sábado, 23 de maio de 2009

Em parceiria com a Oxfam intermon

Marromeu em Movimento pinta para Sensibilizar a comunidade

Em meados do mês de Abril nasceu em Marromeu uma agremeação juvenil denominada de Marromeu em Movimento. Uma iniciativa de jovens naturais e residentes em Marromeu e que operam na área de desenvolvimento e promoção do bem estar social. O lançamento do movimento foi feito no dia 14 de Abril através de uma jornada de limpeza na Praça dos Continuadores localizada no centro da vila de Marromeu.
A iniciativa foi louvavel pois os jovens pretendiam resgatar a linda imagem da praça faze-la de cartão de visita para todo aquele que chega a Marromeu. com interferência de senhores de “mola” que pretendiam transformar aquele local público em algo quase que privado, fez com que os jovens abrandassem com as actividades.
Sendo jovens com propositos bem definidos, reaparecem agora como parceiros de implementação das campanhas de sensibilização comunitária em materias de higiene e saneamento em parceiria com a Oxfam Intermon, uma ONG que opera naquela parcela. Na condução dessa iniciativa, murros da Vila de Marrome estão sendo pintados com imagens e dizeres educativos na matéria de higiene e saneamento, prevendo-se que este trabalho irá abranger 5 bairros nesta fase inicial.
A questão de saneamento e fecalismo ao cêu aberto aparecem no topo das prioridade deste grupo de jovens e esforços estão sendo evidados de modo a encontrar parceiros para implementar uma grande iniciaiva na área de combate ao fecalismo ao cêu aberto que afecta a Vila de Marromeu.
A iniciativa Marromeu em Movimento já identificou as reas criticas e pretende conduzir campanhas de sensibilização contra o fecalismo ao cêu aberto em paralelo com destribuição de lages e material de construção de latrina melhoradas nas casa.
Os jovens acreditam que a ciclicidade da cólera e doenças diareicas pretende-se com a persistência deste mal que também afecta a postura urbana.

Na hora de fecho e bem baixinho:
Aqui a lei funcionou... o dinheiro não é tudo.
Os senhores de “mola” foram interditos de erguer obras na praça dos continuadores e por sinal os jovens de Marromeu em Movimento, junto com o vereador da área de construção remexem a praça para os festejos do dia da criança e o murro de midiqua (madeira de palmeira) vai ser derrubado.

Por: Baptista João

Próxima edição: boatos de fantasmas e seus mitos em Marromeu e Luabo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao