sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A educação pré-escolar

A educação pré-escolar em Marromeu ainda não é vista como algo tão sério e inequívoco, visto que, existem até hoje crianças que antes de frequentar o ensino primário não passam pela educação pré-escolar. Para ficar claro, este termo (educação pré-escolar ) é aplicado à experiência educativa de crianças que ainda não atingiram o primeiro grau escolar. Muitos educadores que já experimentaram a educação pre-escolar afirmam que as crianças desenvolvem conceitos de auto-estima e aptidões que lhes permitem melhorar o rendimento intelectual.
Com a introdução de Jardins-de-infância (iniciados em 1837 por Friedrich Fröbel) que é uma das formas de educação pré-escolar onde as crianças aprendem por meio de jogos criativos, socialização e expressão espontânea, estes (jardis da infância) representam uma etapa deveras importante de introdução ao ensino primário.
Quando uma criança está no ensino primário ela enxerga as coisas duma maneira divergente, porque para ela são os primeiros anos da educação formal. São predominantes as actividades de leitura, escrita e cálculo. O currículo escolar costuma começar aos sete anos de idade no caso de Moçambique e abrange disciplinas como linguagem, matemática, geografia e ciências naturais. Na maior parte dos países, o ensino primário é obrigatório.
É triste e de susceptibilizar ao ouvir dos nossos pais, tios e avos deplorando com o tipo de educação de hoje e comparando-a com a do tempo colonial, que as pessoas no então estudavam mais que actualmente. Se calhar é verdade... e se calhar não é... mas é verdade que gostariamos de ver os nossos pais e as nossas escolas como estruturas motivadas e capazes de motivar os que nela estudam e ensinam. Assim elas cumpririam as suas missões de ensinar e aprenderem para a vida e contribuir para construção de uma sociedade melhor e mais justa onde nos sintamos orgulhosos das nossas crianças, o futuro do amanhã. Uma sociedade onde todos são irmãos, têm as mesmas oportunidades, onde todos se ajudam entre si para a edificação de uma sociedade muito humana.


“É tempo de começarmos a construir uma escola motivada e motivadora, que responda as necessidades do mundo de hoje e que prepare pessoas para enfrentar os desafios que se avizinham”.

Por: Francisco Sangoma

Muito obrigado Sangoma por este artigo, altamente sugestivo e motivador para reflexões sérias e profundas.

Baptista João

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