRE ESTA IMAGEM
Cortesia do Portal de Sena

Carlos de Lina canta em Marromeu

... estamos a perder a identidade da nossa musica moçambicana...

Carlos de Lina, músico de renome na nossa praça, está em Marromeu a covinte dos Amigos de 80 para realizar um espectáculo na discoteca Las Vegas. O Portal de Sena teve o privilégio de trocar umas palavras com o musico o qual afirmou que para além de compositor é também produtor e que como compositor, já lançou musicos como John Forever, Didácia, Walter em outros.
O músico revelou que em moçambique ja é possivel viver-se de musica mas isto só é possivel na capital dado que os apoios aos músicos estão concentrados só na capital em detrimento do resto das provincias. De lina foi firme ao afirmar que o novo estilo de musica que se faz em Moçambique, vulgo panza, está a desviar a nossa mocambicanidade, estamos a perder as nossas raizes, as musicas não tem mensagem, usam fundamentos de crianças, linguagem da rua e escandalosa e como consequência disto os muicos estão a perder credibilidade e fraca aderencia nos espetáculos por causa destes musicos que de repente decide cantar sobre os seus sapatos...”
Apesar de todas as dificuldades que os músicos e compositores enfrentam fora de Maputo, da Lina diz estar a registar grandes progressos nas sua bi-carreira e está envidando esforços para apoiar os que a ele recorrem para pedir ajuda. Apela a união dos musicos como forma de enfrentar as dificuldades e pede para que o empresariado descentralize os apoios aos talentos e musicos no geral.
Carlos de Lina, que iniciou a cantar com 6 anos em Pemba, lameta a perca fisica do Michael Jockson aquem o tinha como idolo. São tambem seus idolos os músicos da velha guarda da musica moçambicana como é o caso de Stewart, Mazembe, Madala, Xidiminguana, Jorge Mamade...
Mais poderiamos escrever mas a equipe do Portal tem que correr para comprar os ingressos no espetáculo, em breve iremos postar as emoções vividas, espera-se uma noite bem quente.
Bem haja aos organizadores, amigos de 80 e o proprietário da Discoteca Las Vegas.
Por: Baptista Joao (texto) Rodrigues Gaspar (imagem)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morreu o Rei de Pop

Morreu Michael Jackson no dia 25 de junho aos 50 anos. Apagou-se uma voz e imobilizou-se eternamente uma figua que deixa saudades em todo mundo, inclusive aqui em marromeu e no Vale de Zambeze


Os amantes nao conseguiram conter as lagrimas. De facto, perdemos um idolo que nem o tempo vai apagar.
O Portal de Sena solidariza-se com a familia enlutada e confraterniza-se com os amantes do King de Pop.

O Portal tambem chora esta morte.
Que Deus, proteja-o e que a sua alma descanse em PAZ, amen

sábado, 20 de junho de 2009

NAO HA MEDICAMENTO PARA TINHA EM MARROMEU

Pelo pouco que ouvi no hospital de Marromeu

De qualquer forma nos sentimos preocupado quando algo estranho está acontecer com as crianças mais próximas de nós ou as que aparecem a nossa vista, pior quando são questões de saúde. Falando em saúde, muitas criaças estão, a cada dia que passa, sendo infectadas por uma doença conhecida por tinha (nao sabemos se este é o nome científico, mas é o vulgar nestas bandas). As crianças gozam de boas relações entre elas e é em boa convivência que elas comungam onde ocorre a transmissão do fungo ou bacteria causadora desta doença e em alguns casos obrigando os encarregados a raparem o cabelo dos miudos e miudas como forma de combate infrutifera.
Agora foi a vez da minha porta, reparem:
Depois de detectar que algo de estranho estava a acontecer com a minha irmã, sobretudo na sua cabeça, onde apareciam manchas brancas e cabelos cada vez mais curto e em queda na área anfectada, não duvidei que era a tal doença que parece moda nas cabeças das criaças.
Como recomendam os agentes da saude "qualquer doença corra para o posto de saude mais próxima", segui a recomendação. Ao chegar no Hospital Rural de Marromeu, fui recebido por uma enfermeira que estava de serviço. Apresentei o caso e me foi passado a receita mas de seguida a enfermeira acrescentou o seguinte: Lamento bastante, são tantas crianças que padecem desta
doença mas o nosso hospital não tem este tipo de medicamento pelo facto dos medicamentos custarem muito dinheiro e o nosso ministério não opta em comprar medicamentos caros para doenças que não matam, exemplo a tinha. Depois acrescentou: melhor recorrer a farmácias privadas.
Foi chocante ouvir isto mas por mim tudo bem, é normal uma unidade hospitalar não ter um determinado medicamento mas como é que um paciete se sentiria depois de receber uma receita e por último é-lhe dito que para tal doença o hospital não tem o medicamento. Nós vivemos no campo onde para alguns o acesso a farmacias privadas ou a cidade é um sonho.
Ora vejamos, em Marromeu existe uma farmácia privada que nem tem o dito medicamento. Mesmo que tivesse, quanta gente poderia compra-lo, ja que as farmácia privada visam maximizar os lucros? Se o hospital detectou que o medicamento está sendo muito procurado dado o aumento de casos, não seria motivo de levantar uma sugestão aos superiores antes que este problema vire uma epidemia?
O povo questiona: Onde vamos curar a tinha que desgraça as cabeças das criaças que cada dia perdem sua estética e beleza? Precisamos de trazers de volta a beleza das nossas flores que nunca murcham e esperamos que não façam disto uma graça, motivo para humilhar os filhos dos pobres camponeses, pescadores, capatazes...

O Portal de Sena apelamos para que o Ministério olhe para esta situação alarmante e procure uma solução, as landas de que não ha medicamento porque a tinha não mata são desumanas e não nos interessam ouvir. Por causa da tinha algumas crianças somos rotulados e excluidos e violentadas psicologicamente
Sr. Ministro, É URGENTE.

Por Fernando Rapouso (Foto e Texto)

VIAJANTES SÃO ASSALTADOS NA ESTAÇÃO DE COMBOIO EM MARROMEU

Desde o início deste ano que o comboio voltou a operar após uma paralização que durou décadas. Com a reactivação deste meio de transporte de custo acessível para maior parte da sociedade, as enchentes caracterizam o dia a dia da estação, quer na chegada quer na partida.
Realmente a reactivação deste meio de transporte veio impulsionar a vida neste distrito. Os preços de alguns produtos da primeira necessidade tendem a baixar, viajar para Beira passou a custar quase 50% do preço antes do comboio. Começa a vislumbrar tendêcias de produzir para exportar... em fim, são várias as vantagens adquiridas e por adiquirir como consequência da operacionalização desta linha de transportes.
Lamentavelmente, nos últimos dias os passageiros tem vividos dramas e traumas na estação de Comboio. Os ladrões aproveitam a oportunidade e fazem-se passar de passageiros ou por gente que aguarda/acompanha um familiar, sondam os menos atentos e despojam-lhes dos seus bens. As ondas de roubo ganham campo, os miliantes sentem-se impúnes e são os ditadores de regras. Ninguém pode-se distrair ou distanciar-se dos seus bens. O curioso é o facto de nunca estar lá um policia, os pasageiros estão entregues a sua sorte os ladrões se sente bem servidos.
A CCFB, empresa gestora de linha de ferrea, encarregou-se de operacionalizar o sistema e montou as locomotivas, cabe agora ao governo garantir a segurança pública naquele local, assim como temos visto noutras terminais. O que custa montar policia naquele local 2 vezes por semana, ja que o comboio só chega no sabado e regressa no domingo? O que é mais caro entre pagar um policia afecto naquele ponto 2 dias por semana Versus roubo aos passageiros?
Deste modo não se está a trabalhar em prol do desenvolvimento mas sim em prol do emprobecimento do cidadão honesto. Os homens da limha vão a televisão para condenar o roubo de parafusos mas esquecem-se da segurança dos passageiros? Temos que olhar para os dois lados num sistema de win win (ganho ganho).
Conversar com um dos viajantes, o qual nos confirmou que nem todos que estão nesta aglomeração tem objectivo de viajar ou receber os seus familiars, mas sim assaltar e tirar os bens materiais daqueles que viajam. Citou exemplo de um senhor que foi-lhe roubado tudo e que só sobreviveu graças a ajuda de uma Igreja.
A equipa do portal de Sena, vem por meio deste lamentar bastante sobre este cenário e apelar a Direcção da CCFB junto com o Governo para que contenham esta nova onda de criminalidade que se está instalando neste terminal.
Queremos aproveitar esta oportunidade para condenar os roubos de parafusos ao longo da linha ferrea que liga Marromeu a Beira e Sena. Danem-se malditos ladrões. Tanto choramos por esta linha e em menos de 1 semestre pretendem sabotá-la? Já imaginaram no tamanho de danos humans e materiais que um eventual acidente teriam causado? E ja pensaram que se ocorresse um acidente, poderia estar lá um parete vosso?
Apelamos a comunidade para que sejamos todos vigilantes deste bem comun e denuciar e combater os Xiconhocas.

Por Rodrigues Gaspar (Texto, imagem do Arquivo)

domingo, 14 de junho de 2009

Maria Joaquim doa uniformes para o Orfanato de Luabo

Maria Joaquim é uma estudante moçambicana que nos acompanha apartir de Barcelona, onde esta seguindo os os seus estudos, sensibilizada com a postagem que o Portal de Sena lançou pedindo apoios para o orfanato Taona Tissa Funa Pheziwa de Luabo, ela desembolsou um montante de 11.500,00 Mt para a produção de 50 pares (camisa e calça/saia) de uniformes escolares à favor das crianças do orfanato. Aqui vão os nossos pre-agradecimentos para a Maria Joaquim.
No sábado passado a equipa de Portal de Sena (13/06/2009) deslocou-se a Luabo para mais uma jornada de trabalho no centro orfanato Taona Tissa Funa Pheziwa e o ponto principal da era contratar alfaiates para a produção dos uniformes escolar. O Representante do Portal de Sena – Baptista João, defendeu que os uniformes devem ser produzidos em Luabo como forma de apoiar as potensialidades locais. Esta é uma oportunidade que o Portal tem de beneficiar não só o orfanato mas também os alfaiates e seus dependentes directos e indirectos, em suma, beneficiar o distrito de Luabo no geral.
Este é um dos objectivos e um dos trabalho que a equipe de Portal de Sena vem se empenhanhando fortemente na busca de finaciadores ou parceiros para a materialização de várias iniciativas de impacto positivos na vida social no vale de Zambeze.
Queriamos apelar a mais gente de boa vontade para que unamos os pacos recursos em benefício dos necessitados (roupa, material escolar, mantas culchoes...). As limitações e carrecias do orfanato são tantas, todo o apoio é bem vindo. Cada gesto de solidariedade representa um momento impar nas nossas vidas mas uma momento de gratidão eterna para quem o recebe.
Ajude-nos a dar um sorriso nas criaças e motiva-las a auto-superação e auto-estima. O teu gesto faz diferença.

Lamentamos o mau estado de saude que se encontra o patrono do orfanato, o Pastor Tomás Tchinsomba. O portal de Sena envia-lhe votos de rápidas melhoras e que volte rapidamente ao convivio familiar
Um especial agradecimento para senhor Dinís Cardoso pelo transporte disponibilizado
A entrega do donativo será anuciada brevemente e as imagens sarão postadas neste blog
Por Fernando Raposo (Texto, imagem do arquivo)

sábado, 13 de junho de 2009

Em Marromeu as rádios tocam silêncio

É isso mesmo, as rádios tocam silêncio. É que na quarta feira da semana passada (3 de Junho) a RTV – Rádio e Televisão Comunitária de Marromeu registou uma avaria técnica que obrigou a para lização das edições radiofónicas.
Já não se ouve mais a notícia nacional que passava pelas 6 da manha, nem o programa dos discos da Tita, já não se ouve o informe local que era bem concorrido pelos ouvintes e o vizinho Manuel chora porque a rádio já não passa mais aquela musiquinha que lhe fazia lembrar a sua joventude passada lá na terra do Mugabe e Tsivangirai. Em fim, estamos condenados a engrossar a lista de tantos desinformados que deambulam por este país...quem sabe esta é a realidade a que nunca deviamos ter fugido.
O Portal julga que numa altura em que se aposta no distrito como polo de desenvolvimento, a informação passa a ser um instrumento fundamental. É preciso que os vários actores sociais, consumidores, promotores e aspirantes a promotores de desenvolvimeto socio-economico estejam informados de modo a ter a possibilidade de opção.
O que se espera de uma sociedade desinformada? Ja passa mais de uma semana e a Rádio esta na mesma. Será que esta rádio não é tão importante quanto são as outras? E será algo está sendo feito de facto?
Disse um ouvinte “se soubesse comprava Televisor”.
De facto, que tem televisor ainda consegue apanhar o unico sinal televisivo (TVM), ainda que com alguma dificuldades, mas... Mas é bom que se saiba que em Marromeu a televisão é algo de elites, infelizmente, para além de que a cobertura temática e territorial é limitada. Raras vezes se fala de Marromeu, Luabo, Nessa, Chupanga... nem no Canal Zero nem no Ver Mocambique, como se aqui nada acontecesse. Sei, estao a espera de colera e cheias.
Em conversa com o Portal, um dos operadores da rádio disse que “o problema não é tão grave mas dado que localmente não exite ninguém credenciado a mexer estes equipamentos limitamo-nos a desligar e reportar o caso à Administração e ao Conselho Superior de Comunicação e aguardamos a vinda dos técnicos”.

O povo de Marromeu e as localidades circunvizinhas questionam : até quando as nossas rádios vão parar de tocar o silêncio?
A quem de direito, o Portal de Sena roga que se solucione este problema o mais breve possivel, a comunidade se sente marginalizada.

Por Baptista João (texto e imagem)

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ainda sobre o puto dos preservativos.
A internet continua com manias de recusar fazer up loads mas vejam, na integra (respeitamos a originalidade), a reacção do Joao Maleiane em relação ao comentario do Paulo Granjo

"Caro Portal de Sena

For a da moral que está sendo atentada pelo presado Granjo, e talvez antes de qualquer comentário devia o leitor fazer umas pesquisas sobre a composição quimica do preservative. Em nenhuma circunstância, nem mesmo nas cessões de aconselhamento e activism sobre o uso do preservative já ouvi eu dizer que o preservative era um instrument para ser colocado à boca para qualquer que seja o efeito, um tampouco do acesso dos mesmos para as crianças.
Meus caros é claro que não devemos mistificar o objecto sexual, o que não significa que levemos aos estremos a libertinagem sobre como encarar este ser. Não deturpemos as mentalidades das crianças e ao mesmo tempo prejudicar a saúde destas a consumer objectos não aconselhaveis. Para terminar gostaria de saber do caro Granjo: O que faria se um dia encontrasse seu filho a fazer “BALÃO” com um preservative todo cheio de esperma?
Espero resposta.

Cordialmente
João Maleiane
"

Erosão ganha terreno nas margens do Rio Zambeze

A erosão que se regista nas margens do rio Zambeze, concretamente, no do distrito de Marromeu, inquieta os morradores dos bairro 1º de Maio e São Tomé onde as aguas ganham mais espaço continental. As machambas feitas ao longo do Rio estão sendo engolidas, ameaçando até algumas residencias ribeirinhas.
As constantes cheias que se registam, as mudanças climáticas e falta de conhecimentos/assistencia técnica de ambientalistas ou pessoas que entendem da matéria, a inexistência de analise e monitoria da acção humana por estas bandas, constituem razões para ocorrência deste facto, com o homem a assumir uma parte de protagonista.
O Portal de Sena, através deste artigo pretende alertar a todos de direitos e de boa vontada sobre este eminente mal público. A situação ainda pode ser controlada mas é preciso que se fortifiquem as acções de educação ambiental e mobilizar a comunidade a optar por boas práticas. Que se comece a pensar em debates sobre a matéria ao nivel do distrito e ao longo do vale do Zambeze; pensar-se em assistência técnica capaz de monitorar a acção humana e desencadeiar campanhas de educação ambiental no vale do Zambeze.
Lançado na semana do ambiente, repisamos o lema nacional no Vale do Zambeze: “O teu planeta precisa de ti -por um Moçambique verde, belo e prospero”.
Por Fernando Raposo (texto e imagem)

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Prezados Leitores,
Eu ia fazer algumas postagens hoje mas a qualidade da internet não permite mas achei interessante partilhar convosco o comentário do Paulo Granjo deixado no Diário de um Sociológo em reacção a um artigo feito por mim e postado neste Portal e que falava do menor que " brincava com preservativos como se fossem balões, versu, ganância e apatia social"
passo o texto na sua íntegra

"(Paulo Granjo) disse... Então, então!...
Em qualquer lugar do mundo as crianças fazem balões e brinquedos com preservativos, e isso desde muito antes do SIDA.Então o preservativo não está mesmo a pedi-las?Na minha infância, lembro-me que eram óptimos para encher de água e mandar do último andar da escola, em cima de algum colega ou professor que fosse a passar distraído, lá em baixo...Não se faça destas utilizações infanto-moçambicanas um drama moral, ou um escândalo dos serviços públicos/privados.Não se roube às crianças a capacidade de fazerem brinquedos - tanto mais que, certamente, os utilizarão de forma menos malandra do que aquela que relatei.10/6/09 1:54 AMA "

Lamento ouvir este tipo de comentários que alguém os faz com tanta naturalidade e posicionando-se como defensor de causas de genero, tomando-se como exemplo. Se tal facto se concebe como certo e que realmente pode se fazer de preservativo um brinquedo, questiono-lhe (ao Paulo): quantas vezes ofereceu preservativos a algum filho, sobrinho, entiado... como presente de aniversário ou de natal...
simplesmente ridiculo. Acredito que vai dizer um número qualquer...
Ja pensou se os preservativos que os miudos enchem podem ter sido usados por alguém e joga-los a rua?
Este tipo de pratica e discursos semelhantessão para ser combatidos (até esses tipo de gente).
Baptista Joao

terça-feira, 9 de junho de 2009

A GANÂNCIA E A APATIA SOCIAL

Que educação esperamos dos nossos filhos?

A ganância de ganhar dinheiro transforma os homens em seres imorais.
As fotos que se seguem foram captadas em pleno passeio pelas artérias da Vila de Marromeu. O garoto com menos de 10 anos afirma que comprou os “balões” para diversão.

Perante um olhar sereno dos munícipes de Marromeu, o pequeno enchia e vazava os ditos “balões” com todo espanto e alegria. Era realmente algo de muito maravilhoso para o rapaz. Todo encatado com a sua nova brincadeira.
Ridículo, ninguém se importava em intervir, como se o preservativo fosse realmente um balã/brinquedo. Que triste cenário
Eu também quis me fazer passar por um dispercebido mas a minha consciência repudiou-me severamente e tomei uma atituda digna de actor social activo. Conversei com o miudo e ele respondeu-me que o que levava eram balões que acabara de comprar para jogar com os amigos em casa. Acrescentou que tinha comprado uma caixa com 3 mas que já tinha arrebentado um. Enquanto o menino falava, meteu a mão no bolso e tirou mais um “balão” ainda selado (como ilustra a imagem). O espanto foi maior.
Sensibilizei o menor e pedi que jogasse fora os “balões” pois não eram brinquedos. Num olhar triste o pequeno obedeceu-me.
Dada a delicadesa da matéria e da idade, confesso que foi difícil achar uma linguagem correcta para explicar o miudo. Não sabia se devia lhe explicar a real aplicação ou simplesmete proibir-lhe de brincar com aquilo.
Neste cenário todo, o mais chocante foi saber que alguém consciente vendeu preservativos a uma criança. Será que a eminência a falência e a crise mundial nos atromenta tanto que nem reparamos a quem vendemos certos produtos?
A equipe do Portal acredita que quem vende certo produto também sabe a sua aplicação. Neste caso vertente, será que o vendedor pensou que o pequeno iria usa-los?
Na nossa singela opinião, o vendedor deveria estar indignado ao ver um menor a pedir preservativo e não vende-lo, mesmo que alegasse ter sido mandado.
Que educação queremos dar aos nossos filhos?
Se hoje permitimos que os nosso filhos, com menos de 10 anos, manuseiem preservativos, que esperamos do seu amanhá?
O Portal de Sena condena esta ganância de ganhar dinheiro sem escrúpulo, tanto com a apatia social. Somos todos chamados a agir como educadores e actores sociais activos. Temos que evitar com que os nossos filhos, na tenra idade, entrem em contacto com estas realidades que podem comprometer o futuro deles, da nação e do mundo inteiro.

Vamos preteger as crianças para um futuro melhor

Por Baptista João (texto e imagen)