terça-feira, 12 de abril de 2011

EM MARROMEU uma menor perde a vida na Sorveteira montada na praça dos Continuadores.

Desculpe, não consigo aceitar com naturalidade que um negócio de género seja montado numa praça dos continuadores, lugar reservado as crianças, lugar onde as crianças brincam e fazem de tudo por todo lado. Lugar onde as crianças da escola vizinham repousam durante recreio e se lambuzam ao saborearem os seus lanches.

Não consigo aceitar com naturalidade que dentro de uma praça haja uma alfaiataria, uma carpintaria, um pequeno armazém e por ultimo uma sorveteira construída de chapas de zinco e mal recortado. Foi nesta Sorveteira montada na praça dos continuadores onde na semana passada uma menor de 8 anos morreu electrocutada ao entrar em contacto (inocentemente) com um cabo eléctrico que esteva solto na sorveteira.

Não chamo isto de acidente mas sim de negligencia humana pois por “acidente”, entendo algo obviamente acidental… Se é consideravelmente previsível, deixa de ser acidente. Assim como era este caso. Os donos sabiam que o local é frequentado por pessoas (crianças em especial), portanto, tinham a obrigação de isolar os fios eléctricos. Será que alguém teria tido o cuidado de fazer um estudos de impacto ou dos riscos que os pupilos iriam correr naquele lugar e com aquele tipo de construção? Onde está a inspecção?


Aliás parece que no centro da vila não há ordem, cada um faz o que quiser, constrói o que quiser sem normas. Assistimos construções de barracas por todos os lados das ruas, contentores substituindo passeios, lixo engolindo as ruas, em fim autêntica salada russa…

Quero recordar aqui, o Portal de Sena e o grupo Juvenil Marromeu em Movimento tentamos recuperar a praça, fizemos limpezas e reordenamento. Estávamos empenhados em reerguer a praça para servir de cartaz da vila e o nosso interesse era sem fins lucrativos mas fomos passado a pernas pelos homens de dinheiro. Os manda molas de repente vedaram a praça com midikua, modificaram o jardim, iniciaram a construção de barracas e nos fomos obrigados a recuar…veja aqui


Hoje uma vida foi ceifada por causa da ambição de fazer dinheiro em qualquer esquina, inclusive em espaços públicos. Quanto custa um Sorvete comparadamente a uma vida? Haja boa vontade, nós continuadores queremos a nossa praça e aproveitamos, já perguntar ao Sr. Presidente do município, quem será punido por esta morte?


Por: Fernando Raposo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao