terça-feira, 9 de junho de 2009

A GANÂNCIA E A APATIA SOCIAL

Que educação esperamos dos nossos filhos?

A ganância de ganhar dinheiro transforma os homens em seres imorais.
As fotos que se seguem foram captadas em pleno passeio pelas artérias da Vila de Marromeu. O garoto com menos de 10 anos afirma que comprou os “balões” para diversão.

Perante um olhar sereno dos munícipes de Marromeu, o pequeno enchia e vazava os ditos “balões” com todo espanto e alegria. Era realmente algo de muito maravilhoso para o rapaz. Todo encatado com a sua nova brincadeira.
Ridículo, ninguém se importava em intervir, como se o preservativo fosse realmente um balã/brinquedo. Que triste cenário
Eu também quis me fazer passar por um dispercebido mas a minha consciência repudiou-me severamente e tomei uma atituda digna de actor social activo. Conversei com o miudo e ele respondeu-me que o que levava eram balões que acabara de comprar para jogar com os amigos em casa. Acrescentou que tinha comprado uma caixa com 3 mas que já tinha arrebentado um. Enquanto o menino falava, meteu a mão no bolso e tirou mais um “balão” ainda selado (como ilustra a imagem). O espanto foi maior.
Sensibilizei o menor e pedi que jogasse fora os “balões” pois não eram brinquedos. Num olhar triste o pequeno obedeceu-me.
Dada a delicadesa da matéria e da idade, confesso que foi difícil achar uma linguagem correcta para explicar o miudo. Não sabia se devia lhe explicar a real aplicação ou simplesmete proibir-lhe de brincar com aquilo.
Neste cenário todo, o mais chocante foi saber que alguém consciente vendeu preservativos a uma criança. Será que a eminência a falência e a crise mundial nos atromenta tanto que nem reparamos a quem vendemos certos produtos?
A equipe do Portal acredita que quem vende certo produto também sabe a sua aplicação. Neste caso vertente, será que o vendedor pensou que o pequeno iria usa-los?
Na nossa singela opinião, o vendedor deveria estar indignado ao ver um menor a pedir preservativo e não vende-lo, mesmo que alegasse ter sido mandado.
Que educação queremos dar aos nossos filhos?
Se hoje permitimos que os nosso filhos, com menos de 10 anos, manuseiem preservativos, que esperamos do seu amanhá?
O Portal de Sena condena esta ganância de ganhar dinheiro sem escrúpulo, tanto com a apatia social. Somos todos chamados a agir como educadores e actores sociais activos. Temos que evitar com que os nossos filhos, na tenra idade, entrem em contacto com estas realidades que podem comprometer o futuro deles, da nação e do mundo inteiro.

Vamos preteger as crianças para um futuro melhor

Por Baptista João (texto e imagen)

2 comentários:

  1. Ano passado encontrei na internet um video de Orlando Mesquita, sobre o uso de preservativo para fazer bola de futebol. Algo que pensar!!!!!!!...deixo aqui o link

    http://es.youtube.com/watch?v=ErYcScPcaHg

    Maria

    ResponderEliminar
  2. Concordo Maria,
    o que mais me preocupa e' a forma como a sociedade reage perante estas realidades.
    "Algo que pensar!!!!!"

    ResponderEliminar

Deixe seu comentario/sugestao