segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Na procura de um encontro para a nossa historia

Nao existe pobreza de espirito para proteger algo. Disse uma idosaque cuida de maquina usada na guerra nos tempos la idos... coisas da historia

Um vagaroso gesto simpatico ate ao fim da campanha de recolha de ferro velho (sucata), um casal velho conseguiu protegeu o patrimonio histórico no seu proprio terreno, no bairro campo em Marromeu. Trata-se de uma maquina de guerra estacionada no quintal de uma familia que a conservoui por muito tempo. Dada a escassez de fontes, não conseguimos apurar a verdadeira historia que fez com que aquela maquina parasse naquele lugar.
Segundo a dona de casa, com quem tivemos oportunidade de conversar, “não existe pobreza do espirito para proteger algo, acreditamos que conserva-la é a melhor forma para contar historia aos nossos netos futuramente enquanto que vender um ferro desta maquina não irá eliminar a nossa pobreza mas sim eliminar uma longa história para os nossos filhos”, citamos.
De acordo com as nossas pesquisas, o Portal de Sena apurou que no distrito de Marromeu existem duas maquinas do genero todas carecendo de um bom cuidado para que não sofram com a acção da chuva e do vento, para alem de serem vendidas como sicatas.
Ao falarmos desta maquina, não é sinónimo de que o Portal de Sena é saudosista aos tempos de guerra, nem pretendemos trazer más memórias, queremos sim é reconhecer os esforços daquele familia que cuida deste impar patrimonio histórico. Esta é nossa riqueza e é preciso preserva-la, portanto, queremos convidar a todos a olharmos por isto e preservar este patrimonio.

Por Fernando Raposo, Texto e imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao