domingo, 31 de maio de 2009

Prezados Leitores,

O Portal de Sena passa a reservar desde então um espaço designado Janela do Leitor.
A Janela do Leitor é um espaço reservado ao leitor, no qual e a pedido dos mesmos iremos laçar seus texto (poemas, dedicatórias, correspondencias selecionadas entre o Portal e os leitores). Nestea Janela iremos também inserir informações em resposta a pedids particulares dos leitores (ex. Se procuras um parente que esteja no vale do Zambeze, um local, uma historia... nós procuramos e enviamos.
Esta janela será postada quinzenalmente e em harmonia com a demanda. Mandem os pedidos, textos... para portaldesena@gmail.com ou entregue nos em mão, para quem está em Marromeu

Aqui vai a nossa primeira Janela

Janela do Leitor (001/09)
O Francisco de Marromeu-bairro Infantário, escreve para a sua esposa e pede ao Portal para fazer chegar a carta à sua estimada esposa Isabelinha. Com todo prazer, o Portal de Sena transcreve a carta na sua integra e plena originalidade de formatação

Carta de amor

Antes de te conhecer, admito que o tempo foi ingrato comigo,
mas ele sabia o que estava fazendo. E quando menos esperei, ele te colocou em minhas andanças, trazendo para minha vida alguém que eu não conhecia.
Estar contigo nao é um sonho mas sim uma benção vindo do pai celestial,
dormiria a eternidade se fosse preciso só para estar juntinho de ti,
do teu lado em teus braços, para eu poder sentir
o seu coração batendo junto do meu, as suas mãos descendo devagarinho pelo rosto...
Ter você significa a realização de um sonho,
e o despertar de uma realidade que poderá ser eterna.
Eu poderia dizer tantas outras coisas, meu amor!
Que você é tão importante quanto a água que bebo; e realmente Deus tem sido muito bom para mim, e é por isso que todos os dias eu rezo, agradecendo a ele e pedindo para que ele nos abençõe e nos dê forças para continuarmos seguindo o nosso caminho juntos.

Amo-te

Transcrito por: Rodrigues Gaspar

Boatos de fantasmas em Marromeu

Nos últimos dias tem sido frequente casos de boatos em Marromeu, facto que afecta inclusive as localidades circunvizinhas.
No dia 24 de Janeiro circulou o primeiro boato do ano que falava de julgamento ao público de assasinos que tiravam vidas humanas na zona de Chueza. Caso inédito, currioso. Na tarde deste dia 24, centenas de pessoas rumarram em direcção a praça do conselho municipal para assistir o propalado julgamento ao público. O curioso é que os orgãos máximos do distrito (a policia, o admistrador e orgãos de informação local) não tinham informação sobre o assunto.
Questionamo-nos nós os presentes: Afinal quem ia dirigir o julgamento? Ninguém sabia explicar. Mas alguém foi preso? Ninguém sabia responder.
Quando as autoridades se aperceberam, foram à radio local desmentir o assunto. Foi dificil dessipar a moldura humana que ali se encontrava, facto que culminou com desparos como forma de escoraçar pessoas que iam invadindo o comando distrital.

A jornada de boatos não parou por ai e como tais notícias de fontes anónimas circulam mais rápido que a rádio comunitária de Marromeu, eis que nos dias 7 a 14 de Março, circulavam notícias estranhas alegando a paralização do comboio Beira-Marromeu devido a má qualidade da linha ferrea, facto que inquietou as pessoas que tinham planos de viajar de magnifico meio de transporte económico, rápido e menos desgastante.
Estas informações fizeram deslocar a equipa do Portal de Sena à estação do comboio para confirmação do caso com os operadores e nos dito que a notícia não passava de mais um boato.

E agora..., Nos últimos dias circula um boato de fantasmas ambulantes que deambulam pelo Marromeu e uma parte de Luabo. Os morradores tem de desenhar uma cruz no chão que dá entrada ao quintal e nos cantos da casa e passar por cima da cruz uma tinta branca ou até farinha branca para que a cruz seja visivel mesmo na calada da noite. Conforme os nossos entrevistados, os fantasmas fazem rondas noturnas carregados de seus caixões e quando chegam numa casa batem a porta, se alguém for abrir na mesma hora a pessoa passa a fazer parte do grupo e nunca mais volta ao convivio familiar. Noticias similares já tinham circulado nos anos de 2002 a 2003 entre Marromeu e Luabo, onde grande parte das pessoas que chegassem a noite de viagem para visitas familiares corriam risco de não serem atendidos por seus familiares passando assim o resto da noite em lugares inseguros suspeitos de serem tais fantasma.

Onde é que vamos com isso? O mais dificil é encontrar os promotores de tais notícias e que objetivo tem?

Por: Fernando Tomé Raposo

Cahora Bassa ilumina Marromeu e arredores

A EDM reergueu as torres de transporte da corrente eléctrica que no passado ano tombaram aquando da passagem de ventos fortes que assolaram Marromueu. Durante muitos anos a vila de Marromeu era iluminada pela energia gerada pela Companhia de Sena, facto que ainda ocorre em algumas linhas de distribuição, mas com a chegada da corrente de Cahora Bassa, os bairro circundantes passam também a beneficiarem-se deste recurso distribuido apartir duma substação montada em Marromeu.
Foram concluidas recentemente as obras de expansão da corrente para os bairros do infantário, Keneth Kauda, primeiro de Maio, entre outros. Os trabalhos estão registando grandes avanços e a populcação já respira de alívio. Acredita-se que com este trabalho, Marromeu virá conhecer grandes melhorias na vida dos Municipes assim como em alguns estabelecimentos comerciais e de ensino. A pequena indústria de farinação (moageiras) poderá ver os custos de produção deveras reduzidos pois o disel é cada vez mais caro que a energia eléctrica.
Para os comerciante, aconselhamos que investissem um pouco na área de venda de electrodomésticos a preços competitivos pois poderá assistir se um boom pela procura destes items.

Os beneficios da Energia ja se fazem sentir em Marromeu
Imagem ao lado f0i tirada numa das ruas do bairro 1º de Maio que se benificiou da energia de Cahora Bassa onde mais de 150 casas foram electrificadas gratuitamente. Hoje já se começa a registar algumas mudanças com aparecimento de algumas moageiras elétricas onde uma lata de 20L custa 8Mts contra os anteriores 15Mts; ve-se o aparecimento de ofcinas de soldaduras e muito mais avanços.

Bem haja EDM, que haja mais energia de qualidade para os consumidores e nas vias públicas. Aos Munícipes, apelamos uma utilização racional, ordeira e vigilância contra roubos e sabotagens.

Por Batista João (texto e imagen)

Agrifocus empata com Luabo


Os vencedores do campeonato Intersectorial da Companhia de Sena empataram com a selecção de Luabo num jogo amigavel realizado em Luabo no Domingo passado (25/05/09). Aos primeiros minutos da primeira parte agrifocus entrou a marcar tendo enfraquecido todos adeptos da seleção de Luabo que se faziam presente em massa para mais um derbe do desporto rei. Enquanto a festa continuava, grande parte do público ainda continuava a dar o seu contributo de forma a encorajar a equipa de Luabo aqual terminou a primeira parte a perder por 1-0. Ja na segunda parte, nos minutos 70 do jogo a selecção de Luabo fez um golo de empate tendo terminado o jogo por igualidade (1-1). Ainda, a equipe de Agrifocus com a sua ronda pelo vale do Zambeze, tinha agendado uma viagem para dia 30 de Maio rumo a Distrito de Sena onde iria defrontam a selecção de Sena. Na altura do fecho, ficamos sabendo que a viagem não foi realizada por motivos que desconhecemos.
Desejamos aos promotores da iniciativa que continuem a contribuir para um melhor fotebol Moçambicano.
O Portal de Sena manda um especial obrigado para o Sr. Wiliam Sherene que nos convidou e nos ofereceu o transporte para Luabo (ida e volta) a fim de cobrir o evento desportivo.
Por Fernando Raposo (texto e imagens)

sábado, 23 de maio de 2009

Luabo Tissafuna Pheziwa(queremos ajuda)

Algo interressante fez movimentar a equipa do Portal de Sena à província da Zambézia, concretamente em Luabo. Luabo que está registar um nível de densevolvimento paulatino, com o aparecimento da rede de telefonia movel, mais infrastruturas novas e acção das ONGs em prol do desenvolvimento, como a PMA e IRD.
A nossa viagem não foi para reavaliar o desenvolvimento mas revisitar o centro orfanato Taona Tissafuna Phezia que em português significa: vimos e necessitamos de ajuda. O Centro foi fundado em 2007 pelo senhor Tomás Tchinsomba com ajuda da sua esposa. Uma iniciativa pessoal, altamente positiva que hoje conta com mais de 50 crianças com idades que variam de 04 a 16 anos.
O senhor Tchimssomba viu o seu sonho a se concretizar e a crescer na medida em que o número de engressos aumenta consideravelmente. Segundo ele “já não dá para recuar nem parar com a iniciativa, mesmo com dificuldades, vamos-nos sacrificar a favor da criança carente e vulneravel que tem aquele lugar como o único refúgio”. O mais preocupante e lamentavel para o senhor Tchinsomba é o facto de não ter nenhum apoio para a sua iniciatica, excepto o da Companhia de Sena que cedeu uma das suas casa onde funciona o centro, fornece água e luz. 90% das despesas do centro saiem do seu bolso pessoal, das colheitas nas suas machambas e pouca parte vêm de pessoas próximas de boa fé. Facto preocupante não só para ele mas sim para mais de 50 crianças que ele está acolhendo.
Nós acreditamos e testemunhamos que as crianças estão a densevolver saudavelmente, maior parte delas já andam na escola e participam positivamente na ornamentação do orfanato, nas machambas do orfanato e acreditados que serão sujeitos activos para no densevolvimento de Luabo.
De tantas portas que ele já bateu dentro da província da Zambéézia até hoje não encontra financiador ou parceiro directo. As crianças dormem nas esteiras, não tem refeitório nem cadeiras, em fim, o centro carece de tudo o que é nacessário para um bom densevolvimento da criança, as flores que nunca murcham.
A foto a seguir mostra uma parte do dormitório. Uma esteira e uma manta para 2 pessoas.

As necessidades do orfanato, resumem-se no abaixo transcrito, segundo sr. Tchinsomba

“Necessidades do orfanato Taona Tissafuna Pheziwa:
Alimentaçao: arroz, farinha de milho, feijão manteiga, sal da cozinha, aleo alimentar, peixe, carne e açucar.
Meterial para acomodação: 50 belichas, 100 mantas, 50 colchoes, 50 lenções, 50 almofadas.
Vestuario: fardos de roupas usado de 04 a 16 anos de idade pares de sapatos
Recreação: 1 televisor, 1 antena, 1 leitor dvd.
Material escolar: 50 pastas escolar, 50 pares de uniforme, e cadernos.

O Portal de Sena quer apelar aos naturais, amigos de Luabo e a todos de boa vontade para que contribuamos e ajudemos ao casal Tchinsomba a semear sorriso e esperança naquelas crianças que de tudo são carente.

Ajude-nos a ajudar, o seu gesto faz diferença

Por: Fernando Tomé Raposo

Em parceiria com a Oxfam intermon

Marromeu em Movimento pinta para Sensibilizar a comunidade

Em meados do mês de Abril nasceu em Marromeu uma agremeação juvenil denominada de Marromeu em Movimento. Uma iniciativa de jovens naturais e residentes em Marromeu e que operam na área de desenvolvimento e promoção do bem estar social. O lançamento do movimento foi feito no dia 14 de Abril através de uma jornada de limpeza na Praça dos Continuadores localizada no centro da vila de Marromeu.
A iniciativa foi louvavel pois os jovens pretendiam resgatar a linda imagem da praça faze-la de cartão de visita para todo aquele que chega a Marromeu. com interferência de senhores de “mola” que pretendiam transformar aquele local público em algo quase que privado, fez com que os jovens abrandassem com as actividades.
Sendo jovens com propositos bem definidos, reaparecem agora como parceiros de implementação das campanhas de sensibilização comunitária em materias de higiene e saneamento em parceiria com a Oxfam Intermon, uma ONG que opera naquela parcela. Na condução dessa iniciativa, murros da Vila de Marrome estão sendo pintados com imagens e dizeres educativos na matéria de higiene e saneamento, prevendo-se que este trabalho irá abranger 5 bairros nesta fase inicial.
A questão de saneamento e fecalismo ao cêu aberto aparecem no topo das prioridade deste grupo de jovens e esforços estão sendo evidados de modo a encontrar parceiros para implementar uma grande iniciaiva na área de combate ao fecalismo ao cêu aberto que afecta a Vila de Marromeu.
A iniciativa Marromeu em Movimento já identificou as reas criticas e pretende conduzir campanhas de sensibilização contra o fecalismo ao cêu aberto em paralelo com destribuição de lages e material de construção de latrina melhoradas nas casa.
Os jovens acreditam que a ciclicidade da cólera e doenças diareicas pretende-se com a persistência deste mal que também afecta a postura urbana.

Na hora de fecho e bem baixinho:
Aqui a lei funcionou... o dinheiro não é tudo.
Os senhores de “mola” foram interditos de erguer obras na praça dos continuadores e por sinal os jovens de Marromeu em Movimento, junto com o vereador da área de construção remexem a praça para os festejos do dia da criança e o murro de midiqua (madeira de palmeira) vai ser derrubado.

Por: Baptista João

Próxima edição: boatos de fantasmas e seus mitos em Marromeu e Luabo

A IGREJA ASSEMBLEIA DE DÉUS AFRICANA – ADA- COMPLETA 49 ANOS

O Portal de Sena fora convidado a testemunhar esta data em Marromeu e assim foi nos contado a história:
A igreja Assembleia de Déus Africana, foi fundada no dia 12 de Maio de 1960 por um senhor (Ezequiel Guti) que pelo poder do espirito santo achou conveniente divulgar a palavra de Déus a nível mundial. Na materialização dessa revelação, o senhor Ezequiel Guti funda a igreja da ADA pela primeira vez em Zimbabwe, que depois veio se espalhar pelo mundo todo.

Para prestar a homengem ao senhor Guti, a ADA-Marromeu, um dos centro onde se encontra uma sede desta Igreja, realizou-se um culto de júbilo e ezaltação pela longividade e avanços que se conseguiram durante o percurso. Durante o culto, algumas pessoas mais idosas foram convidadas para fazer parte e dar seu testemunho sobre a sua fundação.
A cerimónia foi antecedida por uma missa concorrida por crentes de várias representações da ADA e de outras congregações religiosas convidadas.

O Pastor Martins Peleka, durante a sua oração, agradeceu a Déus por ter dado o poder ao senhor Ezequiel Guti e pela iluminação que lhe revelou e fortificou o espirito e vontade de fundar a igreja para levar os homens a adiquirir a verdade da vida.
Guti, fundador da ADA, e hoje conhecido como o pai da ADA, assim como a sua esposa vivem o dia de hoje muito felizes por recordarem que o espirito santo habitou neles.
A festa decorreu num bom ambiente de paz em cristo, onde o coro e a dança fazia-se presente e acompanhados por um roncar do piano. Foi uma festa autêntica onde fez se de tudo na observância de principios reliojos da ADA que nem se esqueceram de reservar um momento para o corte do bolo.
O pastor Martins Peleka, no seu último discurso, chamou a todos os irmãos para que se juntem a cristo de modo a receber uma benção em nome do Pai, Filho e Espirito Santo.

O Portal de Sena, sauda a ADA e exorta todas congragações a continurem com os seus ensinamentos para o desenvolvimento espiritual e integral do homem. Resgatar a moral, dignidade ética-humana e preservar a Paz em Moçambique e no mundo.

Por: Rodrigues Gaspar

quinta-feira, 14 de maio de 2009

VII Edição, Companhia de Sena arranca com campanha 2009-2010

1 de Maio em Marromeu e o reajuste salarial na C. de Sena

O dia 1 de Maio em Marromeu foi um dia axatamente diferente ao dos outros. Neste presente dia, o Portal de Sena esteve virado as suas atenções à Companhia de Sena onde pelas 06:30 realisou-se uma missa dirigida pelos padres católicos abençoando assim o dia para um ambiente de paz e de festa. A missa foi assistida pelos trabalhadores de todos os sectores ao nivel daquela fábrica, onde calcula-se que mais de 300 trabalhadores fizeram-se presentes na missa.
As movimentações das pessoas faziam-se sentir logo nas primeiras horas do dia, aumentando assim consideravelmente o número de pessoas à cada hora que passava. Pelas 7 horas deu-se o inicio da marcha rumo a praça dos heróis Moçambicanos, onde diferentes grupos de trabalho fizeram parte a um desfile a moda de cada departamento, exibindo o seu equipamento do trabalho acompanhado de alguns dísticos que transmitiam várias mensagens revindicando os seus direitos: trabalho igual e salário igual, apoio médico e medicamentosa, salário condigno face ao custo de vida, juntos no combate a crise Mundial e o desemprego que está aumentando dia pôs dia... em fim chamar atenção ao empresário ou empregador a se envolver na resolução dos problemas e necessidades dos trabalhadores.

No desfile fizeram parte várias empresas, instituições privadas, ONG”s percorrendo as artérias da vila de Marromeu. Como forma de encorajamento e valorização de um bom desfile a Direcção da CDS premiou a secção de electicidade seguido da construção civil e por último as caldeiras como o terceiro classificado por ter apresentado um bom disfile (todos da Companhia de Sena) cujo esses receberam algum valor monetário como prémio.
Para além do desfile classificados, tiveram lugar actividades recreativas e desportivas para marcar a data, onde mais de 40 bicicletas serviram como prémio do primeiro classificado ao 7º Classificado e os restantes receberam telefones celulares, camisetes relógios da parede, material escolar, toalhas e muito mais prémios que foram entregue pela Companhia de Sena à várias pessoas que participaram nos concursos de ciclismo e atletismo divididos em género e idade. As cerimonias desportivas ocorreram no aeródromo de Marromeu e os citadinos participaram massivamente, nutriram e testemunharam os eventos que lá tiveram lugar.
Algumas revindicações expostas no dia 1 de Maio foram felizes pois as negociações salariais que decorreram ao nivel da Companhia de Sena com o sindicato da mesma deram resultados satisfatórios com a divulgação no dia 11 de Maio do reajuste salarial que fixava 14% de aumento para o salário mínimo na área de agricultura e 13% na área fabril com efeito apartir de 1 de Abril. Um dos maiores ganhos nesta ronda negocial foi a fixação pela primeira vez do 13º salário em subistituição dos bonus. Esta medida abrange à todos os trabalhadores com vínculo permanente.

O Portal de Sena não ficou de fora testemunhando assim a entrega dos prémios. várias empresas nacionais e estrangeiras como: Standard Bank, Barcley’s, Mcel, Vodacom, Companhia de Sena, Marssey Fergusson, Gama Afonso e muito mais patrocinaram o evento na aquisição dos prémios e o Portal de Sena tem a opotunidade de agradece-los com o apelo de repetirem o gesto sempre que necessário e aos organizadores e os trabalhadores, o noso muito obrigado pela organização e festa ordeira.

por: Fernando Tome Raposo (texto e imagem)
==================================================

TERMINOU O CAMPEONATO INTER-TRABALHADORES DA COMPANHIA DE SENA

O campeonato que iniciou no dia 21 de Março de 2009, teve o seu término no dia 01 de Maio de 2009, dia internacional dos trabalhadoers.
O torneio contou com a participação de 05 equipas, somente as equipas da Fábrica e Agrifocus chegaram a fase final, que se realizou no dia 01 de Maio pelas 15 horas. como se nao bastasse no mesmo dia a equipa de Escritórios e Agricana, disputaram para o terceiro lugar tem do ficado com o prémio de terceiro classificado a equipa de escritórios.
O confronto entre Agrifocus e Fábrica, terminou com a derrota da equipa da Fábrica por 4-1, terminando o jogo, procedeu-se a entrega da taça para o terceiro clssificado, pois este levaram 1500, Mtn e bonês da standard bank, em Segundo lugar tiveram como prémio 2500mtn e bonês da standard bank e para o primeiro classificado, a equipa de Agrifocus, levou uma taça e um valor de 5000.00Mtn, onde continuaram com a festa conforme mostra as imagens.




Para terminar o dia, a festa continuou com outros enventos nocturno, onde realizou-se um espéctaculo com os músicos vindo da cidade da Beira.
Por: Rodriguês Gaspar.
=====================================================
Cultura
No dia 1 de Maio realisou-se um espetáculo no complexo las vegas ( sabir ) com artistas Júlia Duarte e o grande humorista Castigo Muchanga proviniêntes da cidade da Beira, todos muito bem conhecidos à nivel nacional. Espetaculo esse que foi bem comcorrido pela moldura humana sem que ninguém saisse arrependido pela presença da cantora e humorista ate ao pressario satisfatorio de 100 mt ai ninguem lamentou...
Por: Fernando Tomé Raposo
===================================================

A Companhia de Sena arrancou a Campnha 2009-20010

A Companhia de Sena (CDS) arrancou a campanha do ano 2009-2009 no dia 14 de Maio. Como tem vindo a ser hâbito nos últimos anos, no dia 12 de Maio houve uma cerimónia religiosa dirigida pelos Padres Católicos no interior fabril como uma forma de abençoar tudo e a todos trabaladores e garantir uma boa safra.
A cermónia foi muito concorrida, destacando a presença do Director Geral Stefan Isautier com todo elenco de dirigentes de depatarmentos e secções, também estavam presentes alguns dirigentes do distrito de
Marromeu, garantindo assim um bom relacionamento para juntos trabalharem no combate ao roubo e sabotagem de cana que tem se registando nos últimos dias . O dua de Padres que dirigira a missa, clamou a presença de Déus naquele local e rogaram para que protejam as máquinas, a massa laboral e que os resultados sejam satisfatórios. Ámem,
Disseram ámem e “sentimo-nos todos fortificados a iniciar a campanha e acreditamos em bons resultados”, assim disse uma fonte anónima.
O Portal de Sena tomou parte no evento e quiça, a benção também caiu sobre nós. Esperamos saber reportar paulatinamente o decurso da campanha e sabiamente fazeremos o balanço quando estivermos no seu termo.
Sem espaço para insinuações de choques de religiões ou tradições, no mesmo dia de arranque tiveram lugar as cerimonias tradicionais dirigidas pelos régulos locais, onde a equipa de Portal não teve a oportunidade de presenciar nas cermónias por motivos de agenda.

Apesar de algumas obras de ampliação da fábrica estarem ainda a decorrer, afirma-se seguramente que tudo está posto para um funcionamento normal da fabrica.

Já na hora do fecho:

A fábrica ja arrancou mano, de verdade. A moldura humana já pulala nos campos e na fábrica. Os tractores, nem digo...

O PORTAL DE SENAL, DESEJA A CDS E A TODOS OS TRABALHADORES UMA BOA SAFRA 2009-2010







por: Baptista Jose Joao (texto e imagem)