domingo, 13 de junho de 2010

Companhia de Sena Versus roubo de combustiveis e cana sacarina

Um Roubo ao desenvolvimento



O Portal de Sena escreve para manifestar o meu desagrado pela forma como a população assim como os trabalhadores da companhia de sena se manifestam.
Já faz tempo que os dirigentes da empresa trabalham arduamente para proporcionar e manter um boa ambiente de trabalho e boa imagen no seio dos trabalhadores assim como ao publico externo, portanto, para que isto vire uma realidade, naturalmente a empresa conta com colaboração de todos.
A poucos dias a rádio moçambique, emissor provincial de sofala, anuciou
as ultimas ocorências com destaque para Marromeu onde a população queixou ao administrador por serem cobrados 1000 a 2000 meticais em troca de uma vaga de cortador de cana. Esta e’ uma atitude louvavel por parte do povo. Os corruptos tem de serem combatidos. Fazendo isto o povo estaria a contribuir na luta contra a corrupção que se vive em todo o canto, luta contra riqueza ilicitas e luta contra o permanente empobrecimento dos pobres.
Agora eis a questão ao mesmo povo, meus camaradas e irmãos de Marromeu:
O Povo foi pedir ajuda ao Administrador porque é roubado, é burlado pela companhia ou pelos represetantes da companhia de Sena. Acto de coragem e louvavel, mas porque esse mesmo povo não denucia os seu filhos, entiados, vizinhos … que delapidam os recursos da companhia? Porquê não denuciam os motoristas e outros que roubam e vendem o disel e gasoline da companhia? O Povo tem a coragem de revender o combustivel pintado roubado na companhia de Sena. Roubam cana para fazer aguardente, nipa e a mesma (cana) serve de alimento para alguns.

Diz meu amigo Fernando que os “operadores das maquinas parece terem compromisso com os pequenos negociantes de combostivel uma vez criada a politica de uso de corante para o combostivel da empresa ainda assistimos nas arterias da vila miudos vendendo o mesmo. Sem duvida é da companhia. A sabotagem da cana de açucar para o fabrico de bebida alcolica tradicional (NIPA), tem aumentado cada dia que passa e mais outras formas de sabotagem que tem contribuido para maos resultados da companhia, mas ninguem se importa com isso.”
O que adianta combater cobranças ilicitas e ao mesmo tempo permitirmos que os indecentes, cadaveres ambulantes roubem o fruto do nosso trabalho, a material prima e meios de trabalho? Roubam o futuro dos nossos filhos.Meu povo, meus camarradas, enganam-se todos que pensam que o roubo de cana e combustivel não lesa/interfere nos resultados da CDS.
Vejamos:
1. Calculamos que em Marromeu são vendidos nos mercados cerca de 25 litros por dia, no mínimo. Durante 1 ano (365 dias) 9125 litros sao vendidos a vista de todos em diversos mercados de Marromeu e arredores.
2. Calculamos que em media 100litros são vendidos diariamente a vários proprietários de chapas, carros particulares, barcos e moageiras, o que equivale a dizer que 36500 litros são roubados por ano e vendidos a revelia de muitos de nós, o que não quer dizer que não sabemos destas vendas.
3. um individuo chupa nos campos da Companhia cerca de 2 a 3kg de cana por dia. Se assumirmos que 100 pessoas chupam 3kg de cana cada por dia (o equivalente duas ou três canas), isto equivale a dizer que num período de 365 dias temos 109500kg ou melhor, 110 toneladas de cana são chupados por ano pela comunidade.
4. Imaginem acrescentarmos a isto um calculo de que 5 fabricantes de NIPA por dia usam 15kg de cana como material prima...
5. Nao vou mencionar os outros tipos de roubo que voces podem imaginar.Somem tudos esses nr e verão que isto é um roubo claro ao desenvolvimento com o qual ninguém se preocupa. Estamos preocupados com 1000Mt que nos é cobrado, justo, mas não com os milhões que a Companhia perde anualmente.
Paremos um minuto para pensar. Luabo é uma realidade que ninguém desejaria viver ou experimentar.
Diz Fernando, “Vamos mudar para o bem de todos nós e deixarmos de falar que a empresa é mã uma vez para inverter a situação depende de todos nós” ·
Nota:os numeros mencionados são meramente ilustrativos, podem ser maiores que esses. A titulo de exemple: fala-se de um camião de disel que recente foi desviado mas por sorte preso algures.
Ha que pensarmos seriamente
Baptista João & Fernando Raposo

3 comentários:

  1. Maria João Vasconcelos15 de junho de 2010 às 19:31

    Este também é um artigo de coragem, parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Maria,
    sao verdades que devem ser ditas. As pessoas tem que ter coragem e falar abertamente sobre aquilo que se passa e trazer um juizo das coisas. temos uma capacidade de analise presentista projectada num futuro. Todos devemos estar consciente dos danos que os nossos actos causaram num futuro breve, se possivel combate-los quanto antes.
    Baptista Joao

    ResponderEliminar
  3. Baptista & Fernando,
    Antes do meu comentátio, que parabenizá-los pelo excelente artigo. É preciso muita coragem e um senso de justiça muito grande para externalizar um problema tão grave como esse.

    Aprendi com os meus pais que não se deve apossar de coisas alheias (coisas que não lhe pertencem). Sempre que eu aparecia em casa com algum objeto estranho ou dinheiro, tinha que explicar a eles a procedência. Às vezes, meu próprio pai ia conferir a procedência. Isso tudo, mesmo numa situação de extrema pobreza. Ou seja, a pobreza não justifica roubo de combustível, cana, etc. Aqui no Brasil temos um ditado que muitas pessoas seguem e que diz: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!". Esses ladrões de todo tipo coisas reclamam quando são roubados, mas roubam o tempo também. Clamam por justiça ,mas são injusto.

    Atenciosamente,


    Laércio.

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao