sábado, 16 de abril de 2011

Muana Sena

Bom,

EU nada tenho contra a 1ª Dama, nem a 2ª, 3ª,...até porque gosto de mulheres, todas as mulheres (Martinho da Vila).

Afora os problemas de legitimidade, e os abusos típicos de um regime totalitário e, portanto, centralista, EXCLUSIVO, tribalista, racista, xenófobo, corrupto,..., já cansei, como o da frelimo,

afora tudo isso (política), o meu ponto de vista é este (sem tirar eventuais méritos à 1ª Dama),

mas que EU estou farto de habilidades, estou mesmo, e já não tenho idade para certas manobras:



Vamos imaginar, grosso modo, quaisquer uns de nós a ir VISITAR um campo de refugiados, da Somália, Etiópia, Sudão do Sul,...e infelizmente não faltam, e discursar/falar:



- Antes de tomar as refeições devemos lavar bem as mãos com sabão, e só depois nos sentarmos à mesa para comer.

- Devemos mastigar bem os alimentos, para o bolo alimentar ser bem salivado, e facilitar a boa digestão.

- Devemos comer sempre, mas sempre legumes frescos, e muita fruta, e beber abundantemente líquidos, especialmente água potável.

-No fim das refeições devemos lavar bem os dentes, com um bom dentífrico, e também as mãos e a cara.

- Bla, bla, bla,...

- E não se esqueçam de tomar banho TODOS os dias, com água morna.

- Ah, e mudar sempre de roupa, após o banho,...

- Bla, bla, bla,...

Estão a ver o ponto.

O discurso é certo, mas…

Mas Moçambique não é um campo de refugiados, dirão muitos, a maioria, certamente.

Até posso concordar!!!, mas também asseguro que largas zonas de Moçambique tem piores condições de vida humana que muitos campos de refugiados.

Conheço bem a zona de Baoaze/Chimbazo, Inhangombe/Maruro, Chinde/Luabo/Mopeia,…Muto, Kangane, Nunes,…de conhecer mesmo, a pé, dormir no chão e comer mandioca, bambéia (batata doce) e maçaroca assada nas brasas.

E m’béuas (ratos de campo), também, com xima de milho.

Ah, e não sou “académico, nem trabalho numa ONG.

Sou Colono, de raça branca, de 2ª classe.

Não como aqueles Muzungos que paravam quando “descobriam” o matope, eh, eh, eh,…

Aí é que está diferença.

Agora, vou mandar este comentário, a pedido do Sr Patha na Mandja | 15/04/2011 at 12:07, para o Sr. Fernando Gil inserir com uma fotografia alusiva ao posto de saúde do Chimbazo (deixado em muito bom estado pelos Colonos), RECENTE, up-grade, e só porque EU desconsigo inserir na caixa de comentários, e que diz tudo o que realmente é preciso.

Melhor que EU, e porventura a 1ª Dama (frelimo)!!!!

E, assim, convido a 1ª Dama (a frelimo) a fazerem o mesmo “certo”, “assertivo”, discurso lá mesmo.

Fico de esperar-lhe, sentado.



Um abraço, mesmo.

umBhalane Muana Sena

http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2011/04/primeira-dama-comovida-com-desnutri%C3%A7%C3%A3o-em-anchilo-2.html#more

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao