domingo, 17 de janeiro de 2010

TVM no seu nobre espaço dedicado a casos pita ( pita-cufa )

Fiquei ligado onten a TVM onde acompanhei uma reportagem feita em marromeu sobre caso tradicional de pita-cufa. De referir que, esse caso é praticado na morte de conjuge se tem que ter sexo com outra pessoa da familia exemplo, no caso da morte do homen o irmão mais novo ou mais velho tem que manter relações sexuais com a cunhada, assim vice-versa e se não existir uma pessoa da familia é indicada uma pessoa fora da familia desde que aceite a prática da ceremónia, também quando um homen morre a viuva tem de fazer pita-cufa com homen de fora.
Curiosamente essa prática não só é realizada nas zonas recóndidas, segundo a reportagem e as pesquisas feitas a nivel da província de Sofala. Essa ceremónia tradicional ainda é mantida e praticada nas cidades duma forma não vulgar diferentemente das zonas recondidas ou melhor as pessoas saem da cidade para distritos mais proxomos para praticarem a ceremónia de pita que pode levar 2 ou 3 dias e depois as pessoas voltam sem que ninguém tenha percebido. Os 4 idosos entrevistados afirmaram que o caso pita-cufa nos ultimos dias tem de diminuir com a semsibilização da comunidade usando os meios alternativos como igrejas e curandeiros visto que essa prática de pita-cufa aumenta bastantemente o nivel de infecção de doenças transmitidas pelo sexo uma vez desconhecida a razão da morte do membro da familia
Tipos de pita:
Pita-cufa ceremónia pós-falecimento;
Pita-mazuade ceremónia pós-nascimento;
Ptta-moto ceremónia pós-queimada de casa ou machamba;
Pita-mbepo ;
Pita-ndjase e mais.

Por: Fernando Tomé Raposo

1 comentário:

  1. Olá, morei em Moçambique por dois anos e ouvi muito falar dessa tradição de pita-cufa. Achei interessante você falar sobre isso, pois pesquisei na internet e esse artigo foi o único que encontrei sobre o assunto. Estou pesquisando sobre as tradições de Moçambique, masena, mandau, enfim, se tiver mais informações a respeito disso, por favor gostaria de ter acesso.

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao