quinta-feira, 19 de setembro de 2013

INAC acaba de interditar aeródromo de Marromeu

O INSTITUTO Nacional de Aviação Civil (INAC) acaba de interditar, por tempo indeterminado, o tráfego aéreo à pista de aterragem da vila autárquica de Marromeu, em Sofala, por falta de condições de segurança.

Tudo começou no dia 26 de Junho passado, exactamente pelas 11.10 horas, quando uma avioneta da Coutada-11 que transportava três passageiros, pilotada por Nikola Krs Manovic, sul-africano de 23 anos e residente em Maputo, teve um acidente que resultou em danos materiais, eventualmente por erro técnico.

Contactado pelo nosso Jornal sobre o assunto, o administrador de Marromeu, Simões Zalembessa, revelou que, no seu entender, a interdição daquele aeródromo pelo Instituto Nacional de Aviação Civil é ilegal por não ser uma infra-estrutura da sua pertença. Por outro lado, o administrador fala da violação da lei dos governos locais por não ter sido notificado, antes, sobre o assunto. A fonte consubstanciou que a pista em alusão ainda tem condições de segurança.

Acrescentou que apenas tomou conhecimento da sua interdição quando uma avioneta da Companhia de Sena pretendia voar do Aeroporto Internacional da Beira a Marromeu. Para já, o administrador de Marromeu descreve que os prejuízos são enormes na medida em que a única pista utilizada neste momento se localiza na Coutada-11, que dista 50 km daquela vila autárquica, desmotivando assim o movimento de passageiros naquela região do Vale do Zambeze.

"Estamos a recorrer ao Governo provincial de Sofala para nos ajudar no assunto em que nem o administrador foi comunicado, enquanto arrancámos com os preparativos da pista alternativa na zona de Custema, com aproximadamente 40 metros de largura e 400 de comprimento. O aeródromo de Marromeu está em bom estado e queremos que o INAC repense na sua decisão, pois a pista não é deles"- desabafou Zalembessa.

Horácio João

http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/2925-inac-acaba-de-interditar-aerodromo-de-marromeu

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentario/sugestao