segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mão-de-obra mais reduzida no sector açucareiro do país


A indústria açucareira em Moçambique vai registar este ano uma ligeira redução da mão-de-obra empregue, devido a factores ligados à modernização do processo produtivo, indica o balanço do Plano Económico Social (PES) referente ao 1º semestre deste ano, divulgado pelo Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI).
Apesar das possíveis reduções, cujos níveis não são avançados, o CEPAGRI refere que a indústria açucareira continua a ter um impacto socioeconómico marcante, sobretudo ao nível de emprego.
“No entanto, é de notar que nesta fase não se espera o contínuo aumento do emprego na indústria açucareira, podendo em alguns casos registar-se pequenas reduções devido ao volume de trabalho exigido e a modernização do processo produtivo”, indica o relatório do CEPAGRI.
Segundo as projecções, a mão-de-obra em operação na indústria açucareira poderá situar-se em 29.000 trabalhadores entre permanentes e sazonais, o mesmo número de emprego do ano passado.
Sofala tem duas fábricas de açúcar, nomeadamente, a Açucareira de Moçambique, em Mafamibisse, e a Companhia de Sena, no distrito de Marromeu. Com a Companha do Búzi, que funciona parcialmente, mas não produz açúcar, esta província detém o maior parque desta indústria e a se concretizarem as previsões, será uma das afectadas em mão-de-obra.
As outras duas unidades açucareiras funcionam na Manhiça e em Xinavane, na província de Maputo.
No entanto, prevê-se que arranque, ainda este ano, um projecto orçado em 300 milhões de dólares, um investimento de uma companhia polonesa e da Mozambique Infrastructure and Resource Company, uma firma moçambicana, de construção de açucareira em Mopeia, na província da Zambézia.
Zambézia já teve uma açucareira, que era pertença da Sena Sugar Estates, em Luabo, no distrito de Chinde, limítrofe de Mopeia.
Grande parte da mão-de-obra que a indústria açucareira empregue é nas respectivas plantações

Fonte: D.M  
Foto do arquivo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao