quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A população de Marromeu preucupada com a agua potavel


Nota-se que em todo distrito de Marromeu, a população está meramente preocupada com a falta de água. Um grande número da população percorre longas distâncias a procura daquele precioso líquido ou são sujeitos a recorrer a água imprópria para consumo humano.

Uma fonte por nós entrevistada disse que a questão central não se prende com falta de água como tal, pois fazendo uma cova de quase 2 metros de profundidade pode-se achar água mas não é recomendavel para o consumo humano. Acrescentou que esta situação tem sido constante e como consequência, as pessoas percorem longas distâncias a procura do liquido vital para o seu consumo e para o caso de lavar a roupa, as pessoas recorrem as aguas dos canais de irrigação das machambas da Companhia de Sena, os denominados “CASSOAS”.
 As águas das cossoas não são recomendáveis para consumo humano ou uso doméstico, excepto para rega, pois grande parte dela transporta resíduos de melaço e sujidade de cana lavada na fabrica. 
O Portal de Sena, na voz do povo que clama, pede ao recém eleito Presidente do Municipio de Marromeu, ao recém nomeado Administrador do Distrito e outras entidades não governamentais para que olhem por esta situação de falta de água assim como a formação de um corpo técnico para reparação e manutenção periódica das pequenas fontes de captação de água que se encontram avariadas. 
E que tal pensarmos em conselhos comunitários de gestão de fontes de abastecimento de agua? 

por Rodrigues Gaspar, Texto e imagem

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao