sábado, 23 de maio de 2009

Luabo Tissafuna Pheziwa(queremos ajuda)

Algo interressante fez movimentar a equipa do Portal de Sena à província da Zambézia, concretamente em Luabo. Luabo que está registar um nível de densevolvimento paulatino, com o aparecimento da rede de telefonia movel, mais infrastruturas novas e acção das ONGs em prol do desenvolvimento, como a PMA e IRD.
A nossa viagem não foi para reavaliar o desenvolvimento mas revisitar o centro orfanato Taona Tissafuna Phezia que em português significa: vimos e necessitamos de ajuda. O Centro foi fundado em 2007 pelo senhor Tomás Tchinsomba com ajuda da sua esposa. Uma iniciativa pessoal, altamente positiva que hoje conta com mais de 50 crianças com idades que variam de 04 a 16 anos.
O senhor Tchimssomba viu o seu sonho a se concretizar e a crescer na medida em que o número de engressos aumenta consideravelmente. Segundo ele “já não dá para recuar nem parar com a iniciativa, mesmo com dificuldades, vamos-nos sacrificar a favor da criança carente e vulneravel que tem aquele lugar como o único refúgio”. O mais preocupante e lamentavel para o senhor Tchinsomba é o facto de não ter nenhum apoio para a sua iniciatica, excepto o da Companhia de Sena que cedeu uma das suas casa onde funciona o centro, fornece água e luz. 90% das despesas do centro saiem do seu bolso pessoal, das colheitas nas suas machambas e pouca parte vêm de pessoas próximas de boa fé. Facto preocupante não só para ele mas sim para mais de 50 crianças que ele está acolhendo.
Nós acreditamos e testemunhamos que as crianças estão a densevolver saudavelmente, maior parte delas já andam na escola e participam positivamente na ornamentação do orfanato, nas machambas do orfanato e acreditados que serão sujeitos activos para no densevolvimento de Luabo.
De tantas portas que ele já bateu dentro da província da Zambéézia até hoje não encontra financiador ou parceiro directo. As crianças dormem nas esteiras, não tem refeitório nem cadeiras, em fim, o centro carece de tudo o que é nacessário para um bom densevolvimento da criança, as flores que nunca murcham.
A foto a seguir mostra uma parte do dormitório. Uma esteira e uma manta para 2 pessoas.

As necessidades do orfanato, resumem-se no abaixo transcrito, segundo sr. Tchinsomba

“Necessidades do orfanato Taona Tissafuna Pheziwa:
Alimentaçao: arroz, farinha de milho, feijão manteiga, sal da cozinha, aleo alimentar, peixe, carne e açucar.
Meterial para acomodação: 50 belichas, 100 mantas, 50 colchoes, 50 lenções, 50 almofadas.
Vestuario: fardos de roupas usado de 04 a 16 anos de idade pares de sapatos
Recreação: 1 televisor, 1 antena, 1 leitor dvd.
Material escolar: 50 pastas escolar, 50 pares de uniforme, e cadernos.

O Portal de Sena quer apelar aos naturais, amigos de Luabo e a todos de boa vontade para que contribuamos e ajudemos ao casal Tchinsomba a semear sorriso e esperança naquelas crianças que de tudo são carente.

Ajude-nos a ajudar, o seu gesto faz diferença

Por: Fernando Tomé Raposo

2 comentários:

  1. Parabens ao senhor Tchinsomba pela iniciativa. Gostaria de ajudar. Estou fora de Mocambique,pode por favor facilitarme o contacto da pessoa responsavel? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Prezada Maria
    Toda a ajuda e' pouca mas faz grande diferenca para quem nada tem, por isso o seu contributo sera' muito bem vindo e vai aliviar o casal e alegrar os petizes.
    Meu nome e' Baptista Jose Joao e pode-me contactar atraves do 00258 82 6868886 ou portaldesena@gmail.com/baptistajj@hotmail.com
    Ajude-nos a ajudar

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao