quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Projectada construção de novo sistema de irrigação em Mopeia


A multinacional OLAM termina o ano agrícola de 2012 com projecções promissoras, na sua intervenção nos esforços de elevação dos níveis de produção da cultura de arroz, na Zambézia, perspectivando a construção de um novo sistema de irrigação, no próximo ano, na área de Cocorico, no distrito de Mopeia, onde está a explorar mais de 250 hectares de terra.
Charles Muniqua, responsável pela área de produção, não avançou detalhes sobre o projecto, argumentando aguardar ainda pelos resultados de  uma série de estudos, sobre a viabilidade do empreendimento.

Todavia, indicou que a companhia já reuniu um total de 35 milhões de dólares, o mesmo valor aplicado para a construção do polémico regadio de Tewe, neste momento operando com enormes restrições devido aos erros técnicos na sua estrutura de implantação.
Aliás, a OLAM avança para 2013 com planos ambiciosos de alargar a extensão da área de cultivo, atingindo 10 mil hectares, para além de introdução experimental de produção em seis épocas, tal como referiu, Charles Muniqua.

Na última safra, a empresa logrou colher 15 mil toneladas de arroz, depois de alguns prejuízos registados numa área descrita como sendo de difícil cobertura de irrigação, face às lacunas de fuga de águas na tubagem no regadio de Tewe, em Mopeia.

A previsão real de colheita seria de 18 mil toneladas, na sequência do incremento dos níveis de produtividade que passaram de cinco toneladas por hectare para sete a oito toneladas. Contudo, tal como disse durante a fase de colheita, Alg Taffs, director de produção, as complicações na irrigação causaram enormes prejuízos numa área de 37 hectares, na região de Mussequerre, onde algumas culturas de arroz não conseguem sobreviver à escassez de água até à colheita. continuar a ler aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao