domingo, 31 de maio de 2009

Boatos de fantasmas em Marromeu

Nos últimos dias tem sido frequente casos de boatos em Marromeu, facto que afecta inclusive as localidades circunvizinhas.
No dia 24 de Janeiro circulou o primeiro boato do ano que falava de julgamento ao público de assasinos que tiravam vidas humanas na zona de Chueza. Caso inédito, currioso. Na tarde deste dia 24, centenas de pessoas rumarram em direcção a praça do conselho municipal para assistir o propalado julgamento ao público. O curioso é que os orgãos máximos do distrito (a policia, o admistrador e orgãos de informação local) não tinham informação sobre o assunto.
Questionamo-nos nós os presentes: Afinal quem ia dirigir o julgamento? Ninguém sabia explicar. Mas alguém foi preso? Ninguém sabia responder.
Quando as autoridades se aperceberam, foram à radio local desmentir o assunto. Foi dificil dessipar a moldura humana que ali se encontrava, facto que culminou com desparos como forma de escoraçar pessoas que iam invadindo o comando distrital.

A jornada de boatos não parou por ai e como tais notícias de fontes anónimas circulam mais rápido que a rádio comunitária de Marromeu, eis que nos dias 7 a 14 de Março, circulavam notícias estranhas alegando a paralização do comboio Beira-Marromeu devido a má qualidade da linha ferrea, facto que inquietou as pessoas que tinham planos de viajar de magnifico meio de transporte económico, rápido e menos desgastante.
Estas informações fizeram deslocar a equipa do Portal de Sena à estação do comboio para confirmação do caso com os operadores e nos dito que a notícia não passava de mais um boato.

E agora..., Nos últimos dias circula um boato de fantasmas ambulantes que deambulam pelo Marromeu e uma parte de Luabo. Os morradores tem de desenhar uma cruz no chão que dá entrada ao quintal e nos cantos da casa e passar por cima da cruz uma tinta branca ou até farinha branca para que a cruz seja visivel mesmo na calada da noite. Conforme os nossos entrevistados, os fantasmas fazem rondas noturnas carregados de seus caixões e quando chegam numa casa batem a porta, se alguém for abrir na mesma hora a pessoa passa a fazer parte do grupo e nunca mais volta ao convivio familiar. Noticias similares já tinham circulado nos anos de 2002 a 2003 entre Marromeu e Luabo, onde grande parte das pessoas que chegassem a noite de viagem para visitas familiares corriam risco de não serem atendidos por seus familiares passando assim o resto da noite em lugares inseguros suspeitos de serem tais fantasma.

Onde é que vamos com isso? O mais dificil é encontrar os promotores de tais notícias e que objetivo tem?

Por: Fernando Tomé Raposo

1 comentário:

  1. Para mim engracado mesmo 'e como essas mentirinhas sao facilmente aceites pelos populares. Ha-de ser porque encontram um tereno ja fertil que 'e das mentes das pessoas

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao