sábado, 13 de junho de 2009

Em Marromeu as rádios tocam silêncio

É isso mesmo, as rádios tocam silêncio. É que na quarta feira da semana passada (3 de Junho) a RTV – Rádio e Televisão Comunitária de Marromeu registou uma avaria técnica que obrigou a para lização das edições radiofónicas.
Já não se ouve mais a notícia nacional que passava pelas 6 da manha, nem o programa dos discos da Tita, já não se ouve o informe local que era bem concorrido pelos ouvintes e o vizinho Manuel chora porque a rádio já não passa mais aquela musiquinha que lhe fazia lembrar a sua joventude passada lá na terra do Mugabe e Tsivangirai. Em fim, estamos condenados a engrossar a lista de tantos desinformados que deambulam por este país...quem sabe esta é a realidade a que nunca deviamos ter fugido.
O Portal julga que numa altura em que se aposta no distrito como polo de desenvolvimento, a informação passa a ser um instrumento fundamental. É preciso que os vários actores sociais, consumidores, promotores e aspirantes a promotores de desenvolvimeto socio-economico estejam informados de modo a ter a possibilidade de opção.
O que se espera de uma sociedade desinformada? Ja passa mais de uma semana e a Rádio esta na mesma. Será que esta rádio não é tão importante quanto são as outras? E será algo está sendo feito de facto?
Disse um ouvinte “se soubesse comprava Televisor”.
De facto, que tem televisor ainda consegue apanhar o unico sinal televisivo (TVM), ainda que com alguma dificuldades, mas... Mas é bom que se saiba que em Marromeu a televisão é algo de elites, infelizmente, para além de que a cobertura temática e territorial é limitada. Raras vezes se fala de Marromeu, Luabo, Nessa, Chupanga... nem no Canal Zero nem no Ver Mocambique, como se aqui nada acontecesse. Sei, estao a espera de colera e cheias.
Em conversa com o Portal, um dos operadores da rádio disse que “o problema não é tão grave mas dado que localmente não exite ninguém credenciado a mexer estes equipamentos limitamo-nos a desligar e reportar o caso à Administração e ao Conselho Superior de Comunicação e aguardamos a vinda dos técnicos”.

O povo de Marromeu e as localidades circunvizinhas questionam : até quando as nossas rádios vão parar de tocar o silêncio?
A quem de direito, o Portal de Sena roga que se solucione este problema o mais breve possivel, a comunidade se sente marginalizada.

Por Baptista João (texto e imagem)

2 comentários:

  1. alo isso tem haver com o deslexo da ics pois poucas veses acontecen havarias nao custa nada enviar um tecnico mesmo que seja de comboio para alem de carros luxuosos que usam para fazer estes trabalhos, com isto tantas pessoas ficam desimformadas

    ResponderEliminar
  2. Neste momento é necssário enviar o técnico quer por comboio ou qalquer outro meio, mas melhor do que isso seria capacitar localmente alguém que possa saber detectar e corrigir pequenos erros. Lendo a postagem, percebí que não se tratava de uma avaria grave. Enviar sempre técnicos para o distrito não potencia os recursos humanos locais. (entenda-se um que vai só para reparar uma avaria e depois regressar).
    Conhecí um fulano que acontentava-se de sair da capital provincial para um distrito, só para ir trocar um "mouse"!! Ah, e tinha ajuda de custos!
    Pessoas deste tipo não ensinam a ninguém para que tudo continue dependendo de si.

    "O representante do Portal de Sena - Baptista João, defendeu que os uniformes devem ser produzidos em Luabo como forma de apoiar as potencialidades locais" citei da postagem anterior a esta, esta é uma das frases lindas que lí naquela postagem!

    Adérito Magumane

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao