domingo, 28 de junho de 2009

Carlos de Lina canta em Marromeu

... estamos a perder a identidade da nossa musica moçambicana...

Carlos de Lina, músico de renome na nossa praça, está em Marromeu a covinte dos Amigos de 80 para realizar um espectáculo na discoteca Las Vegas. O Portal de Sena teve o privilégio de trocar umas palavras com o musico o qual afirmou que para além de compositor é também produtor e que como compositor, já lançou musicos como John Forever, Didácia, Walter em outros.
O músico revelou que em moçambique ja é possivel viver-se de musica mas isto só é possivel na capital dado que os apoios aos músicos estão concentrados só na capital em detrimento do resto das provincias. De lina foi firme ao afirmar que o novo estilo de musica que se faz em Moçambique, vulgo panza, está a desviar a nossa mocambicanidade, estamos a perder as nossas raizes, as musicas não tem mensagem, usam fundamentos de crianças, linguagem da rua e escandalosa e como consequência disto os muicos estão a perder credibilidade e fraca aderencia nos espetáculos por causa destes musicos que de repente decide cantar sobre os seus sapatos...”
Apesar de todas as dificuldades que os músicos e compositores enfrentam fora de Maputo, da Lina diz estar a registar grandes progressos nas sua bi-carreira e está envidando esforços para apoiar os que a ele recorrem para pedir ajuda. Apela a união dos musicos como forma de enfrentar as dificuldades e pede para que o empresariado descentralize os apoios aos talentos e musicos no geral.
Carlos de Lina, que iniciou a cantar com 6 anos em Pemba, lameta a perca fisica do Michael Jockson aquem o tinha como idolo. São tambem seus idolos os músicos da velha guarda da musica moçambicana como é o caso de Stewart, Mazembe, Madala, Xidiminguana, Jorge Mamade...
Mais poderiamos escrever mas a equipe do Portal tem que correr para comprar os ingressos no espetáculo, em breve iremos postar as emoções vividas, espera-se uma noite bem quente.
Bem haja aos organizadores, amigos de 80 e o proprietário da Discoteca Las Vegas.
Por: Baptista Joao (texto) Rodrigues Gaspar (imagem)

7 comentários:

  1. OI DE LINA TEM RAZAO, MAS O PROBLEMA NAO ESTA NO RITMO PORQUE TODOS NOS GOSTAMOS DE DANÇAR MAS SIM NOS PROPRIOS CANTORES QUE SO FALAM DE SI PROPRIOS A FINALIDADES A MUSICA FICA NA PARADA SO UMA SEMANA DEPOIS TODOS DETESTAMOS

    ResponderEliminar
  2. Admiro mto esse cantor! Tive a oportunidade de conhecê-lo, dono de uma voz belissima!
    Lamento, que cá no Brasil, não se conhece a obra deste músico!

    ResponderEliminar
  3. Lamento ainda, que não se encontre no youtube os clips do Carlos. São mto bons, por exemplo, Mapiko, Traição fatal, entre outros.

    ResponderEliminar
  4. Olá, porque não postam os clips do Carlos, são tão bons! Por exemplo, Mapiko, Traição fatal, Africa, entre outros.

    ResponderEliminar
  5. musicos Mocambicanso, reforsam entre si demodo queira ou nao acatar os seos talentos no mundo da musica, assim como asua propria cultura, estilo e genero desta. e lamentavel que musicos da Zona norte parece serem esquecidos ou nao ter havido apoio demodo que incurajam os artistas...mesmo so para lancar suas musicas, clipes na net e um grande problema..participacao num programa na tv os musicoa sao umilhados.... por exemplo: artista Carlos de Lina, Dr Rebo Chimbunga ulanda,Danny square, Cardial e de entre ouitros..

    ResponderEliminar
  6. É possível ter o contacto do cantor Carlos de Lina?

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao