quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Distrito de Mopeia já produz arroz em grande escala

Com duas safras por ano.

O distrito de Mopeia, na província da Zambézia, já está a produzir duas vezes por ano a cultura do arroz ao nível do regadio de Tewe.

A empresa Olam, que explora mais de 270 hectares naquele regadio, vai investir mais de 35 milhões de dólares até 2019, visando incrementar os níveis de produção daquela cultura.
Embora o funcionamento do regadio não esteja a satisfazer em 100% a irrigação dos hectares de terra ao longo da zona baixa do tewe, confirma-se a possibilidade de conseguir mais de uma colheita com recurso à mecanização da produção agrícola.

Na primeira campanha agrícola deste ano, o regadio de tewe produziu 816 toneladas de arroz, número abaixo do planificado (1 200 toneladas), e tal deveu-se, por um lado, devido à escassez da chuva e, também, da intensidade da radiação solar. Os esforços empreendidos nesta segunda safra visam atingir 1 500 toneladas. A colheita já começou e a produção já ultrapassou 600 toneladas, quando falta colher pouco mais de 800 toneladas de arroz.
O regadio de Tewe foi erguido com fundos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Governo de Moçambique, num montante estimado em três milhões de dólares americanos. aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao