segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

QUE VÃO PERMITIR A NEUTRALIZAÇÃO DOS ASSASSINOS DO GUARDA DA RESIDÊNCIA DA JUÍZA PRESIDENTE DO TRIBUNAL DISTRITAL DE MARROMEU

Polícia da República garante que já tem pistas


Beira (O Autarca) – O guarda da residêcia da Juiza Presidente do Tribunal distrital de Marromeu foi assassinado no passadao mês de Novembro.

De lá para cá, as autoridades policiais tem vindo a trabalhar no sentido de neutralizar os bandidos que tiraram vida ao referido guarda residencial.
Na circunstância os bandisos pretendiam assaltar a residência da juíza.
A intenção frustrou devido a reacção heróica do guarda, que depois de tanta luta acabou sofrendo ferimentos graves e tendo perdido a vida no dia seguinde da ocorrência, no hospital distrital rural para onde havia sido socorrido.

O Comandante Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Marromeu, Silva Manteiga, confirmou ao nosso jornal a existência de pistas suficientes que vão permitir a neutralização dos criminosos. Segundo Manteiga, a captura dos criminosos é só uma questão de tempo.
Recorder que a juíza cujo guarda da residência foi assassinado chama-se Natércia Gerónimo.
Não são ainda connhecidas as motivações reais que levaram os criminosos tentarem assaltar a residência da juíza Natércia Gerónimo.

No entanti, referir que começa a ser preocupante a segurança sobretudo de magistradas colocadas nos distritos.
É que estão a tornar-se frequentes os casos de assaltos a residências de magistradas.
O caso mais grave deu-se ainda no decurso deste ano onde uma magistrada distrital do Ministério Público sofreu assalto na sua residência que culminou com a violação sexual a “dignissima” praticada pelo grupo de bandidos.
Foi um caso que chocou profundamente a classe e a magistrada teve de ser evacuada para África do Sul onde ainda está a recuperar do trauma físico, moral e psicológico que sofreu provável é que ela não regresse ao mesmo distrito.

Membros da AMETRAMO acusados de promover práticas de violência
Quanto a situação geral da criminalidade no distrito de Marromeu, Silva Manteiga lamentou o comportamento de alguns membros de AMETRAMO, acusando-os de incitarek a prática da violência contra as pesoas idosas no seio das respectivas comunidades.

Segundo o comandante distrital da PRM em Marromeu, muitos casos de homicidio que ocorrem naquele ponto da província de Sofala estão associados a práticas supersticiosas.

Manteiga explicou que os curandeiros nas suas consultas sempre acusam os idosos como sendo os promotores de azares e ou falta de sorte na família, afectando a situação de casamentos, emprego e até a saúde dos cidadãos. “Muitas pessoas que recebem esse tipo de informação, de que um determinado membro da família é o responsável pelo seu insucesso na vida, acabam por tomar a decisão de eliminar esse mesmo membro, alegadamente para se ver livrado da situação difícil em que se encontra”.

Para inverter esse cenário, o comando distrital da PRM em Marromeu revelou que tem promovido encontros com os membros da AMETRAMO, no sentido de sensibiliza-los a abandonarem este tipo de acusações, que muitas vezes tem culminado com violência grave no seio das comunidades.
(Francisco Esteves)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao